Desenvolvimento da equipe: entenda a importância da comunicação

Você sabia que o desenvolvimento de equipes nas organizações está diretamente relacionado com a comunicação? Isso ocorre pelo fato de que empresas com um departamento de endomarketing e comunicação interna bem estruturados conseguem maior assertividade para treinar equipes e engajar colaboradores.

No post de hoje, falaremos um pouco mais sobre como a comunicação é importante no desenvolvimento dos recursos humanos da sua empresa. Siga a leitura e confira agora mesmo!

Comunicação interna e endomarketing no desenvolvimento de equipes

É comum que alguns empresários façam confusão entre os conceitos de comunicação interna e endomarketing. Apesar de ambos trabalharem com o mesmo público  os funcionários da empresa , eles têm significados diferentes.

A comunicação interna é definida como o conjunto de ações que uma empresa realiza para informar seus colaboradores sobre aquilo que se passa na organização. Por meio de ferramentas, como intranet, quadro de avisos e jornal-mural, é possível manter os trabalhadores bem informados.

Vale lembrar, ainda, que a comunicação interna deve ser vista como uma via de mão dupla. Ou seja, é necessário que um colaborador saiba emitir opiniões que enriqueçam o trabalho de outra pessoa e, ao mesmo tempo, esteja aberto para ouvir opiniões sobre suas próprias ações.

Dar e receber feedbacks ajuda a criar um diálogo construtivo que contribui para o desenvolvimento do equilíbrio emocional na empresa. Saiba mais sobre esse assunto em: Equilíbrio emocional no trabalho: como cuidar da sua equipe.

O endomarketing, por sua vez, está mais relacionado a fatores motivacionais e ações estratégicas que a empresa adota para satisfazer os seus funcionários e, assim, garantir mais produtividade e diminuir o retrabalho. Saiba mais sobre esse assunto em: Vilão da produtividade: como combater o retrabalho nas empresas?

3 dicas para desenvolver a comunicação na sua empresa

Agora que você já sabe como a comunicação interna e o endomarketing podem ser úteis para o desenvolvimento de equipes na sua empresa, veja algumas dicas para implementar essas estratégias:

1. Use os canais adequados

É importante que você use os canais adequados na comunicação da empresa. São vários os meios que podem ser aproveitados para transmitir informações aos funcionários, como redes sociais, reuniões de equipe, palestras e treinamentos motivacionais.

2. Entenda as mensagens que devem ser enviadas

As mensagens enviadas para os colaboradores devem ser claras, objetivas e concisas. É preciso agir sempre com transparência, prezando pela verdade. Por mais que as situações sejam críticas, procure manter os funcionários informados sobre aquilo que se passa na empresa.

3. Treine bem as lideranças

Os líderes de setor precisam ser treinados para que saibam como se comunicar com os seus liderados. Conscientize-os de que tudo comunica: as palavras, os gestos, os olhares e os textos escritos. Nesse sentido, é crucial desenvolver cada uma dessas linguagens corretamente.

Conseguiu entender como a comunicação tem papel importante no desenvolvimento de equipes? Então, invista nesse recurso e mantenha os envolvidos sempre alinhados aos valores e cultura da empresa.

Confira também como o mentoring ajuda profissionais a atingirem seus objetivos. Temos certeza de que será uma leitura muito interessante e produtiva!

Leave a Reply

  

  

  

*