asasdh

5 dicas de como se tornar um líder e deixar de ser um chefe

13450305_1189343061105570_6640769090283151326_n

Toda empresa tem uma pessoa no comando, mas se essa pessoa é ou não um líder já é uma discussão completamente diferente. Enquanto “chefes” e “líderes” podem ser semelhantes em alguns aspectos, eles são essencialmente duas coisas distintas.

Não há como negar que, no mundo dos negócios de hoje, é um desafio deixar a chefia de lado e canalizar a liderança, mas se você fizer um esforço terá um desempenho melhor de sua equipe com os níveis de entusiasmo lá em cima. Acompanhe estas dicas e descubra como se tornar um líder.

1. Líderes mostram o caminho, chefes mandam

Como líder de um negócio, é seu trabalho estar ao lado de sua equipe, levando-a para a frente e movendo-se junto com ela. Você não está lá apenas para supervisionar – um verdadeiro líder se envolve e está nas trincheiras junto com todos os outros, dando o exemplo e liderando com força.

Ele treina as pessoas para que elas encontrem seu melhor desempenho e atinjam seus objetivos a cada dia. Essencialmente, um líder pensa “nós”, enquanto o chefe pensa “eu”.

2. Líderes motivam, chefes assustam

Os membros da equipe são muito mais propensos a fazer um bom trabalho e ter seus projetos concluídos com êxito se estão motivados para tal. Esse é o lugar onde um líder entra em cena – ele inspira as habilidades de cada um e motiva as pessoas dentro da empresa, algo que inevitavelmente leva a altos níveis de entusiasmo.

Quando as pessoas estão se sentindo entusiasmadas e animadas com alguma coisa, elas são muito mais propensas a colocar mais esforço no trabalho, fazendo assim o seu melhor. Você deve motivá-las em vez de incutir medo, até porque medo não gera respeito.

3. Líderes ouvem, chefes dão comandos

Haverá momentos em que o líder de uma empresa tem de dar ordens aos outros, mas no resto do tempo um esforço deve ser feito para ouvir. Ouvir o que os outros têm a dizer automaticamente mostra que você os valoriza e se preocupa com suas opiniões.

Feedback e discussão devem ser bem-vindos e encorajados por todos os líderes, porque dessa forma as pessoas se sentem mais apreciadas e sua confiança é reforçada.

4. Líderes ensinam e aprendem, chefes apenas esperam

Um verdadeiro líder reconhece o valor de ensinar aos outros e mostra que há sempre algo novo para aprender. Ele é capaz de colocar o ego de lado e absorver as informações relevantes a partir de uma variedade de fontes diferentes. Os líderes prestam atenção ao que seus colegas têm a dizer e são mais do que felizes em compartilhar sua experiência e conhecimentos com outras pessoas também.

A relação entre um líder e seus funcionários é uma via de mão dupla: trata-se de dar e receber, e não apenas esperar.

5. Líderes ajudam a reparar danos, chefes culpam

Como já mencionado, os líderes são aqueles que tomam a iniciativa e mergulham junto de seus colegas. Eles tornam-se parte da solução, em vez de culpar os outros pelos problemas.

Quando se trata de ser um líder forte, não significa jogar as mãos para cima e apontar um dedo, mas ser proativo e ajudar aqueles ao redor e reparar os danos. Um líder é parte da equipe, e não apenas o representante dela.

Se você tem seu próprio negócio ou está numa posição à frente de uma empresa, esforce-se para ser um líder em vez de ser apenas um chefe – você terá grande influência e as pessoas responderão muito melhor. Como resultado, executarão suas funções da melhor maneira possível, conduzindo o seu negócio para o sucesso.

Não deixe de seguir nossa página nas redes sociais para ler mais artigos como este e aprender dicas de como se tornar um líder.

Comente: 1
Postar um comentário