asasdh

AFINAL: QUAL A DEFINIÇÃO DE COACHING?

O Coaching compartilha uma ampla abordagem e tem algumas similaridades com Treinamento, ensino, Consultoria, aconselhamento professional, terapia e mentoring. No entanto, há também algumas diferenças fundamentais:

Aconselhamento profissional: geralmente aborda terapeuticamente os problemas do cliente. O cliente normalmente se sente desconfortável ou insatisfeito com sua vida.

Terapia: é para o cliente que procura alívio de sintomas psicológicos e/ou físicos. O cliente quer uma cura emocional. Tanto terapia como aconselhamento provavelmente envolverão entendimento e trabalharão com experiência do passado.

Treinamento: é o processo de adquirir conhecimento ou aptidões pelo estudo e pela experiência. O instrutor é normalmente o especialista; ele sabe ou pode fazer algo que o orientado não sabe.

Ensino: é similar ao treinamento pelo fato de que o professor sabe algo que o aluno desconhece, e este aprende diretamente. O aluno aprende diretamente a partir do professor ou instrutor.

Consultoria: um consultor tem a experiência para resolver problemas de negócios e normalmente lida com o negócio como um todo, ou parte dele, e não com os indivíduos que o compõem. Um consultor, recomendará coaching para os indivíduos como parte do pacote de negócio.

Mentoring: um mentor, ou orientador particular, é um colega mais veterano que faz algumas sugestões e provê um modelo a ser imitado. Esse tipo de orientação não é tão focado em metas como o coaching, e as discussões compreenderão uma faixa maior de amplitude. Um mentor normalmente tem muita experiência no campo de atuação do cliente.

Coaching: o coach (profissional) aborda o problema atual do coachee (cliente); foca no tempo que será somente presente e futuro; o papel do coach neste processo é fazer perguntas ao cliente; em cada sessão de coaching o enfoque principal é a ação, assim fazendo o cliente em toda sessão trazer uma tarefa realizada proposta pelo coach.

Fonte: Coaching with NLP – Joseph O’Connor & Andrea Lages- Neuro – Linguistic Programming

Untitled-2

Michele Guerra
Sócia e Gerente de Marketing da ASAS Desenvolvimento Humano. Graduada em Administração de Empresas com ênfase em Marketing pela ESAMC: Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação.
Especialidade em Recursos Humanos com ênfase em Departamento Pessoal pela: Cenofisco .
Experiência Internacional na área de Recursos Humanos na Empresa: Ronnete Riley Architect – New York City – USA
Possui Curso de Certificação internacional em Coaching pela Lambent & International Coaching Community (ICC); Certificação Internacional em Teoria Comportamental DISC, pela Thomas Internacional.
Site: www.asasdh.com.br
E-mail: michele@asasdh.com.b

Sem comentários
Postar um comentário