asasdh

O papel do trainer no desenvolvimento de profissionais

Assim como as grandes empresas têm investido na capacitação de seus profissionais, esses colaboradores também estão cada vez mais a procura de desenvolvimento.

Isso quer dizer que mesmo quando o assunto não é abordado por um líder, o próprio profissional vai em busca de soluções de aprendizagem.

O que profissionais e empresas esperam é uma qualificação capaz de impulsionar melhorias significativas na qualidade do trabalho.

Para a empresa deter colaboradores capacitados gera resultados mais expressivos e positivos. Já os profissionais aumentam o seu valor e possibilidades no mercado em que atuam.

Aqui, fica claro a importante função do trainer, que é um facilitador capaz de auxiliar no sucesso de pessoas e organizações.

Ele tem sido cada vez mais procurado nesse cenário em que todos desejam (e precisam) manter a competitividade.

 

Para desenvolver é preciso entender necessidades e criar um plano de ação

Muito raramente profissionais dedicam um tempo de reflexão sobre o que fazer para se desenvolver e como isso pode ser realmente aplicado. E é aqui que o trainer entra como um parceiro.

Ao longo de suas facilitações/treinamentos, o trainer faz centenas de questionamentos para que o profissional tenha importantes insights capazes de contribuir significativamente no alcance de suas metas.

Porque, por mais que a facilitação seja técnica, em algum momento o profissional se questionará sobre o porquê está ali, o que ele pode levar daquele treinamento e como aplicar isso no seu dia a dia para estar cada vez mais próximo de resultados melhores.

O papel do trainer é trazer o profissional para a realidade. Deixar tudo o mais claro e objetivo possível.

E assim, fazer com que o profissional enxergue pontos como:

  • Onde estou?
  • Aonde quero ir?
  • Como isso que estou aprendendo me ajudará a chegar neste novo lugar?
  • E o que devo fazer para isso?

Pois, entendendo as suas necessidades, ele começa a criar um plano de ação. Suas ideias ganham forma e o seu desenvolvimento acontece.

 

Trabalhando os gaps

Independente do tipo de treinamento, o trainer ajuda o profissional a desenvolver seus conhecimentos e habilidades, eliminando deste modo pouco a pouco seus gaps (na tradução livre – buracos).

Assim, o profissional consegue adquirir uma capacitação consistente que o ajudará a entender melhor seus pontos fortes e minimizar seus pontos fracos.

Quanto menores forem os gaps ou quanto mais eles forem trabalhados, o profissional aumenta consideravelmente suas chances de conquistar o crescimento desejado.

 

Plano de carreira

Apesar de algumas empresas auxiliaram nesse processo, os profissionais estão cada vez mais conscientes de que eles mesmos são responsáveis pelo seu plano de carreira. Por isso, estão sempre em busca de formação.

Seja através de workshops ou de treinamentos com mais de um dia, o desejo desses profissionais é melhorar suas competências, pois, assim serão capazes de construir um excelente e duradouro plano de carreira.

Junto ao profissional, o trainer pode fazer uma análise para compreender quais são os tipos de comportamentos e quais são os conhecimentos essenciais para estruturar e tornar real esse plano de carreira.

Pouco a pouco tudo isso pode ser trabalhado em treinamentos, seja essa competência a de:

  • Comunicação eficaz
  • Capacidade de liderança
  • Eficiência para encontrar soluções cada vez mais assertivas
  • Postura de autonomia e proatividade

E muitas outras.

O papel do trainer é ser um facilitador para o profissional. E essa facilitação vem através daquilo que esse último deseja aprender e desenvolver. Com paciência e parceria, tudo é possível.

Sem comentários
Postar um comentário