asasdh

Performance para empreendedor

Empreendedorismo e Alta Performance nunca estiveram tão ligados. Afinal, se a performance diz respeito ao estado de equilíbrio e alta produção de um profissional exemplar, o empreendedor é aquele que está sempre fazendo as coisas acontecerem com excelência.

No texto “Empreendedorismo”  falamos sobre do que ele se trata e quais as principais características de um empreendedor .

Em resumo, o empreendedor é aquele que cria uma oportunidade e a transforma em valor econômico; seja consolidando uma empresa inovadora ou, até mesmo, atuando como um funcionário que coloca suas ideias em prática, a fim de otimizar processos, e produtos, por exemplo.

São empreendedores, portanto, aqueles que ajudam no processo de novos produtos ou serviços, ou lançam um novo mercado. Todas essas funções estão diretamente ligadas ao empreendedorismo. Dessa forma, todo empresário é, por definição, um empreendedor.

Já os colaboradores de alta performance, são aqueles com espírito empreendedor que trabalham para as empresas, utilizando sua atitude empreendedora a favor da equipe, setores e da empresa como um todo.

Como um empreendedor pode melhorar a sua performance?

Independe de qual seja a sua área de atuação, o empreendedor tem algumas características básicas – e indispensáveis – do sucesso, como por exemplo: gestão de riscos; foco no negócio; determinação; delegação; busca de conhecimento; criatividade; independência; qualidade de serviço; e está sempre de olho nas oportunidades.

Por isso, se você é um empreendedor e quer melhorar a sua performance, ou quer se tornar um empreendedor de sucesso, é importante que você se questione sobre alguns fatores. Afinal, a primeira parte de realizar uma mudança significativa na sua carreira é o autoconhecimento.

Pergunte-se:

  • Sou capaz de lidar com grandes responsabilidades?
  • Sou capaz de assumir riscos?
  • Se der tudo errado, como vou reagir?
  • Quais são minhas principais qualidades e minhas maiores fraquezas?
  • Possuo boas habilidades de comunicação?
  • Sou capaz de resolver problemas de forma criativa?

Estas são algumas das perguntas a serem feitas. Mas, o mais importante disso tudo é destacar quais são as suas principais habilidades e o que ainda é necessário desenvolver para melhorar a sua performance.

Autoconhecimento é a palavra-chave para o sucesso

Tudo o que se passa ao redor de um empreendedor pode se tornar uma oportunidade. Mas, para isso, é muito importante que ele se conheça, saiba seus limites, suas paixões e seu potencial. É importante que o empreendedor conheça o seu perfil.

Através de testes, por exemplo, é possível identificar o seu tipo e suas características, ganhando a possibilidade de melhorar cada tomada de decisão.

Também é importante que o empreendedor leia e esteja sempre atualizado sobre o mercado e conheça histórias de sucesso de outros empreendedores.

Além disso, é válido buscar conhecimento através de cursos de empreendedorismo, treinamentos, participar de palestras, workshops e tudo o que possa agregar à carreira e aos ideais do empreendedor. Algumas áreas interessantes de estudo, são: estratégias de negócios, habilidades de liderança, marketing e vendas, finanças, operações e tendências de mercado.

Não deixe de lado o lazer e momentos de descontração

A vida profissional muitas vezes é um reflexo da vida pessoal. Quando o profissional deixa de lado seus hobbies, família e lazer, a performance pode cair muito.

Por isso, é importante que o empreendedor melhore também sua performance no cotidiano: brincando mais com os filhos, passeando com a família, praticando um esporte e dedicando um tempo para atividades que despertem o prazer em viver. Adotar hobbies criativos, como artesanato, pintura ou música, também é essencial.

Outra opção é praticar jogos que envolvam habilidades de empreendedorismo, como Banco Imobiliário, jogos de estratégia e carteado, por exemplo.

Vale a pena contar com a ajuda de um coach

Mas, é possível ir muito além. Com o coaching, o profissional pode identificar ainda mais profundamente seus anseios e fraquezas, e melhorar significativamente sua performance de empreendedor, desenvolvendo suas habilidades e criatividade.

Os métodos utilizados pelos profissionais são comprovados, ajudam a traçar metas, objetivos e encontrar estratégias, além de ajudar no monitoramento do desempenho como um todo.

Entender os seus objetivos e como você quer alcançá-los, muitas vezes é confuso, estressante e desafiador. A Asas DH pode te ajudar neste processo. Clique aqui e conheça mais sobre o máximo potencial para você e para a sua carreira de empreendedor.