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Mentoring nas empresas: entenda como otimizar a gestão da equipe

Mentoring (tutoria, mentoria ou apadrinhamento, em português) é uma metodologia de desenvolvimento organizacional. Essa estratégia é adotada pelas companhias para fortalecer sua cultura e seus valores, reduzir o custo do treinamento das equipes e desenvolver e valorizar os colaboradores.

O mentoring nas empresas funciona da seguinte forma: um colaborador mais experiente acompanha o desenvolvimento de um novo integrante da companhia e o ajuda a se preparar para crescer na carreira. A mentoria pode ser usada tanto no processo de onboarding quanto na mudança de cargos.

Achou esse modelo de trabalho interessante? Então continue a leitura, vamos ensinar como você pode colocar o mentoring em prática na sua empresa!

Defina os objetivos do mentoring

Como falamos, o mentoring não precisa ser usado apenas para um objetivo. Como ele é uma estratégia de desenvolvimento de colaboradores, sua aplicação é vasta. Assim, a primeira coisa a ser feita para criar um programa é a definição de objetivos.

Monte uma equipe de suporte

Durante o período em que o mentoring estiver em andamento na companhia, uma equipe de suporte será necessária. Ela garantirá o bom funcionamento de todo o processo e prestará assistência a mentores, mentorados e gestão.

Desenvolva o cronograma

Em conjunto com a equipe de suporte, delimite o cronograma do projeto. Defina o que deve ser trabalhado, como será medido e quando serão as deadlines de cada etapa. Para que tudo flua corretamente, o cronograma deve guiar as ações de todos os envolvidos.

Selecione quem vai participar do programa

Com cronograma e objetivos definidos, a lista de elegíveis para participar do mentoring provavelmente reduziu consideravelmente. Agora é a hora de peneirar um pouco mais os candidatos e selecionar aqueles que mais corroboram com o objetivo da empresa a longo prazo.

Faça o treinamento dos envolvidos

Ao terminar de selecionar quem participará do programa de mentoring, é hora de treiná-los. As pessoas selecionadas precisam saber o que é esperado deles, qual o objetivo da estratégia, que ferramentas eles podem utilizar, como devem se portar, quando e como devem recorrer ao time de suporte etc.

Monte os pares

A definição de pares é muito importante para o andamento do programa de mentoring nas empresas. Ao colocar pessoas incompatíveis para trabalharem juntas, você aumenta consideravelmente a probabilidade de ocorrência de conflitos. É importante que os pares sejam montados estrategicamente, para o desenvolvimento de habilidades dos mentorados, mas também devem ser respeitadas questões relativas a afinidade.

Conte com a ajuda de uma empresa especializada

Depois de ler o texto até aqui, você até pode pensar que a implementação de um programa de mentoria é simples, mas isso é um erro. Qualquer deslize no planejamento ou execução dessa estratégia pode gerar sérios problemas para a companhia, inimizades e perda de produção.

Por isso é fundamental contar com uma ajuda especializada para acompanhar todas as etapas. Essa é a melhor forma de garantir que o mentoring nas empresas tenha sucesso, não gere danos colaterais e se torne parte das políticas organizacionais.

E se tratando de mentoring, a Asas DH sabe como trabalhar. Por isso, antes de iniciar sua estratégia, entre em contato com a gente, nós podemos ajudar!

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