asasdh

Treinamento profissional: como ele estimula as realizações

O desenvolvimento profissional e humano de uma equipe é o que mais determina o desempenho de uma empresa ao longo do tempo. Afinal, um time que não está se atualizando com frequência dificilmente realizará algo acima da média. Para que tanto você quanto seus colaboradores superem as expectativas do mercado, é necessário investir no treinamento profissional de todos.

Na maioria dos casos, esses treinamentos são voltados para temas práticos, como o uso de novas ferramentas ou atualização com relação a algum protocolo da empresa. Porém, isso não significa que o resultado seja visível apenas no dia a dia de trabalho. Afinal, todo ser humano carrega suas experiências pessoais onde quer que vá.

Diante dessa premissa, você já deve entender um pouco a importância do treinamento profissional para o negócio e para os colaboradores enquanto indivíduos. Continue acompanhando e vamos explorar um pouco mais esse tema.

Conhecimento é a matéria-prima do sucesso e da humildade

Um estudo originado em 1999 diz que, dependendo do nível de conhecimento que uma pessoa possui em relação a um tema, ela tende a inflar sua própria capacidade, acreditando ser melhor do que a média. Em geral, quanto menos ela sabe, maior tende a ser a autoimagem produzida. Este é o efeito Dunning-Kruger.

De fato, esse efeito pode ser bem prejudicial para o desempenho de um profissional, pois ele pode começar a correr riscos sem necessidade ou mesmo agir de forma arrogante sem perceber. Felizmente, o estudo também aponta que, uma vez esclarecidas as falhas do indivíduo, a maioria está disposta a se corrigir. Por isso programas de mentoria, onde o menos experiente recebe feedback de um profissional com mais tempo de casa, é tão útil.

Saiba mais sobre esse assunto: Como o mentoring ajuda profissionais a atingirem seus objetivos?

Desenvolvimento de novos líderes

A capacidade de assumir a responsabilidade pelo grupo de forma correta não é tão comum quanto alguns pensam. Na realidade, é uma habilidade rara e altamente valorizada. Felizmente, ela também pode ser desenvolvida por meio do treinamento profissional. Porém, os jovens líderes, recém-inseridos em seus cargos, ainda têm que passar por um período de transição, se adaptando a suas novas responsabilidades.

Saiba mais sobre esse assunto: Como ajudar jovens líderes a prosperar na empresa? Entenda melhor

Pequenos investimentos em capacitação podem facilitar essa mudança e elevar o efeito deste indivíduo como figura de liderança. Independente do talento e carisma pessoal envolvidos, esta ainda é uma habilidade desenvolvida  por meio da prática.

Treinamento profissional na vida pessoal

Considerando nossos últimos exemplos, você já deve ter notado como as lições apreendidas dentro dos treinamentos da empresa não estão restritas ao ambiente de trabalho. E, como você também já deve saber, algo que contribua para a vida pessoal de um indivíduo também contribui para seu desempenho profissional.

Isso acontece porque as duas “vidas” (profissional e pessoal) não são separadas. Tanto problemas quanto sucessos no trabalho são levados para casa e vice-versa. O mesmo vale para habilidades e experiências adquiridos em treinamentos.

Depois dessa leitura, acha que vale a pena investir um pouco mais no treinamento profissional dentro da sua empresa? Imaginamos que sim. E se você quiser ajuda para maximizar o efeito dos seus treinamentos, entre em contato com a Asas Desenvolvimento Humano e confira nossos cursos e treinamentos.

Sem comentários
Postar um comentário