asasdh

O que você mais gosta em você?

Pare, pense por um minuto e responda: o que você mais gosta em você? Agora, pare por mais um minuto e responda: o que você menos gosta em você?

Depois que uma amiga me fez esta pergunta, no último mês, fiz uma pesquisa a respeito com aproximadamente 30 pessoas e a primeira resposta da maioria foi: “que pergunta difícil!”.

Acredito que realmente seja difícil, eu também demorei para responder.

Uma das pessoas que perguntei me respondeu que o que mais gosta nela é a inteligência e o que menos gosta, o excesso de peso. Perguntei a ela qual era o motivo que a impedia de usar sua inteligência para ter mais qualidade de vida e perder alguns quilos que a incomodavam.

Podemos elevar o que mais gostamos em nós para ajudar no que menos gostamos, ou seja, ter atitudes naquilo que não gostamos usando o que temos de mais forte.

Por meio de alguns exercícios em PNL (programação neurolinguística), podemos modelar o que gostamos em nós ou que fazemos muito bem para as coisas que não fazemos tão bem ou não gostamos.

De acordo com o dicionário, um modelo é algo que serve de exemplo. Pode também ser a representação em pequena escala de algo que se pretende executar. Aquilo que serve de exemplo ou norma.

Na modelagem da PNL, percebe-se a diferença que faz a diferença. Frequentemente, a modelagem é feita pela observação do modelo em ação. Informações valiosas podem também ser obtidas por materiais escritos.

Além disso, podemos modelar pessoas que admiramos.

Desenvolva-se exercitando os pontos nos quais você julga necessária a evolução e então começará a perceber o que não tinha percebido até agora e poderá notar a diferença que faz a diferença.

Algumas questões que podem ajudar no exercício com a modelagem.

1-      Pense em uma situação em que obteve bom desempenho.

2-      Quais foram as evidências?

3-      Quais foram as capacidades e recursos utilizados?

4-      Qual foi o plano de ação quando não obteve o resultado esperado?

 

Utilizando esses passos, você conseguirá ter a mente mais clara e trazer as evidências para modelar o que precisa.

 

Sem comentários
Postar um comentário