asasdh

Como minha equipe pode se beneficiar com o coaching?

Algumas empresas procuram evoluir buscando soluções novas a todo momento. Dentre os principais elementos de uma organização, podemos destacar o capital humano, cujo papel é central no seu desempenho final.

Quanto mais a empresa investir na sua equipe, maior será o seu crescimento. O coaching é uma dessas soluções que podem trazer essa evolução. Portanto, mostraremos aqui como sua equipe poderá se beneficiar com o coaching!

O coaching para equipe nas empresas

Um profissional de coaching que trabalha para empresas é aquele responsável por fazer uma avaliação mais profunda acerca dos colaboradores em relação aos resultados da companhia. Alguns de seus principais benefícios são a diminuição do retrabalho e o alcance de metas estabelecidas.

Realizando uma análise da organização, suas variáveis internas e externas e o desempenho da equipe no geral, ele realiza uma espécie de diagnóstico que norteará suas ações. 

A partir disso, o seu objetivo é desenvolver potenciais, apontar mudanças estratégicas e incentivar práticas que levarão a bons resultados. É possível descobrir novos líderes, por exemplo, desenvolver gestores e aprimorar estilos de liderança já adotados. O aprimoramento de desempenhos é uma dos focos de atuação do coaching, que tem se demonstrado uma poderosa ferramenta de mudanças.

Por meio de uma metodologia que integra diferentes fases, o profissional traça metas para cada indivíduo, fornecendo todas as ferramentas necessárias para alcançá-las.

As fases do coaching de equipe são : Forming, Storming, Norming e Performance. Trabalhando em cima de cada ação, é possível trazer as mudanças desejadas. Alguns dos conceitos trabalhados no coaching empresarial são:

  • Habilidade comportamental;
  • Olhar estratégico;
  • Capacidade de Planejamento;
  • Autoconfiança;
  • Gestão de mudanças.

Ele inaugura um caminho a ser percorrido que levará ao nível mais pleno de sucesso daquela equipe por meio do desenvolvimento pessoal e profissional.

O coaching e os outros tipos de treinamento

Já existem diversas modalidades de treinamento no mundo empresarial e o motivacional é um deles. Todavia, embora se confunda o coaching para equipe com esse tipo de trabalho, existem características pontuais que demarcam o território do profissional coach:

  1. O coaching trabalha potenciais que, somados, trazem benefícios ao grupo;
  2. Fornece uma análise mais profunda acerca da conduta de cada um e dos resultados que ela tem gerado;
  3. O coach discute pontos de vista, trabalha conteúdos estagnados e estimula potenciais que possam estar adormecidos;
  4. Trabalha em cima do conteúdo trazido pelo indivíduo, bem como dificuldades relatadas, em vez de chegar com um conteúdo pronto, como seria em um treinamento.

Muitas pessoas possuem objetivos definidos, precisam de mudanças para alcançá-los, mas desconhecem o caminho a ser percorrido, desde o primeiro passo até aquelas ações que atrapalham o progresso profissional. Nesse caso, o coaching atua justamente na elucidação de todo esse processo, bem como na estruturação dessa trajetória

Cada indivíduo possui uma função dentro de um grupo, o qual funciona como um organismo vivo. Por isso, é preciso ter um grau de congruência, que só será alcançado se todos estiverem conscientes do seu papel.

Gostou de saber sobre o coaching em empresas? Deixe um comentário nesse post e conte-nos o que achou!

Sem comentários
Postar um comentário