asasdh

Passo a passo de um workshop LEGO® SERIOUS PLAY®

Se você é um facilitador ou profissional de recursos humanos certamente procura por ferramentas que sejam capazes de auxiliá-lo na resolução dos grandes desafios organizacionais e no desenvolvimento de estratégias mercadológicas. O que talvez você ainda não saiba é que existe uma metodologia capaz de suprir essas duas necessidades tão presentes no seu dia a dia de uma só vez e acredite tendo como base e principal recurso os tão conhecidos blocos de montar da LEGO®.

Muito mais do que um brinquedo para a diversão: desde 1996, quando os professores Johan Ross, Bart Victor e David Owens desenvolveram a LEGO® SERIOUS PLAY®, junto ao executivo da LEGO® Robert Rasmussen, as peças coloridas transformaram-se em um jogo capaz de mudar a gestão de empresas. Ou pelo menos, a forma como empresas enxergam sua gestão.

A LEGO® SERIOUS PLAY® traz a verdadeira essência do aprender na prática. Aqui, a participação de todos os envolvidos realmente importa; todas as ideias valem e se complementam para cumprir a missão de construir e conquistar junto. Grandes empresas como Disney e Microsoft já utilizam os pilares da LEGO® SERIOUS PLAY® para desenvolverem suas ações, que consistem em:

  • Usar as mãos para construir;
  • Envolver a emoção para criar histórias a partir do que foi construído;
  • Usar a razão para relacionar o modelo construído à história do problema a ser tratado.

Agora é a sua chance de aprender como tudo isso funciona! Vamos juntos mergulhar nesse universo lúdico, eficiente e transformador? Vamos construir soluções?

Tudo é possível com as peças de montar, que têm como foco exatamente a resolução de problemas. Em nosso workshop você aprende como entender o atual cenário organizacional, para identificar as situações problemas e transformá-las com o uso da LEGO® SERIOUS PLAY®. E tudo isso acontece por meio do incentivo do pensamento lúdico, raciocínio criativo e estratégico para melhorar a forma como as pessoas se comunicam, tomam decisões e trabalham juntas.

As atividades que envolvem o uso da LEGO® SERIOUS PLAY® são dividas em etapas. Veja só:

Workshop LEGO® SERIOUS PLAY®: Etapa 1

Nesta primeira fase um desafio é lançado de forma clara e ao mesmo tempo concisa. O problema é apresentado a todos em forma de pergunta. Por exemplo: como vocês acreditam que podemos resolver a situação X?

É importante que seja selecionado apenas um caso a ser tratado com um determinado grupo de pessoas e que essas pessoas tenham alguma relação com esse caso.

Workshop LEGO® SERIOUS PLAY®: Etapa 2

Aqui, um modelo deve ser construído. Todos os participantes começam um momento de reflexão e introspecção. Cada um vasculha em sua própria memória todo o seu backgroundde conhecimento. A partir disso, novas conexões neurais são iniciadas em busca de soluções para o problema lançado.

Os participantes devem fazer isso por meio da construção de um modelo usando as peças da LEGO®. Uma importante fase onde o pensamento torna-se tridimensional e palpável.

O objetivo é construir uma história carregada de valores e significados. Durante esse processo onde a resolução do problema é manipulada com as mãos, o pensamento criativo é ativado e todos constroem um ambiente de conhecimento.

Workshop LEGO® SERIOUS PLAY®: Etapa 3

Hora de compartilhar. Na terceira etapa, as histórias criadas e desenvolvidas individualmente são contadas para todo o grupo. Esse momento é de grande valor, pois todos percebem que quando um pensamento é compartilhado ele passa a inteirar um processo de cocriação.

Quando uma história é compartilhada em voz alta, a própria pessoa que criou essa história começa a ter outros insights que são incrementados no processo de narração e as interações e questionamentos que surgem por outras pessoas enriquecem o discurso e acrescentam novas ideias.

Workshop LEGO® SERIOUS PLAY®: Etapa 4

A última etapa é uma reflexão sobre a narrativa anterior. Como uma forma de internalizar e memorizar, na fase final é estimulada a reflexão sobre o que foi ouvido, falado e compartilhado. Toda essa jornada conduzida com foco em fazer os participantes encontrarem e refletirem sobre o problema a partir de um mindset voltado para a resolução, faz com que ao final, o problema já não seja mais visto de forma tão complexa e invencível.

Na última etapa, o problema ganha mais leveza, ele passa a ser tratado como um desafio que pode ser superado, e cada um entende a importância que tem na participação para superação desse desafio. Tudo isso resulta em um aumento do trabalho em equipe, é quando todos percebem que a LEGO® SERIOUS PLAY® traz igualdade entre os participantes. Porque, apesar de a construção inicial ser individual é no compartilhamento de ideias que se encontra a solução. Com isso, todos se estimulam a participar cada vez mais.

A grande mudança na gestão provocada pela LEGO® SERIOUS PLAY® é fazer com que o pensamento criativo faça parte cultura organizacional.

Aplicabilidade LEGO® SERIOUS PLAY® no seu negócio

  • Integração de Equipes;
  • Capacitação e Desenvolvimento de Lideranças;
  • Definição dos Processos de Sucessão;
  • Seleção e Desenvolvimento de Talentos;
  • Team Building;
  • Planejamento Estratégico;
  • Gestão de Pessoas;
  • Entre vários outros!

Facilitadora: Cristina Gomes

Cristina Gomes é instrutora certificada e licenciada da Strategic Play®, empresa que possui 10 anos de atuação no mercado e oferece LEGO® SERIOUS PLAY® Methods conforme a licença Creative Commons detida pelo LEGO® Systems Group.

Capacitada para diagnosticar os mais diversos problemas e questões organizacionais e para ajudar empresas e pessoas a desenvolverem novos modelos de negócios, Cristina Gomes é mentora de liderança e desenvolvimento de equipes, líderes, empreendedores e coaches.

Durante sua carreira foram mais de 100 pessoas mentoradas; mais de 120 colaboradores liderados simultaneamente em uma única empresa. Ela trabalha com a LEGO® desde 2014 e é facilitadora da LEGO® SERIOUS PLAY® desde 2018 no Brasil e agora leva essa ferramenta para Portugal.

Sem comentários
Postar um comentário