asasdh

6 dicas sobre gestão de equipes

ims2

Gerir um negócio é um desafio gigante para qualquer pessoa, já que entender todos os pontos que compõem uma empresa é um trabalho que requer muito preparo e seriedade.

Muitas vezes, gestores de primeira viagem acabam se dedicando e concentrando tanto na execução e nos resultados do seu departamento, que acabam esquecendo de outros elementos fundamentais para o funcionamento de uma empresa. Entender os profissionais que compõem a sua organização é um destes elementos, afinal de contas é o trabalho deles que faz com que a empresa siga em busca de seus objetivos.

Por esse motivo, separamos 6 dicas essenciais sobre gestão de equipes para melhorar a sua performance enquanto gestor. Confira!

1. Tenha expectativas e prazos claros

Fazer um bom trabalho na gestão de equipes significa saber avaliar o desempenho dos funcionários, o que jamais será possível sem a definição das expectativas, tanto para o gestor quanto para o subordinado. É muito importante que fiquem muito claras quais são as expectativas da empresa com o funcionário, pois isso vai ajudar você a acompanhar o progresso e orientar as melhorias de cada um.

2. Realize avaliações de desempenho com todos os funcionários

A documentação das expectativas possivelmente vai trazer junto a definição de algumas metas para cada uma das pessoas envolvidas no trabalho da equipe. Para entender como cada pessoa está inserida dentro do time, momentos de avaliação de desempenho são essenciais. Até mesmo porque uma performance ruim pode ser um indicador de insatisfação do funcionário, ou ainda incompatibilidade com a empresa.

3. Mantenha um registro do trabalho de todos

Para facilitar seu trabalho enquanto gestor, especialmente no que diz respeito às avaliações, é importante que documente o desempenho de todos, assim como eventuais problemas que possam ter sido gerados por profissionais da equipe. Isso inclui anotar também avaliações feitas pelos próprios clientes sobre o atendimento recebido, e não apenas problemas internos identificados. Esse controle será muito útil em situações como demissões, aumentos, bonificações, etc.

4. Conheça bem toda a sua equipe

Bom profissionais na gestão de equipes, invariavelmente são aqueles que gostam de trabalhar com pessoas. Conhecer bem as pessoas que fazem parte da equipe, assim como seus pontos fortes e fracos é muito importante. Mesmo porque, enquanto gestor, você vai precisar atribuir tarefas para os funcionários, e isso precisa ser feito levando em consideração as habilidades individuais e o desempenho do time.

5. Confie e saiba delegar

Falando em atribuir atividades, é fundamental que você confie em todos os profissionais que trabalham com você, pois é a confiança que vai fazer com que os talentos apareçam. Além disso, não há necessidade que você se envolva em todos os detalhes de todos os projetos da empresa. Construa uma relação de confiança com os membros da sua equipe, pois só assim você vai conseguir delegar atividades e responsabilidades a eles.

6. Comemore todas as conquistas

Por fim, de nada adianta fazer tudo isso, se as conquistas da equipe não forem devidamente celebradas. Equipes que não comemoram metas atingidas e são cobradas pois sempre podem ser melhores, acabam trabalhando desmotivadas — o que pode gerar um impacto muito negativo para a empresa. Por isso, lembre-se: se a equipe atingiu uma meta, conquistou um objetivo, ou mesmo solucionou um problema muito difícil, celebre com eles!

Agora que você já tem conhecimentos de dicas sobre gestão de equipes para o seu negócio, aproveite, também, para aprender como escalar o time perfeito para seu negócio!

Sem comentários
Postar um comentário