asasdh

Como ser uma influência positiva para seus funcionários?

Tratando-se de influência em ambientes corporativos, gestores e líderes são os principais responsáveis pela mudança de comportamento das pessoas que compõem a organização. Tal influência tem extrema importância quando o assunto é a harmonia e a integração entre equipes.

Acompanhe o artigo de hoje e descubra por que esse poder é tão relevante e como ser uma influência positiva para seus funcionários.

A importância da influência na motivação da equipe

A influência não é algo que se adquire junto a uma promoção na empresa. O poder de convencer e motivar as pessoas é algo muito mais dinâmico e pessoal do que um cargo conquistado. É por essa razão que líderes e gestores precisam buscar constantemente a conquista de capacidades como a de persuasão, para manter suas equipes integradas e motivadas.

Existem algumas habilidades essenciais que podem ser treinadas e desenvolvidas por líderes e gestores para que se tornem influências positivas para seus funcionários. Vejamos duas delas:

A melhor lição é o exemplo

Desde que nascemos, aprendemos observando o que os outros fazem. Somos repetidores de ações por natureza, e isso se mantém por muito tempo em nossas vidas. Quando iniciamos algo novo, é normal seguirmos o exemplo de alguém que já trilhou o caminho antes.

Na maioria das vezes, seus funcionários tomarão como exemplo as suas atitudes. Por isso, é importante observar como você tem se portado, que postura assume junto à sua equipe, se você é uma pessoa acessível e flexível, ou distante e rígida.

A forma como você age e como enfrenta os problemas do dia a dia pode afetar diretamente o comportamento das pessoas que trabalham com você. Se você é um líder agressivo e instável, seus funcionários entenderão que têm o direito de se tornarem agressivos sempre que um problema ocorre.

O contrário também é verdadeiro. Se você é cauteloso e resolve os problemas mantendo a tranquilidade, seus funcionários tentarão espelhar-se nisso.

O melhor caminho é a comunicação

Outro fator indispensável a ser observado é a maneira como você está se comunicando com a sua equipe. É preciso descobrir: as pessoas respeitam ou temem você? Influência não tem a ver com autoridade, mas sim, com o respeito e a admiração que você é capaz de conquistar nas pessoas.

Além disso, comunicar também é escutar. Conforme você aprende a dar atenção ao que é dito, fica mais fácil responder na mesma linha de raciocínio e tornar-se mais assertivo na resolução de problemas. E, automaticamente, você influencia sua equipe a ser mais tolerante e ouvir a opinião alheia.

Esses são apenas dois dos fatores que mais pesam no momento de influenciar pessoas. Mas existem diversos outros. A admiração profissional é um exemplo. Líderes qualificados e que buscam sempre o seu aperfeiçoamento costumam despertar a admiração de sua equipe. E esse é um meio de influência indiscutível, pois também estimula e motiva a melhoria do funcionário.

Se você se interessou por saber mais sobre como ser uma influência positiva para seus funcionários e gostaria de ter acesso a outros conteúdos como esse, siga-nos no FacebookInstagramLinkedIn e Twitter. E assine nosso canal no Youtube para acompanhar os nossos vídeos!

Sem comentários
Postar um comentário