asasdh

Disciplina Positiva para empresas: mais conexão e melhores resultados!

As constantes cobranças no ambiente corporativo e a alta concorrência do mercado podem fazer com que as empresas sejam tomadas por confrontos, rivalidades e momentos de tensão entre os colaboradores. Afinal, qualquer tipo de relacionamento tem seus desafios.

Porém, a verdade é que para tudo há uma solução. E, segundo a Dra. Jane Nelson, terapeuta e doutora em educação, famosa por expandir a filosofia da Disciplina Positiva, criada há mais de 30 anos, qualquer conflito deve ser resolvido com mais conexão e menos cobranças.

No post anterior, falamos um pouco sobre o que esta técnica prega e quais seus benefícios para as relações pessoais, desde a infância. A proposta dela se baseia nos sentimentos de vínculo, empatia e conexão.

Qualquer disciplina que seja baseada em controle ou manipulação compromete a confiança entre os envolvidos, gerando insatisfações nas relações de trabalho, casais e até mesmo entre pais e filhos.

Dentro das empresas, a Disciplina Positiva também é fundamental. Afinal, o bom ambiente do trabalho favorece a convivência dos colaboradores e a motivação do time.

Pessoas que se respeitam e se dão bem tendem a trabalhar bem em equipe, trazendo resultados favoráveis à organização e não somente ao clima organizacional.

Disciplina Positiva na prática

Opondo-se à ideia de que respeito é definido somente como “obediência” ao superior, a Disciplina Positiva acredita que o respeito deve ser mútuo, oferece direitos iguais às pessoas. Ela foca na conexão e na harmonia.

Normalmente, em casos de comportamentos considerados inapropriados, o superior age com censura, isolamento e punição. Mas a Disciplina Positiva acredita que a melhor forma de solucionar este tipo de problema é identificar o comportamento, sem a necessidade de humilhar ou culpar, apenas focando em soluções, acompanhando o que foi mutuamente combinado e focando nos resultados possíveis.

Técnicas para evitar os conflitos

Além disso, a Disciplina Positiva não age somente com um problema à vista. Ela existe também para evitar futuros conflitos. Por isso, alguns comportamentos internos por parte dos colaboradores são indispensáveis, como por exemplo:

  • Manter um relacionamento positivo com todos.
  • Usar a empatia e o respeito.
  • Trabalhar em conjunto para obter soluções.
  • Ser proativo.
  • Criar um ambiente que propicie o “SIM”.
  • Falar sobre fatos, ao invés de ordens.
  • Evitar rótulos.
  • Fazer pedidos usando afirmativas.
  • Conversas antes de intervenções.
  • Oferecer escolhas.
  • Usar consequências lógicas com compaixão.

Dessa forma, podemos observar que este relacionamento é baseado em conexão e só depois vem a correção, se necessário.

O poder das dinâmicas em grupo

Outra forma de inserir a Disciplina Positiva nas empresas é através das dinâmicas em grupo, que são formas eficientes e ricas em associação, gerando resultados de valor e alto grau de aproveitamento.

A Disciplina Positiva pode não ser bem aceita a princípio por gestores que são autoritários e acostumados com outro tipo de comportamento, mas com as técnicas certas e grupos de apoio, com profissionais preparados focados nesta técnica, o resultado tende a ser um sucesso!

Estas dinâmicas em grupo devem ser focadas em:

  • Facilitar as etapas de solução de problemas da equipe.
  • Métodos de comunicação para promover um ambiente de trabalho mais respeitoso e produtivo.

Assim, as dinâmicas em grupo dão ênfase nas ferramentas da Disciplina Positiva, inspirando compreensão e mudanças mais profundas de comportamento. Todo o passo a passo para resolver problemas de forma descontraída, ajuda com oportunidades e desafios reais no ambiente de trabalho.

Vale a pena praticar esses comportamentos e colher os frutos de uma equipe incentivada e harmoniosa!

Se você quer conhecer um pouco mais sobre técnicas avançadas para melhorar as relações na sua empresa, entre em contato conosco! A Asas DH oferece soluções personalizadas com um time multidisciplinar para te ajudar!

 

Sem comentários
Postar um comentário