asasdh

4 dicas de como delegar tarefas e se tornar um líder melhor

A delegação de tarefas é uma atividade sumariamente estratégica. Seu objetivo é descentralizar as ocupações das mãos do líder e organizá-las melhor, entregando-as para pessoas que podem executá-las.

Mas para que isso aconteça, é necessário que o líder conheça sua equipe e esteja disposto a investir no desenvolvimento profissional dos membros dela. Afinal, quando delegamos uma tarefa, estamos exigindo uma série de habilidades novas dos nossos liderados e eles precisam desenvolvê-las.

Como delegar tarefas é uma atividade complicada, nós separamos 4 dicas para ajudar você, líder, a fazê-la. Confira!

1. Conheça sua equipe e os talentos individuais

Quando delegamos, precisamos ter certeza que a pessoa escolhida é capaz de realizar a tarefa. Isso significa que o líder deve conhecer os talentos e aspirações de cada membro de sua equipe. Só assim é possível garantir que o trabalho está sendo oferecido para a pessoa certa.

Uma forma interessante de fazer isso é por meio de anotações. Ao fazer uma lista dos talentos de cada membro da equipe, o líder conta com um arranjo de informações úteis que podem ser consultadas antes de uma decisão importante, como a delegação de tarefas, ser tomada.

2. Pense em como delegar tarefas estrategicamente

Quando o líder pensa sobre como delegar uma tarefa, ele deve ter em mente que isso é uma ação estratégica. Ao delegar os trabalhos certos para as pessoas certas, nós também conseguimos preparar um colaborador para mudar de cargo e assumir mais responsabilidades.

Por isso a delegação não deve ser feita somente pensando na execução da tarefa, mas também no que as pessoas envolvidas podem aproveitar da experiência.

3. Delimite as competências exigidas nas tarefas

Para facilitar na hora de delegar, é interessante que o líder monte uma lista de habilidades necessárias para o cumprimento da atividade. A ideia é fazer o mesmo que já é feito quanto aos requisitos de um cargo, mas voltado para uma tarefa.

Assim, na hora que uma atividade é passada para um membro da equipe, as pessoas podem entender o motivo daquilo está sendo feito. Além disso, essa delimitação motiva o pessoal a ampliar suas habilidades para se tornarem elegíveis a futuros trabalhos.

4. Monitore o desempenho de sua equipe

Além de delegar, o líder precisa acompanhar de perto as tarefas que precisam ser feitas. Ao mesmo tempo em que oferece suporte para a equipe e ajuda nas novas atividades atribuídas, ele pode conferir se tudo está sendo feito do jeito certo. Esse monitoramento é fundamental para saber se a escolha do profissional foi correta ou se precisa ser reconsiderada.

Ao terminar todo esse processo e conseguir, com sucesso, delegar tudo que era necessário, o líder terá mais tempo disponível. Esse tempo poderá ser usado para atividades mais estratégicas e que demandam mais atenção. Somado a isso, ele terá a experiência de como delegar tarefas e fará isso mais vezes!

Falando em gestão de tarefas, que tal aprender a poupar ainda mais tempo? Nós montamos um texto sobre ferramentas para a gestão de tarefas e como elas podem ajudar. Vale a pena dar uma lida!

Sem comentários
Postar um comentário