asasdh

Como incentivar a equipe sem falar em aumento de salário?

Trabalhar com uma equipe desmotivada ou com altos índices de turnover​, além de representar grandes riscos para os resultados e desempenho da empresa, ainda coloca em jogo o clima organizacional, podendo afetar as demais equipes.

Este é um problema frequente na sua empresa? Se a sua resposta foi “sim”, não se preocupe, este conteúdo foi elaborado para ajudá-lo a descobrir formas de incentivar a equipe e com isso reduzir o turnover​. A melhor parte é que tudo isso sem falar em aumento de salário! Confira!

1. ​Dê ​f​eedbacks

Quando o assunto é motivação e interesse dos colaboradores, nem sempre a solução tem a ver com remuneração. Na maioria dos casos, são atitudes simples no dia a dia de trabalho que fazem toda a diferença.

​Uma dessas atitudes é dar feedbacks​ constantes para os colaboradores, para que eles saibam como estão se saindo, o que você ainda espera deles e como eles podem continuar melhorando​.

Porém, um ponto importante é que esses feedbacks​ devem ser articulados sempre de forma verdadeira, representando a realidade do desempenho do colaborador. Do contrário, pode gerar desconfiança e romper a eficiência do processo.

2. Gere entretenimento

Pesquisas comprovam que as pessoas não conseguem se manter concentradas na mesma atividade por muitas horas. Por isso, é interessante pensar em algo para distrair os colaboradores por um curto espaço de tempo.

Nesse caso, a empresa pode organizar um espaço de lazer, com sofás, cafés, uma televisão, livros ou mesmo jogos para que os colaboradores possam fazer intervalos durante as suas tarefas.

Além disso, um ambiente com descontração e interação pode estimular a criatividade e levar um ar de leveza para o ambiente de trabalho.

3. Esteja disponível

Uma das melhores formas de aproximar suas equipes e fazer com que elas se sintam mais engajadas é mostrar que você está disponível para elas.

Isso significa que você estará disposto a dar assistência aos seus colaboradores naquilo que eles necessitam, analisando suas solicitações e buscando melhorar as suas condições de trabalho.

Essa disponibilidade também pode surgir em forma de mentorias eventuais, com indicação de livros, cursos ou quaisquer conteúdos interessantes.

Se a empresa dispuser de recursos, pode investir na aquisição de um pequeno acervo de materiais para consulta local ou mesmo fornecer ajuda de custo para a especialização de membros de suas equipes.

4. Estimule a criatividade

Dar autonomia para criar e condições para que exerçam sua capacidade de imaginar e propor soluções diferentes é também uma ótima forma de incentivar a equipe.

Isso pode ser feito por meio do estímulo a novas ideias, possibilitadas por sessões de brainstorm​, por exemplo. Ainda que nem todas as ideias sejam aplicadas, os colaboradores se sentirão mais incluídos no processo de construção de uma solução.

Outro meio para estimular a criatividade é tentar “quebrar o gelo” no ambiente de trabalho, abrindo mão de algumas formalidades e deixando as pessoas mais à vontade, de acordo com o bom senso.

Já sabe como incentivar a equipe sem falar em aumento de salário? Então, fique por dentro dos nossos conteúdos e saiba como levar as melhores práticas de gestão para a sua empresa! Assine a nossa newsletter e receba tudo diretamente em seu e-mail.

Sem comentários
Postar um comentário