asasdh

LEGO® SERIOUS PLAY® para profissionais de RH e trainers

Os profissionais que trabalham com o desenvolvimento de pessoas têm encontrado cada vez mais desafios.

As transformações de um mercado tão acelerado e competitivo exigem das áreas organizacionais e de inovação, e com os especialistas em recursos humanos e trainers tal fato é ainda mais potencializado, já que eles cuidam do que há de mais importante em uma empresa: as pessoas que fazem parte dela.

É cada vez mais necessário buscar alternativas criativas para ir além dos obstáculos e otimizar as tarefas diárias. Hoje, é essencial se movimentar com velocidade e ao mesmo tempo precisão.

Para isso, responsáveis pelas áreas de recursos humanos precisam recrutar e selecionar com mais efetividade, gerir pessoas de forma a criar um espírito colaborativo, valorizando os pontos positivos de cada indivíduo e se atentar a formação dessas pessoas, com práticas de treinamento e desenvolvimento.

Já os profissionais trainers precisam compreender como formar pessoas nesse cenário que exige tanta inovação, para que elas estejam preparadas a vivenciar e superar as transformações desse novo mercado.

Para ambos, trainers e RH, a expectativa é encontrar formas para fazer com que pessoas alcancem a alta performance individual e coletiva. A questão é: como fazer?

E a resposta é mais simples do que se pode imaginar: com novas ideias, metodologias e ferramentas. Como a LEGO® SERIOUS PLAY®, que é capaz de oferecer tudo isso.

A LEGO® SERIOUS PLAY® é uma metodologia que tem muito a contribuir para o desenvolvimento humano e estratégico das organizações, uma ferramenta facilitadora para quem cuida de pessoas, como as áreas de RH e os profissionais trainers.

Com ênfase na resolução de problemas, a LEGO® SERIOUS PLAY® auxilia no processo de geração de ideias engajando o espírito colaborativo a partir da valorização individual, respeitando e dando voz para o que cada pessoa pode oferecer e fazer de melhor.

Quando o indivíduo percebe que é valorizado por suas singularidades e visualiza a importância daquilo que faz, abraça oportunidades e se sente mais entusiasmado a pertencer a empresa e a uma equipe. E principalmente, consegue se desenvolver em vários aspectos.

Do momento de recrutar ao momento de ensinar e executar

Desenvolver pessoas não é uma tarefa fácil, profissionais de RH e trainers sabem bem disso. E o desafio está presente desde a primeira etapa desse processo, no momento de recrutar novos colaboradores.

Um processo de seleção efetivo é aquele no qual o recrutador é capaz de identificar talentos, observar quem são as melhores pessoas para ocupar determinadas vagas. Afinal, tudo isso está ligado ao bom desempenho de uma empresa.

Como dissemos no início deste texto, as transformações de um mercado tão acelerado e competitivo exige que processos assim ocorram de forma satisfatória e estratégica.

A LEGO® SERIOUS PLAY® é capaz de dar suporte ao profissional de RH em todas as etapas de gestão de pessoas. Um bom exemplo, é a aplicabilidade eficiente da ferramenta no momento de selecionar pessoas e no momento de realizar integrações.

Muitas vezes, em uma entrevista, o nervosismo do candidato o atrapalha e ele não consegue demonstrar aquilo o que realmente tem de melhor a oferecer para ocupar a vaga.

Com a LEGO® SERIOUS PLAY® é possível criar situações lúdicas, nas quais ele pode brincar com peças de montar para demonstrar em formato 3D suas ideias e explanar sobre suas percepções, deixando-o muito mais confortável e à vontade.

E esse estar à vontade vem do fato de a LEGO® SERIOUS PLAY® ser capaz de tornar o contato com o recrutador mais leve e de o candidato conseguir compreender e demonstrar com clareza aquilo que está falando, já que pode exemplificar em 3D.

O que a LEGO® SERIOUS PLAY® faz é transformar ideias em objetos palpáveis. Algo que vai a favor do recrutador por entender melhor aquele candidato e a favor do candidato por ser capaz de falar com mais precisão ao recrutador.

Um ponto que também é favorável à área de RH no momento de realizar integrações em equipe. Já que todo o time consegue expressar o que pensa, de demonstrar como resolver situações e de criar um protótipo para visualizar e estudar essa resolução.

As atividades que envolvem a LEGO® SERIOUS PLAY® incentivam a cocriação, inserem o indivíduo na valorização do coletivo, do pensar junto e estrategicamente, fazendo-o enxergar o quanto é capaz de colaborar.

Time que trabalha bem e junto gera resultados ainda melhores. E por fim, o que acontece é uma troca onde a construção do todo também agrega na construção individual.

Algo importante para os profissionais trainers que assim como o RH tem o desafio de desenvolver pessoas em diversos âmbitos, e novamente a LEGO® SERIOUS PLAY® pode colaborar.

Com a metodologia, ainda é possível:

  • Trabalhar o desenvolvimento de lideranças  – de modo a observar quais são os pontos mais fortes daquela pessoa, o que ela ainda precisa aprimorar para ser um líder, como ela pode criar o seu estilo de liderança, e diversas outras coisas;
  • Despertar a criatividade  – com a LEGO® SERIOUS PLAY®, RH e trainers podem criar atividades para trabalhar a criatividade do indivíduo e do time. Afinal, independente da área de atuação, todos nós precisamos ser criativos, desenvolver novas soluções, criar alternativas, simplificar o dia a dia, fazer mais com menos. Lembra-se do mercado acelerado e competitivo?
  • Resolução de problemas – o ponto chave da LEGO® SERIOUS PLAY®, que permite construir com blocos de montar soluções, visualizar essas soluções, discuti-las em diferentes ângulos, entender quais são as melhores práticas, começar a traçar o que deve ser feito, o que pode mudar e melhorar;
  • Planejamento estratégico – seja o empresarial ou individual, planejar estrategicamente é começar a pensar e desenhar o que fazer para alcançar o resultado que se espera. Com a LEGO® SERIOUS PLAY® é possível criar atividades onde as ações tornam-se tangíveis e por isso, mais fáceis de serem compreendidas. É um passo à frente para conseguir obter efetividade no momento de aplicá-las.

São muitos os assuntos que o RH e trainers podem trabalhar com a LEGO® SERIOUS PLAY®. Se você atua em alguma dessas áreas e deseja oferecer diferencial e principalmente, trazer assertividade para esse novo mercado, conheça melhor essa metodologia.

Cristina Gomes da ASAS DH é facilitadora da LEGO® SERIOUS PLAY® no Brasil e ajuda empresas com soluções customizadas e profissionais trainers a se capacitarem ainda mais. Entre em contato conosco e ofereça inovação.

Sem comentários
Postar um comentário