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Tudo o que você precisa saber sobre Indicadores de RH

Com a importância cada vez maior do setor de RH para todas as empresas, torna-se fundamental que haja uma mensuração dos resultados dos investimentos da organização, seja em processos seletivos ou em treinamentos.

O objetivo dos indicadores de RH é servir como ferramenta para medir resultados, realizar diagnósticos de aspectos que precisam de melhoria, bem como avaliar se o planejamento caminha de acordo com os resultados e metas estipulados pela organização, isto é, são instrumentos que permitem a avaliação de qualidade, custos e produtividade.

Confira neste artigo quais são os seus principais propósitos e como aplicá-los, servindo para a compreensão e controle de processos, bem como contribuir para definição de suas metas.

Afinal, quais são os objetivos dos indicadores de RH?

São 3 objetivos principais:

  • Conhecimento da situação atual da companhia;
  • Apoio para definição de novas metas para o futuro;
  • Análise de resultados para compará-los com a projeção de metas.

Os indicadores não informam o motivo do resultado obtido e nem quais ações a serem tomadas para atingir o objetivo. Para chegar à razão mais específica, o importante é realizar uma pesquisa profunda para que se possa elaborar planos de ações estratégicos.

Há centenas de métricas que podem ser utilizadas pela área de RH, porém, é importante que haja uma customização para que fiquem cada vez mais próximos com as demandas de cada instituição. As informações mais comuns levadas em consideração são:

  • Número de colaboradores;
  • Absenteísmo;
  • Turnover;
  • Investimento em Treinamento;
  • Clima Organizacional;
  • Folha de pagamento;
  • Faturamento;
  • Despesas;
  • Lucro.

Quais as principais métricas usadas e como aplicá-las?

Esse é o maior desafio dos profissionais: construir indicadores de acordo com cada meta. Para ajudar profissionais da área, seguem alguns modelos que podem ser utilizados.

Headcount

Calcular o número exato de trabalhadores é um dos itens mais importantes, pois ajudará a investigar se tem mais ou menos funcionários que o necessário, além de equipar esse número de acordo com os setores.

Absenteísmo

Saber o total de dias que os empregados compareceram ou faltaram ao trabalho e, posteriormente, montar um relatório. A partir desse número, ficará mais fácil beneficiar aqueles que são mais comprometidos e assíduos e observar os mais faltosos.

Rotatividade

Levantar qual é o número de pessoas que entraram ou saíram. A partir dessa medição, é possível saber quais funcionários ou setores são mais estáveis, período médio de tempo de empresa e saber se a satisfação dos colaboradores é estável ou não, considerando se foram demitidas ou se pediram demissão, mostrando que pode haver algo errado.

Treinamento

Investigar o quanto foi investido em treinamento nos últimos anos. Ao capacitar os trabalhadores, eles ficam atualizados, com uma melhor formação e aprendem novos métodos de trabalho, evitando erros e trazendo benefícios.

Folha de pagamento

Um dos fatores que é responsável por motivar ou desmotivar um funcionário é o valor do salário que ele recebe. Portanto, estude a remuneração e veja se é compatível com outros funcionários. Além disso, deve estar de acordo com as tarefas propostas.

Qual é a importância de levantar os números?

O levantamento dos indicadores de RH será extremamente eficaz na organização se eles forem úteis na identificação de problemas organizacionais.

A prática de mensuração deve, cada vez mais, se tornar um hábito das áreas de recursos humanos. O ideal é ampliar e fortalecer os melhores pontos, consertar o que não está dando certo e, consequentemente, gerar um bom ambiente de trabalho para todos.

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