asasdh

Administração estratégica: 4 dicas para tornar a sua mais eficiente

A tarefa de gerenciar um negócio já não é mais apenas burocrática. Com tantas empresas no mercado, é fundamental se destacar e chamar a atenção dos clientes do jeito certo. Para tanto, a administração estratégica é um elemento que precisa ser considerado.

Graças a tal disciplina, a atuação organizacional fica mais robusta e eficaz, gerando efeitos consolidados. Quer deixar sua administração estratégica mais eficiente? Confira 4 dicas para colocá-la em prática o quanto antes:

1. Faça uma análise do ambiente

A estratégia tem tudo a ver com direcionamento e interesse em resultados futuros. Chegar lá, entretanto, não é possível se os gestores não sabem em que cenário o negócio está.

Reconhecer a situação atual deve ser o primeiro passo rumo à administração estratégica, o que pode ser obtido por uma análise do ambiente. Ela serve para identificar o cenário no qual a empresa está inserido, quais são os resultados presentes e do passado e quais são as projeções para o futuro.

Para fazer isso é necessário identificar oportunidades, ameaças, forças e fraquezas. Para tanto, é possível utilizar recursos, como a matriz SWOT. Ela vai ajudar na identificação dos pontos fortes e fracos do negócio, oferecendo uma visão mais completa do panorama.

Essa análise, ao final, servirá para orientar a administração, já que a intenção dela deve ser maximizar os pontos positivos e reduzir ou eliminar os riscos.

2. Desenhe uma estratégia personalizada

Com o resultado da análise de ambiente em mãos, é hora de arquitetar uma estratégia personalizada. O primeiro passo para isso é definir uma diretriz organizacional. Devem ser consideradas questões como a missão, valores e a cultura da empresa e seus objetivos de negócio.

A partir daí, são definidos os resultados a serem obtidos e a forma como eles devem ser consolidados. A estratégia pode ser bem elaborada pensando, por exemplo, em construir um diferencial competitivo na sua gestão de pessoas, que seja realmente destacável para o negócio.

É fundamental que ela esteja alinhada com o que a empresa vive e acredita, de modo que os resultados sejam consistentes para a sua atuação.

3. Monte um plano de ação

Até então, sua estratégia está apenas no papel. A ela é preciso associar um plano de ação completo.

Esse esquema determinará quais serão as etapas que devem ser cumpridas para chegar a cada meta, o cronograma de implementação e os resultados esperados. Funcionará como uma espécie de mapa, garantindo que tudo seja feito em etapas para construir os efeitos.

Se uma das metas da administração estratégica é diferenciar a gestão de pessoas, o plano de ação pode incluir a realização de treinamentos corporativos para líderes e também de capacitação para colaboradores. Além de tudo, pode determinar a frequência com a qual as ações vão acontecer.

4. Defina e acompanhe indicadores de performance

Uma vez que tudo seja colocado em prática, a gestão deve ter controle e visibilidade sobre os resultados. Só assim há formas de melhorar a atuação e chegar a um cenário desejado.

É indispensável definir métricas e indicadores de performance. Esses aspectos garantem um acompanhamento estruturado e baseado em dados, oferecendo uma visão clara do que tem dado certo e do que não.

A partir do estabelecimento das dicas acima, a administração precisa se preocupar em fazer o acompanhamento consistente. Assim, ela garante dinamismo e otimização dos recursos.

Este artigo foi útil para você? Compartilhe nas suas redes sociais e amplie o conhecimento dos seus contatos sobre administração estratégica!

Sem comentários
Postar um comentário