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Avaliação de desempenho: como fazer e qual sua importância para o RH?

Com a competitividade no mundo corporativo, é imprescindível que as organizações invistam em seus funcionários, afinal, são eles os maiores responsáveis pelo sucesso do negócio.

Colaboradores engajados e alinhados com os valores da empresa são mais produtivos e entregam melhores resultados. Por meio de sistemas de reconhecimento, as organizações têm recompensado seus funcionários, promovendo melhor desenvolvimento profissional.

Para apoiar profissionais da área de RH, neste post falaremos sobre uma das ferramentas mais utilizadas na gestão de pessoas: a avaliação de desempenho. Com ela é possível analisar a performance de um membro específico ou até da equipe e também identificar pontos que precisam de melhoria. Acompanhe!

Definição

É um processo periódico de identificação de um colaborador quanto ao seu conhecimento técnico, postura profissional, comportamento, relacionamento, dentre outros. Por meio da avaliação de desempenho é possível analisar os pontos fortes e os que precisam melhorar para que, futuramente, sejam traçados planos de ações e de desenvolvimento.

Ou seja, é um instrumento que permite extrair informações da atuação de colaboradores em um espaço de tempo. O objetivo principal é oportunizar um crescimento tanto profissional quanto pessoal e, portanto, uma performance superior nas atividades exigidas do cargo.

Formas de avaliação de desempenho

Existem várias metodologias. A escolha deve ser feita de acordo com as expectativas e necessidades dos gestores, dos setores e da empresa como um todo.

  • Autoavaliação: provavelmente o mais importante para a pessoa, haja vista que visa compreender e refletir o que pode ser mudado nos comportamentos, habilidades e em inúmeros outros aspectos.
  • Avaliação 180 graus: nesse método, a análise é realizada de cima para baixo, isto é, os gestores avaliam seus subordinados.
  • Avaliação 360 graus: o funcionário é avaliado pelo seu superior, pelos colegas de trabalho e, quando houver, pelos subordinados.
  • Avaliação por competências: a mais utilizada nas empresas. No geral, são avaliadas as competências comportamentais e técnicas, estipulando-se conceitos para cada uma delas. As comportamentais são aquelas que se referem à atitude e comportamento da pessoa, como facilidade de relacionamento ou comprometimento. Já as competências técnicas são ligadas aos conhecimentos como, por exemplo, saber usar um ERP específico.
  • Avaliação por objetivos: avalia o quanto cada membro se aproximou, atingiu ou ultrapassou as metas impostas dentro do prazo.

Contudo, muitas empresas acabam fazendo um “mix” de todas essas formas descritas acima, estabelecendo percentuais a cada uma delas.

Implementação

Essa ferramenta será extremamente vantajosa na administração dos recursos humanos, uma vez que dará suporte nas tomadas de decisões sobre aumento de salários, bonificações e até mesmo se há necessidade de treinamento.

Vamos listar abaixo o passo a passo de como você pode aplicá-la em sua empresa. Entretanto, não existe uma fórmula certa, o mais importante é que funcione de acordo com a sua realidade:

  1. Definir a metodologia — escolher qual método será utilizado (por competências, 180 graus, etc.)
  2. Estabelecer as competências — focar nas competências que são primordiais para o funcionamento da empresa e que devem ser avaliadas. Exemplo: foco no cliente, visão de dono, entre outras.
  3. Periodicidade — é determinar quando as avaliações serão feitas. Normalmente, são realizadas anualmente.
  4. Realizar a avaliação de desempenho — aplicar um questionário no avaliado. Esse questionário é elaborado com valores de 0 a 5, ou do péssimo ao excelente. Não se esqueça de documentar todo o material.
  5. Plano de ação — não adianta fazer a avaliação e não tomar nenhuma atitude depois. É preciso pensar nas estratégias, verificar os gaps, as necessidades de treinamento, campanhas de incentivos e de meritocracia.

Por fim, as vantagens de se aplicar a avaliação de desempenho são muitas. Ela fornece feedbacks dos funcionários e gestores, fazendo com que eles sintam vontade em investir mais no desenvolvimento próprio. Sem contar que ela viabiliza informações plausíveis e mensuráveis para os recursos humanos, o que evita boatos quando alguém é promovido ou quando ganha um aumento. 

E você? Já realizou avaliações de desempenho? Acha que pode melhorar a gestão do RH? Compartilhe conosco nos comentários!

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