asasdh

Performance

Aposto que você tem ouvido muito a palavra performance e acredite, tal fato não tem acontecido por modismo e sim por necessidade.

O Mundo VUCA (sigla que representa a ideia de volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade do mercado) chegou há algum tempo e trouxe um contexto em que exige de pessoas e empresas: agilidade, ousadia e criatividade. Pontos que dificilmente são observados em times de baixa performance ou em que a performance não é ao menos trabalhada.

Manter equipes de alta performance ou melhor, em alta performance é um desafio diário e necessário para as empresas que desejam manter em crescimento o alcance de resultados.

Performar deve ser um compromisso do indivíduo e incentivado adequadamente por aquele que o orienta, para que os objetivos fiquem claros a todos, e então o progresso ocorra.

O que impede um time de performar?

Os motivos muitas vezes estão tão enraizados no dia a dia corporativo que ou não são mais vistos ou são tratados como comuns, como causas de qualquer questão, exceto da baixa performance da equipe.

Pontos como:

  • Fofocas
  • Retrabalhos
  • Pessoas incomodadas umas com as outras
  • Sentimentos como descontentamento com a empresa, com o grupo, estresses frequentes
  • Colegas que não se suportam
  • Reuniões longas que não levam a lugar nenhum
  • Sensações de incompreensão, como: “meu líder não faz ideia do que passamos aqui, ele não se importa conosco!”

Dispersam os colaboradores.

Assim, os objetivos ficam cada vez mais confusos. O foco se perde e consequentemente, o que temos são pessoas que performam cada vez menos.

Se chegamos ao estágio em que esses pontos são alimentados sem ser trabalhados, o que pode acontecer é inclusive, uma crise de gestão.

O que algumas empresas ainda não enxergaram é que exigir performance de um time com a esperança de que ele foque toda sua atenção apenas para encontrar novas formas para aumentar o faturamento do negócio, não é mais efetivo.

Empresas têm sim fins lucrativos e o seu maior objetivo é arrecadar cada vez mais. Mas, motivar a equipe em curto prazo para o alcance de metas não garante resultados expressivos a longo prazo e menos ainda a competitividade de mercado.

Para colher bons frutos é preciso trabalhar a questão-chave. É preciso trabalhar a performance desse time. Olhar para pontos como os citados acima e se dedicar a entender onde está verdadeiramente o problema, quais são os reais impeditivos para que a equipe trabalhe em um fluxo melhor, tenha mais sintonia, harmonia e vontade de fazer acontecer.

Essa compreensão fará com que o time tenha respostas concretas sobre o que precisa ser mudado e assim ser capaz de agir de forma mais assertiva para erradicar ou ao menos diminuir cada um dos empecilhos encontrados.

A medida em que esses pontos são superados, o colaborador se envolve cada vez mais, e essa maneira de trabalhar passa a fazer parte da sua rotina de forma natural, melhorando então, a sua performance.

Pronto! Agora sim, a empresa tem a chance de melhorar o seu faturamento e diversas outras questões.

Pensar e pensar diferente

Só existe uma forma de começarmos a falar sobre performance dentro das empresas, e essa forma é estimulando que o colaborador comece a não só pensar, mas pensar sobretudo, diferente.

Pois, se uma companhia quer que sua equipe performe de forma competitiva com o mercado, ela precisa instigar a coragem, a união, o partilhar de ideias para que se chegue a um melhor consenso e estratégias.

Além disso, e tão importante quanto, é que todos estejam sempre orientados ao mesmo objetivo. Pois, se em algum momento um se “esquecer” do alvo, os outros funcionarão como seu ponto de apoio para lembrá-lo e auxiliá-lo no alcance desse alvo.

Empresas que contam com equipes de performance efetiva não fazem mais do mesmo, estão sempre em busca de inovação, de novas soluções, pensando exatamente em como fazer diferente.

Você está em busca de maneiras para fazer sua equipe performar? O que falta para que todos vocês caminhem juntos? Pensem diferente?

A Asas DH oferece Consultoria e Soluções In Company de acordo com as necessidades do seu negócio. Nosso time multidisciplinar está disposto a te auxiliar. Conheça as nossas soluções.

Sem comentários
Postar um comentário