asasdh

Afinal, qual a definição de coaching?

Você sabe o que é coaching? Caso a resposta seja negativa, o post de hoje vai te ajudar a entender o conceito, mostrar seus principais benefícios e apontar as diferenças entre o método e outras alternativas voltadas também para o aperfeiçoamento pessoal e profissional. Confira!

Definição de coaching

coaching é um processo de desenvolvimento humano, destinado, principalmente, para pessoas que querem inspirar equipes e crescer em suas carreiras. Seu objetivo é o planejamento de ações e atitudes para o alcance de metas, exploração positiva do potencial humano e profissional do indivíduo e a evolução contínua.

Dois atores atuam nesse método: o coach (profissional) e o coachee (cliente). Toda sessão, — que pode ser de direção, instrução ou treinamento — é focada, exclusivamente, no presente e no futuro.

Há priorização da ação, fazendo com que o cliente, a cada encontro, traga uma tarefa realizada proposta pelo coach. Este, por sua vez, dá um feedback construtivo e delega atividades adicionais, estabelecendo metas com nível superior às anteriores para que o indivíduo complete.

Como recurso de trabalho, o profissional utiliza-se de perguntas capazes de gerar reflexão e impulsionar o contratante a se posicionar ativamente para conquistar seus propósitos ou desenvolver habilidades específicas. O coaching pode acontecer individualmente ou em grupo, por meio de reuniões, seminários, oficinas e práticas supervisionadas.

Outros métodos de desenvolvimento

coaching conta com uma ampla abordagem e, por isso, tem algumas similaridades com outros métodos, como o aconselhamento profissional, a terapia, o treinamento, o ensino e a consultoria. No entanto, há também algumas diferenças fundamentais.

Aconselhamento profissional: geralmente aborda, terapeuticamente, os problemas do cliente. Normalmente, quem procura por esse serviço se sente desconfortável ou insatisfeito com sua vida.

Terapia: é para o cliente que procura alívio para sintomas psicológicos e/ou físicos, ou seja, quer uma cura emocional. Tanto a terapia como o aconselhamento, provavelmente, envolverão o entendimento e trabalharão com experiência do passado — ao contrário do coaching.

Treinamento: é o processo de adquirir conhecimento ou aptidões pelo estudo e pela experiência. O instrutor é, geralmente, um especialista. Ele sabe ou pode fazer algo que o orientado não sabe.

Ensino: é similar ao treinamento pelo fato de que o professor sabe algo que o aluno desconhece, e este aprende diretamente. O aprendiz adquire conhecimento a partir do professor ou instrutor.

Consultoria: um consultor tem a experiência para resolver problemas de negócios e, quase sempre, lida com o negócio como um todo ou parte dele e não com os indivíduos. Um consultor poderá recomendar o coaching para os indivíduos como parte do pacote de negócio.

*As informações desta seção tiveram como fonte o livro Coaching with Neuro-Linguistic Programming (NLP): How to be a Master Coach (Coaching com Programação Neuro-Linguística (PNL): Como ser um Treinador Mestre), de Joseph O’Connor & Andrea Lages.

Diferença entre coaching e mentoring

É comum a confusão entre os conceitos de coaching e mentoring. Contudo, enquanto o primeiro foca em orientações individuais para melhorar o desempenho pessoal e profissional, o segundo segue o formato de conselhos e direcionamentos generalizados de desenvolvimento de carreira.

No processo de mentoring, o mentor ou orientador particular é um colega mais veterano que faz algumas sugestões e provê um modelo a ser imitado. Há um direcionamento já consolidado que deve ser seguido para solucionar problemas, não existindo prazos para serem cumpridos, já que a condução se dá conforme o desenvolvimento do cliente.

Esse tipo de orientação não é tão focado em metas como o coaching e suas discussões compreendem uma faixa maior de amplitude. O profissional à frente do mentoring, normalmente, tem muita experiência no campo de atuação do cliente.

Benefícios do coaching

Independente da sua meta, seja gerenciar melhor o tempo, emagrecer ou ser mais produtivo, o coaching pode te ajudar! Confira alguns dos principais benefícios do método:

  • possibilita o autoconhecimento;
  • diminui os ruídos de comunicação entre pessoas ou setores de uma empresa;
  • permite que o indivíduo desenvolva a inteligência emocional e consiga lidar bem com situações adversas;
  • ajuda o cliente a identificar prioridades, estabelecer metas, planejar ações e definir e cumprir prazos para alcançar seus objetivos;
  • auxilia na superação de medos e crenças limitantes.

Deu para entender o que é coaching e quais são as vantagens de aplicá-lo em sua vida? Não perca mais tempo e entre em contato conosco para descobrir como alcançar os seus sonhos e ser bem-sucedido. Com profissionais qualificados, te levaremos aonde você quer chegar!

Sem comentários
Postar um comentário