asasdh

Planejamento: a fórmula para o sucesso

Todas as pessoas que venceram, aquelas que atingiram grandes metas, que deixaram a sua marca na história, em algum momento de suas vidas se depararam com a necessidade de transformar ideias e aspirações em realidade.

Materializar um propósito ou sonho é uma tarefa que exige muito mais do que vontade de vencer. Dentre as trilhas que levam ao sucesso, o planejamento é, certamente, o caminho mais assertivo para converter insights em algo concreto, palpável, consistente e produtivo.

Assim, ao exercer suas funções, um diretor empresarial deve tomar atitudes corretas e baseadas em informações sólidas, sem se esquecer dos seus planos e objetivos e dos desejos de seus clientes.

No post de hoje, mostramos a importância dessa prática em sua gestão, explicando conceitos e mostrando a necessidade de delegar funções. Preste muita atenção em sua leitura e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!

O que significa planejar?

Uma frase célebre de Abraham Lincoln sintetiza muito bem a ideia do planejamento: “Se eu tivesse oito horas para cortar uma árvore, gastaria seis afiando o meu machado”. A analogia sustenta a premissa de uma visão estratégica, pautada na análise da tarefa a ser executada e nas ferramentas para a realização dessa tarefa.

Criar um plano para atingir um objetivo, preparar e organizar as etapas necessárias para realizar um determinado projeto, gerir possíveis ruídos ao longo da caminhada, estabelecer prazos, tomar decisões e otimizar resultados, o conceito de planejamento é amplo, abrangente e se adéqua às mais diversas áreas.

Na visão das pessoas mais afoitas, ansiosas ou imediatistas, o planejamento pode soar como uma perda de tempo. Para elas, é inconcebível passar horas, dias ou semanas projetando, calculando ou estruturando uma ação.

O preço de uma empreitada sem bases programadas, sem riscos previstos e sem uma bússola capaz de nortear cada etapa do processo é, muitas vezes, o insucesso ou o retrabalho.

Em outras palavras, no futuro, essas pessoas vão perceber que precisam planejar o que já foi iniciado.

Como consequência disso, terão um trabalho muito mais complexo e árduo para equacionar a situação, sincronizar as atividades e equilibrar as finanças.

Quais são as habilidades desenvolvidas durante o planejamento de um negócio?

Temos a incrível missão de aperfeiçoar e lapidar nossas forças ao longo da trajetória pessoal e profissional. E, para a sua tranquilidade, ninguém nasce pronto — todos necessitam de esforço, dedicação, estímulo, treinamento e muita força de vontade para alcançar resultados.

A execução de um bom planejamento, independentemente da área destinada, estimula o reforço das nossas potencialidades e a possibilidade de desenvolvermos pontos importantes na nossa personalidade.

Veja abaixo algumas características que fazem parte de um profissional que coloca esse conceito em prática.

Organização

Ao longo do planejamento descobre-se as maravilhas de uma vida mais organizada, seja no campo pessoal ou no ambiente corporativo. Horários bem definidos, tarefas distribuídas de uma maneira coerente e compromissos agendados de forma estratégica facilitam consideravelmente a sua rotina.

Dessa forma, organize sua vida profissional e também não se esqueça de ordenar suas obrigações pessoais.

Visão estratégica

A pessoa que adquire o hábito de planejar exercita a capacidade de se posicionar estrategicamente diante das situações cotidianas. Assim como em um tabuleiro de xadrez, é possível entender a hora certa de “atacar” ou recuar, sempre visando à “jogada perfeita”.

Tomando decisões rápidas e eficientes, você pode sair na frente de seus concorrentes e encontrar caminhos adequados às necessidades de seu negócio e de seus clientes.

Gestão de tempo

Muitas pessoas não conseguem administrar o tempo, justamente pela ausência do planejamento.

Fazer uma agenda, escrever as tarefas diárias em forma de checklists expostos na sua mesa de trabalho ou em algum lugar visível, pode otimizar o seu dia e dar uma visão panorâmica de como será o aproveitamento das horas de trabalho. Faça do tempo o seu aliado e colha resultados positivos com facilidade.

Gestão de riscos

O planejamento estimula a capacidade de lidar com imprevistos ou possíveis desvios de rota. Contratempos são comuns em todas as situações — eles não escolhem hora nem local para ocorrer.

Por mais preparada que sua empresa seja, essas incidências podem fazer parte de sua rotina de trabalho e você precisa superá-las com maestria e muito sucesso. A maneira como se administra esses percalços é o que vai conferir o diferencial competitivo, facilitando o trabalho de sua equipe.

Análise de Resultados

Rever estratégias, avaliar pontos fracos e fortes de um projeto, encontrar facilitadores de uma determinada tarefa, buscar parcerias que não estavam previstas no início do plano de ação são alguns exemplos de ferramentas eficazes para melhorar o desempenho do planejamento.

Lembre-se de que nada é imutável, logo, não tenha medo de mudar o caminho, ajustar o ângulo de visão ou recomeçar. Voltar algumas casas pode significar um ato de inteligência e maestria.

Em resumo, um profissional que planeja suas atividades faz com que seu processo produtivo seja mais eficiente, aumentando a produtividade e reduzindo imprevistos, problemas e conflitos em sua rotina de trabalho.

Como planejar?

Agora, chegou o momento para você descobrir as melhores práticas do planejamento empresarial. Veja-as abaixo:

Delegar funções

Independentemente do tamanho de sua empresa, todas as suas atividades e processos devem ser realizados da melhor maneira possível.

Alguns profissionais, devido a falta de preparo e de planejamento, acumulam funções em excesso. Na maioria dos casos, essa prática faz com que muitas decisões equivocadas sejam tomadas, pois, não se é dado o tempo necessário para geri-las corretamente. Logo, não se esqueça de confiar em sua equipe de trabalho e fomente a participação de todos.

Além disso, delegando responsabilidades, você tem acesso a outras opiniões e pontos de vista sobre um determinado assunto, o que amplia o campo de possibilidades para suas soluções.

Outro de seus benefícios é a valorização de sua equipe de trabalho, deixando bem claro que todos são necessários para que os resultados positivos aconteçam.

Criar metas sustentáveis

As metas empresariais servem para nortear e guiar o trabalho de um diretor. Então, elas devem ser utilizadas para avaliar a performance de seu planejamento. Determinar uma meta que não condiz com a sua realidade traz péssimas consequências para sua gestão, portanto, evite-as de qualquer forma.

Desse modo, crie objetivos adequados à sua gestão, sempre se lembrando de propor desafios alcançáveis e dentro dos padrões propostos pelo mercado consumidor.

Prezar pelo diálogo

O diálogo é algo essencial em nossas vidas, e não poderia ser diferente dentro de um negócio. Portanto, sempre se importe com a maneira como você se comunica com seus colaboradores.

São eles que realizam a maioria das atividades de seu planejamento, por isso, todos devem entender a importância de suas funções e que o sucesso da empresa depende do empenho de todos.

Utilizando uma linguagem clara e simples, sempre esteja pronto para tirar dúvidas e escutar o feedback sobre sua gestão.

Não existe uma fórmula mágica e infalível. Também não se pode dizer que tudo o que foi planejado ocorrerá tal qual imaginado. É preciso estar preparado para essa realidade nada estática, que o convida a exercitar o poder de adaptação e flexibilidade.

Buscar a ajuda de um profissional pode facilitar essa tarefa. O coaching desponta, cada vez mais, como um instrumento poderoso para aumentar o nível de resultados de performance, com técnicas, ferramentas e metodologias que visam reconhecer potenciais e desenvolver novas competências.

A dica de ouro é: pratique o planejamento nas pequenas tarefas do dia a dia. Aplique o que leu neste post na sua casa, na sua família e no seu círculo de amigos ou trabalho.

Ao delegar funções, grandes resultados começam com mudanças sutis, mostrando a importância do planejamento empresarial. Afinal, “se você não planeja o sucesso, então está planejando o fracasso”.

Se você gostou das dicas, aproveite e confira mais um de nossos posts: Por que eu devo saber meu perfil comportamental?

Sem comentários
Postar um comentário