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O Trabalho do Coach com as Metas do cliente

O que vemos depende principalmente daquilo que procuramos. (Sir Jhon Lubbock)

Acredito muito em metas. Depois que passei a estipular metas para minha vida, evoluí muito em todos os aspectos.
Atualmente, como Coach, faço o que amo e posso dizer que tenho o trabalho como hobby. Essa era uma de minhas metas e eu a alcancei.

Alguns Coaches preferem trabalhar com o cliente em várias metas.
Para mim, parece-me pouco eficaz solicitar ao cliente, na primeira sessão, para que defina cinco metas de longo prazo. Do meu ponto de vista, prefiro que ele estipule uma meta de resultado desafiador, uma meta que ele realmente sonhe, ame; ou seja, uma grande meta. Desse modo, trabalhamos na jornada, em que o cliente irá envolver vários setores da sua vida, transformando em várias outras metas de longo, médio e curto prazo. Assim, acredito que ficará mais claro para o cliente elaborar o passo a passo em busca da grande meta.

Ao definir cada passo, chegamos aos valores de cada um, em que o principal valor da meta de resultado desafiador estará em todas as outras metas menores. O que o cliente valoriza em primeiro lugar, na sua vida, ele levará por toda a jornada.

Particularmente, gosto muito de trabalhar com a roda da vida, principalmente, tratando-se da primeira questão imediata, a meta. Na roda da vida, trabalhamos com todos os setores que envolvem a vida do cliente: trabalho, família, relacionamentos, saúde, finanças, carreira, autodesenvolvimento, ambiente e diversão. Acredito que o cliente sente-se seguro e, ao mesmo tempo, surpreso ao visualizar as áreas de sua vida que há tempos não lembrava que eram tão importantes e que impactavam diretamente no seu dia a dia sem sequer pensar nelas, ajudando também a clarear as tarefas que ele mesmo irá definir e se comprometer.

É necessário que o Coach tenha consciência das perguntas fazem, ser honesto e não induzir as respostas. Perguntas funcionam como lanterninhas, iluminando as dúvidas do cliente e buscando o caminho mais claro a ser seguido. A liberdade das atitudes de pensamento é do cliente, a função do Coach é ajuda-lo a ter a luz nas respostas.

  1. As perguntas evocam o que ainda não foi expressado.
  • Foco no que não está aparente (no que não foi dito)
  • Futuro (foco)
  • Pressuposição de uma ação
  • Alteração de estado (faz com que o cliente comece a se mover)
  • Honestidade

O cuidado que sempre tenho são nas perguntas que alteram os estados emocionais. O Coach jamais ressalta o lado negativo do cliente, isso pode impactar a perda de várias reuniões. É necessário caminhar com o cliente “avante” e positivamente, de modo que o estado emocional fique equilibrado, alcançando resultados de maneira positiva.

Por fim, depois de descobrir e clarear a verdadeira condição atual para estruturar como chegar ao estado desejado do cliente, além do cliente descobrir o que mais valoriza, ele consegue enxergar suas crenças, que são fundamentais, pois são elas que nos levam aonde acreditamos que precisamos ir.

Você não precisa ter um Coach para descobrir no que acredita e quando descobrir. Reflita: essas crenças estão me limitando de alguma maneira? Então mude-as e verá que você pode acreditar no que é possível. Assim, é possível transformar sua jornada em busca do que você realmente quer.

Boa sorte!!

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