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LEGO® SERIOUS PLAY®: um jogo que muda a gestão

Muito mais do que um brinquedo para a diversão. Desde 1996, quando os professores Johan Ross, Bart Victor e David Owens desenvolveram junto ao executivo da LEGO® Robert Rasmussen o LEGO® SERIOUS PLAY® (LSP), a LEGO® deixou de ser um “brinquedo para montar” e se transformou em um jogo capaz de mudar a gestão de empresas.

Projetado para melhorar a inovação e o desempenho do negócio, o LEGO® SERIOUS PLAY® visa ampliar a criatividade e possibilitar uma nova forma de aprendizagem aos adultos.

De forma lúdica e metafórica, ele faz com que as pessoas sejam capazes de refletir em torno de situações problemas. E, como todo jogo tem uma jornada, a jornada do LSP é baseada com foco na resolução de cada um desses problemas.

As pessoas interagem e se manifestam nas reuniões da sua empresa?

Independente da empresa em que você trabalha, tenho certeza de que já se deparou com a seguinte cena: um problema é lançado durante a reunião e apenas 20% das pessoas se manifestam dando ideias ou soluções.  O restante simplesmente não consegue falar. Ou porque não se sente à vontade, ou porque não tem espaço.

Pode até ser que você mesmo deixou de falar muitas vezes. E ah, claro… quando esses 20% se manifestam, quase ninguém interage com as soluções propostas por eles. Os raciocínios não são construídos juntos, eles saem da cabeça de poucos.

Situações assim são muito comuns na rotina organizacional, e é exatamente isso que o LSP se propôs a mudar. Com a utilização dessa metodologia, todos participam da reunião. Um fator enriquecedor capaz de criar novos e melhores insights.

O LSP transforma o pensamento individual em pensamento coletivo. Quando todas as pessoas interagem, se manifestam e estão na mesma intensidade focadas na resolução de um problema, não só esse problema é resolvido, como ideias impulsionadoras saem da mesa de reunião.

Entenda quais são as quatro etapas e como realmente funciona o LEGO® SERIOUS PLAY®

Etapa 1: Nesta primeira fase o desafio é lançado de forma clara e ao mesmo tempo concisa. O problema é apresentado a todos em forma de pergunta.

Etapa 2: Aqui, um modelo deve ser construído. Todos os participantes começam um momento de reflexão e introspecção. Cada um vasculha em sua própria memória todo o seu backgroundde conhecimento. A partir disso, novas conexões neurais são iniciadas em busca de soluções para o problema lançado.

Os participantes devem fazer isso por meio da construção de um modelo (como já dissemos), usando as peças do LEGO®uma importante fase onde o pensamento torna-se tridimensional e palpável. O objetivo é construir uma história carregada de valores e significados. Durante esse processo onde a resolução do problema é manipulada com as mãos, a memória é ativada e todos constroem um ambiente de conhecimento.

Etapa 3: Hora de compartilhar. Na terceira etapa, as histórias criadas e desenvolvidas individualmente são contadas para todo o grupo. Alguns parágrafos acima falamos que com o LSP o pensamento individual se torna coletivo, lembra? É exatamente aqui que isso começa a acontecer.

Quando uma história é compartilhada em voz alta, a própria pessoa que criou essa história começa a ter outros insightsque são incrementados no processo de narração e as interações, e questionamentos que surgem por outras pessoas enriquecem o discurso e acrescentam novas ideias.

Etapa 4: A última etapa é uma reflexão sobre a narrativa anterior. Como uma forma de internalizar e memorizar, na fase final é estimulada a reflexão sobre o que foi ouvido, falado e compartilhado.

Toda essa jornada é conduzida com o foco em fazer com que os participantes encontrem e reflitam sobre o problema a partir de um mindsetvoltado para a resolução e faz com que, ao final, o problema já não seja mais visto de forma tão complexa e invencível.

Na última etapa, o problema passa a ser visto como um desafio que pode ser superado, e cada um entende a importância que tem na participação da superação desse desafio. E é aí que todos se estimulam a participar cada vez mais.

A grande mudança na gestão provocada pelo LSP é fazer com que o pensamento criativo torne-se cultura organizacional. Assim, as empresas que adotarem essa metodologia sempre terão as melhores e mais ágeis soluções competitivas.

Viu só como esse jogo é transformador? Que tal começar a utilizar o LEGO® SERIOUS PLAY®com o seu time? Na sua empresa?

 

Cristina Gomes da ASAS DH é facilitadora da LEGO® SERIOUS PLAY® no Brasil. Entre em contato conosco e descubra mais sobre essa ferramenta incrível!

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