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Como ser um bom líder da nova geração de funcionários?

Com o passar do tempo e a transformação de crianças em jovens, começa a se formar uma nova geração, com valores e cultura próprios. A mais recente, chamada de “Z”, já está dando os primeiros passos no mercado de trabalho, trazendo uma nova geração de funcionários para as empresas. Junto a mudança, vêm sempre os desafios para os mais velhos.

O choque de gerações está cada vez mais presente no mundo dos negócios. Os jovens estão trazendo novas perspectivas e insights sobre as mudanças no mercado consumidor, crescendo rapidamente. Mas, nem sempre, os gestores mais antigos sabem como lidar com essas novas formas de pensamento. Como incluí-los de forma mais eficiente na sua organização?

Para lhe ajudar com essa tarefa, trouxemos aqui 4 práticas que vão ajudar você a lidar com a nova geração de funcionários. Acompanhe!

1. Dê feedback de forma rápida e constante

“Velocidade” é uma das palavras que melhor define um grupo criado no meio da tecnologia digital. Aparelhos eletrônicos são muito julgados pela sua responsividade e capacidade de oferecer feedbacks rápidos. Essa mesma expectativa costuma ser transferida para o ambiente de trabalho.

Se você pretende facilitar a inserção de um colaborador da nova geração, o melhor que você pode fazer é estar por perto. Ofereça feedback detalhado e rápido, antes que a associação entre o jovem e o trabalho seja perdida. Isso é válido para outras gerações, com diferença de idade ou não, mas é ainda mais importante aqui.

2. Dê espaço para a criatividade

Essa nova geração de funcionários é consideravelmente mais dinâmica que as outras. Elas não buscam aprender e reproduzir métodos já estabelecidos, mas sim encontrar novas formas de fazer coisas antigas. Nem toda inovação é positiva, mas você deve permitir que ela ocorra antes de dizer que foi ruim.

Os cargos ideiais para a maior parte dessa geração são aqueles que oferecem flexibilidade. Ter a oportunidade de solucionar problemas é mais interessante do que apenas reproduzir respostas já conhecidas.

3. Oriente de forma prática e objetiva

Palestras motivacionais e de valores são importantes, mas o foco da nova geração no “aqui e agora” exige que você seja relevante imediatamente. Treinamentos e reuniões que promovam a inclusão desse novo perfil na empresa devem ter orientações práticas, algo que eles possam fazer quando saírem dali.

Dizer a uma equipe para promover comunicação é um tanto vago. Mas dizer que façam uma reunião semanal e discutam X pontos, isso é prático.

4. Não imponha respeito, ganhe

O maior erro de muitos gestores ao lidar com uma nova geração de funcionários é tentar impor as velhas hierarquias. Não é que elas tenham perdido sua utilidade ou seu valor. Os jovens é que ainda não aprenderam a respeitar você como indivíduo, o que impede um bom relacionamento em equipe.

Muitos desses profissionais recém-chegados veem a si mesmos em pé de igualdade com seus colegas. Isso significa que não é possível ser respeitado apenas por ser o gerente. Você precisa provar seu valor todos os dias, tanto quanto eles.

Com essas dicas, você já deve estar mais preparado para liderar essa nova geração de funcionários. Quer se aprofundar mais no tema? Então veja aqui algumas características de todo grande líder.

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