asasdh

5 coisas que você pode fazer para ser mais criativo

A criatividade não é apenas valorizada em áreas de comunicação e criação como publicidade e design, por exemplo. Atualmente, ela também tem sido exigida no mundo corporativo e, por isso, pessoas e empresas têm investido no coaching como uma importante ferramenta para encontrar a melhor forma de estimular a criatividade.

Isso quer dizer que ser criativo não significa apenas criar belos desenhos com traços únicos e irreverentes ou uma campanha publicitária premiada. Ser criativo também significa criar as melhores e mais inovadoras soluções até mesmo dentro de um escritório.

Na verdade, é muito mais difícil ter criatividade em um local onde os processos são “fechados” e muito padronizados, como acontece no mundo corporativo e é exatamente por isso que os profissionais inovadores são tão procurados.

Já para aqueles que têm espírito empreendedor e pensam em cuidar do próprio negócio, ter criatividade é a peça fundamental para se destacar em meio à concorrência e criar o seu próprio espaço no mercado.

Confira algumas dicas para ter boas ideias e ser mais criativo:

1) Acredite, descansar é preciso

Nós seres humanos funcionamos de forma diferente das máquinas. É quase impossível sempre pensar nas melhores e mais inovadoras soluções de cabeça cheia. Por isso, precisamos de pausas.

Diariamente, resolvemos centenas de situações, seja em nossa vida pessoal ou profissional. Em dado momento, não adianta forçar a mente para ter uma ideia maravilhosa: se essa ideia não vem, então é preciso descansar.

Quando nos permitimos descansar, permitimos também que os nossos pensamentos fluam com mais naturalidade, e aí que algo interessante e inovador pode surgir.

Além disso, nem sempre ficar pensando “quero ter uma ótima ideia” vai te ajudar a ter essa ótima ideia. Às vezes é preciso abstrair um pouco.

Faça o que você gosta e te deixa tranquilo. Assista a sua série preferida, brinque com seu filho, medite, leia um livro. Pode ser inclusive que nesse período de relaxamento surjam alguns insights. Isso porque a sua mente estará tranquila o suficiente para receber pensamentos novinhos em folha.

2) Seja um bom observador

Boas ideias surgem a partir de boas referências e essas boas referências estão onde você nem imagina.

Preste atenção a tudo o que está ao seu redor e ao que você faz. Pode ser que uma conversa com um amigo o ajude a desenvolver um pensamento. Que uma situação de trabalho que você presenciou seja capaz de colaborar para a resolução do seu próprio problema.

Nós estamos cercados de pessoas e acontecimentos. Algumas conversas, por mais simples que sejam, ou alguns acontecimentos, por menores que sejam, podem estimular o nosso raciocínio e criatividade. Observe.

3) Faça muitas perguntas

Pergunte mais! Seja um verdadeiro curioso!

Ser curioso é diferente de ser intrometido. É ter vontade de saber e aprender mais sobre as coisas.

Você pode começar a fazer mais perguntas no seu trabalho, por exemplo. Quando seu chefe solicita determinada tarefa, você se preocupa apenas em executá-la ou o questiona para entender se existe uma melhor maneira de executá-la?

Você já parou para pensar que algumas atividades que você faz poderiam ser simplificadas com criatividade? Ou, quem sabe, que com criatividade você poderia melhorar o desempenho de seu departamento?

Por isso, pergunte. Tire sempre todas as dúvidas. Quando você pergunta, desenvolve suas ideias e expande o seu pensamento criativo.

Perguntar é coletar e armazenar informações para ser capaz de desenvolver soluções mais criativas.

4) Para ser criativo é preciso ser especialista

Isso significa que para ser criativo é preciso deter conhecimento, então tente sempre aumentar o seu e seja especialista naquilo que você faz.

Ser especialista está muito atrelado ao item acima, referente a fazer o máximo de perguntas possível.

Quando você coleta e armazena informações, está se aperfeiçoando. Na situação prática que citamos acima, demos como exemplo o fato de você questionar mais o seu chefe quando ele fizer alguma solicitação, com o objetivo de mergulhar a fundo naquela ideia.

Mas, você também pode entender isso como coletar informações em outros lugares e com outras pessoas. Quando você armazenar o máximo de informações possível, continue até se tornar um especialista.

Apenas alguém que detém todo o conhecimento sobre aquilo que faz é capaz de criar as soluções mais criativas para aquela área, pois, só essa pessoa sabe exatamente onde estão os maiores problemas dela.

Além disso, quanto mais você souber, mais referências (como já citamos anteriormente) terá para estimular a sua criatividade.

5) Saia da sua zona de conforto

Esse clichê faz toda diferença quando o assunto é criatividade.

Quando enxergamos as coisas sempre do mesmo modo, daremos sempre as mesmas soluções para elas, sem conseguir sair do lugar.

Muitas vezes, é preciso olhar por outro ângulo e desafiar os próprios pensamentos. Se até agora você está fazendo as coisas de determinado jeito e sente que precisa mudar, então olhe de forma diferente para elas.

Estar na zona de conforto significa pensar sempre o mesmo e consequentemente criar sempre as mesmas soluções. Você consegue perceber que dessa forma estará aniquilando a sua criatividade?

Tente algo novo. Corra riscos. Isso é essencial para ser criativo!

Sem comentários
Postar um comentário