asasdh

Como demitir um funcionário de forma correta e ética?

Demitir um funcionário é uma das funções mais complicadas da carreira profissional de um gestor, visto que envolve uma forte dose de emoção e reação de quem está sendo demitido.

Além disso, se esse processo não for devidamente planejado, você pode prejudicar sua própria imagem e também a imagem da empresa. Portanto, continue a leitura e saiba fazer isso de forma segura e ética!

Antes da demissão

Tenha certeza de sua decisão

Após falar com o colaborador, não há mais retorno. Analise se a sentença está embasada em fatos concretos, se você não deve dar mais uma chance a pessoa ou se existem outros caminhos/possibilidades.

Seu funcionário não pode ser pego de surpresa

Semanas ou meses antes, converse com ele sobre seu fraco desempenho e necessidade de melhoria nas funções desempenhadas.

Se sua empresa possui processos claros de avaliação individual e em equipe, seu funcionário saberá de antemão que está trabalhando abaixo do esperado e a demissão não será uma surpresa para ele.

Prepare todos os documentos

Assegure-se de que não fiquem brechas que possam motivar processos trabalhistas no futuro. Esta é uma atividade que deve ser administrada pelo RH. Para a reunião de desligamento, tenha os documentos e o histórico do funcionário a fim de dar mais segurança à decisão, como atas administrativas e avaliações de resultados.

Não vaze a informação

Devem saber do desligamento somente as pessoas envolvidas com esse processo. Para isso, garanta que sua empresa tenha procedimentos que mantenham a restrição deste tipo de informação e caso alguém vaze a notícia, penalize.

Durante a demissão

Encontre pessoalmente

Não demita por carta, telegrama ou e-mail e não transfira essa obrigação ao RH ou qualquer outra pessoa. A responsabilidade da demissão deve vir de você (chefe direto do funcionário).

Faça no início da semana

Assim, sua equipe terá tempo para absorver a notícia e se adaptar com a ausência do colega de equipe. Isso também é bom para ele, que poderá correr atrás de seus direitos trabalhistas em vez de ficar se questionando/remoendo durante o fim de semana.

Escolha um ambiente correto e seja educado

O encontro deve ser realizado em um ambiente reservado, com o intuito de evitar o constrangimento público do demitido. Portanto, feche as cortinas da sua sala e impeça qualquer tipo de exposição desse ato.

Chame uma pessoa do RH para participar da reunião, que além de servir como testemunha, poderá responder eventuais questionamentos do demitido.

Preze pela educação e respeito. Isto facilita a conversa e mantém um clima pacífico. Não crie uma inimizade, afinal o mundo dá voltas e pode ser que ele seja contratado pelo setor de compras de seu cliente, por exemplo.

Explique tudo de forma breve

Seja franco com a pessoa, explique com clareza o motivo da demissão, porém prive-se de estender as explicações e de discutir com o demitido. A decisão já foi tomada, seja direto para evitar irritações. 

Isso é raro de acontecer, mas, caso a pessoa reconheça que mereceu ser demitida, ela pode te pedir alguns conselhos para melhorar seu desempenho em empregos futuros. Aproveite essa oportunidade para ajudá-la com suas experiências.

Depois da demissão

Registre a reunião

Geralmente existe um processo de Recursos Humanos para realizar isto, mas, de qualquer forma, o que foi discutido na reunião deve ser catalogado no histórico da empresa

Comunique a equipe

Evite que os rumores se espalhem, comunique imediatamente sua equipe e exponha de forma breve e objetiva o motivo da demissão. Assegure-se de que não fique um sentimento de injustiça. Aproveite essa oportunidade para deixar bem claro que quem não zela pelo seu emprego e pelo bem-estar dos demais colegas não pode continuar fazendo parte da companhia.

Reflita sobre o ocorrido

O erro é seu e da empresa, que não souberam selecionar um profissional adequado para a função, ou não realizaram um bom treinamento? Reflita sobre o ocorrido e avalie o que pode ser mudado no processo de recrutamento para diminuir o número de demissões.

Esperamos que as dicas expostas ao longo deste artigo possam ter te ajudado a entender como demitir um funcionário de maneira justa e ética! Aproveite para assinar a nossa newsletter e receba mais conteúdos relevantes como este!

Sem comentários
Postar um comentário