asasdh

5 maneiras de desenvolver o trabalho em grupo na empresa

Uma das principais atribuições dos gestores é o exercício da coletividade e do sentimento de união entre os colaboradores. Mas incentivar o trabalho em grupo na empresa é uma tarefa árdua e contínua.

É sempre importante cultivar o relacionamento e, para isso, é bom ter em mente algumas dicas que auxiliam a manter o clima no seu setor. Confira agora 5 maneiras de estimular o trabalho em grupo:

1. Comunicar é fundamental para o trabalho em grupo

Os gestores devem dar importância ao diálogo e valorizar as ideias dos funcionários. Já não há mais espaço para aqueles chefes à moda antiga, que apenas deliberam e não levam em conta o que seus funcionários têm a dizer.

Exercite a comunicação e mantenha a porta sempre aberta para conversar com sua equipe e procurar, através do entendimento, maneiras para solucionar problemas e aprimorar a relação com cada um.

2. Tornar as decisões coletivas

Alinhada com a filosofia do diálogo aberto está a ideia da tomada de decisão coletiva. Trata-se de uma forma de englobar as opiniões de cada colaborador e refleti-las nas decisões do grupo.

Um gestor, muitas vezes, nada mais é do que o representante de seus colegas e o coordenador e fiscalizador dos processos. Ou seja, nem sempre ele tem um conhecimento absoluto que lhe permite tomar as melhores decisões sozinho. Se é esse o caso, o melhor é contar com o apoio do seu time para encontrar a melhor saída.

3. Dar feedbacks e manter a transparência

Um dos maiores erros cometidos nas empresas é o desligamento de funcionários antes que eles tenham a oportunidade de reconhecer seus erros e se empenharem em melhorar.

O feedback é importantíssimo para alinhar o trabalho e criar esse tipo de oportunidade. Lembre-se que muitas pessoas cometem erros mas procuram meios de melhorar. Também por isso o feedback é fundamental: é por meio dele que se mantém a transparência quanto à satisfação com o empenho de cada um.

4. Delegar funções e tarefas

Na hora de distribuir o trabalho, é fundamental que o gestor conheça as capacidades, talentos e limitações de cada colaborador. Dessa maneira, é possível dividir os afazeres de forma eficiente e fazer com que cada um tenha um sentimento de união no trabalho, no sentido de perceber como a contribuição individual é fundamental para o resultado de toda a equipe.

Na hora de fazer essas divisões, é sempre bom tomar cuidado para não sobrecarregar ou deixar alguém com pouco trabalho. Esses dois cenários podem atrapalhar a integração dos funcionários. 

5. Dividir responsabilidades

Não há necessidade de manter o controle sobre todos os processos e tarefas executados na sua empresa. Lógico que, como todo bom gestor, é preciso acompanhar de perto. Porém, acompanhar é bem diferente de ser o responsável por tudo.

Delegar responsabilidades para cada colaborador é uma ótima maneira de transparecer a confiança depositada no trabalho dele e também um desafio útil para ver qual a capacidade do funcionário administrar situações mais complexas.

Essas são algumas dicas para auxiliar os líderes de equipe na construção de um trabalho coletivo em seu setor.

Se você gostou delas, assine nossa newsletter para adquirir mais conteúdo exclusivo como este. Aperfeiçoe a gestão da sua equipe recebendo textos direto na sua caixa de e-mail!

Sem comentários
Postar um comentário