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Quando é hora de contratar um coaching empresarial?

O processo de coaching empresarial consiste em uma ferramenta de gestão cujo objetivo é fazer com que seus clientes, companhias e colaboradores tornem-se capazes de tomar decisões importantes mediante o desenvolvimento de suas habilidades de liderança.

Essa importante ferramenta administrativa é utilizada com frequência pelas maiores companhias do mundo e tem como foco os principais aspectos do universo empresarial. Os benefícios do treinamento, no entanto, podem ser úteis e facilmente aproveitados em qualquer tamanho de corporação.

Neste artigo, tratamos de esclarecer qual é a melhor hora para contratar um serviço de treinamento executivo e o que você deve considerar antes de iniciar esse processo de orientação corporativa na sua empresa.

Soluções com a contratação de um coaching empresarial

A orientação profissional pode ser contratado por qualquer companhia e, ao contrário do que frequentemente se pensa, é necessário também para negócios com bom desempenho, e não apenas em situações ou setores que apresentam falhas.

Os especialistas na área afirmam que as corporações que optam por contratar esse treinamento, ainda que seu processo não apresente falhas, são as que obtêm os maiores benefícios da técnica. Afinal de contas, nada é tão bom que não possa ser otimizado.

O processo é indicado para toda empresa que vise otimizar seus procedimentos e sistemas de produção e prestação de serviço por meio da qualificação dos colaboradores no sentido de desenvolver suas habilidades para identificar as falhas na metodologia de gestão e produção, agindo de acordo com a realidade, necessidades e recursos da companhia.

O que considerar antes de contratar um coaching

Em geral, quem contrata um profissional para esse tipo de orientação são funcionários corporativos que querem aumentar a produtividade e, ao mesmo tempo, diminuir o número de conflitos dentro da corporação. São gestores que se preocupam com o desenvolvimento da equipe e com o equilíbrio emocional dos outros funcionários.

Entre os pontos que precisam ser considerados antes de assinar o contrato estão o tempo necessário para a realização do treinamento, a experiência empresarial e corporativa, e o estilo do profissional contratado.

Um coach sem vivência executiva não terá como entender as necessidades do cliente. Da mesma forma, é importante que a companhia e o coach estejam em sintonia para que a orientação seja melhor aproveitada.

Um levantamento recente realizado pela International Coaching Federation (ICF) mostrou um crescimento de mais de 300% no número de coaches no Brasil nos últimos quatro anos. Assim, há opções de profissionais para todos os tipos de corporações.

É possível escolher o que esteja mais próximo da companhia ou, por meio da Asas Desenvolvimento Humano, receber a orientação do melhor coaching para a sua situação.

Momento para buscar orientação

As companhias podem recorrer a esse tipo de treinamento empresarial em vários momentos ao longo de suas trajetórias. Seja para atingir uma meta específica, um marco, ampliar o portfólio, mudar de estratégia ou mesmo se preparar para uma fusão.

O que importa é que a orientação faça sentido para a companhia, que haja engajamento dos líderes na corporação. Outra forma de avaliar se é o momento de sua empresa passar por um processo de coaching é perceber o quanto ela está deixando de ganhar – em produtividade ou em novos negócios – por não fazer o treinamento.

Também é importante não confundir coaching com mentoring. Enquanto o mentor é um conselheiro, que compartilha com o conhecimento e a vivência dele, o coach faz perguntas ao cliente que o levam a tomar as próprias decisões e escolher o melhor caminho a seguir para alcançar a sua meta.

Em geral, quem procura o mentoring tem maior clareza sobre seus objetivos e precisa de ajuda na forma de atingir as metas que já foram planejadas. Já o treinamento ajuda no direcionamento e no raciocínio do cliente, para que este tome suas próprias decisões e alcance os objetivos.

Argumentos para gestores contratarem um coaching

Os gestores que precisam demonstrar a importância do processo em sua companhia pode argumentar que essa orientação melhora a cultura organizacional, ajuda a criar formas de diminuir o estresse, além de aumentar a eficácia e a qualidade de vida de todos os envolvidos.

O processo também colabora para deixar as equipes mais motivadas, o que pode impactar os resultados de desempenho da corporação e diminuir o turn over. Outro argumento específico para os diretores e tomadores de decisão é que a orientação auxilia na capacidade de administrar tempo e recursos.

Consultoria para colaboradores

O trabalho de coaching aumenta o desempenho das pessoas visando a melhores resultados, o que proporciona às empresas um crescimento mais rápido e eficaz mediante o aprimoramento de seus executivos. Como consequência, o desenvolvimento de importantes características de líderes, como agilidade e clareza no que diz respeito à tomada de decisão.

Entre as habilidades desenvolvidas nesse processo estão:

  • Melhora de elaboração e implantação de planos estratégicos;

  • Elevação da capacidade de liderança e trabalho em grupo;

  • Agilidade e esclarecimento para tomar decisões importantes;

  • Otimização de outras habilidades, como capacidade de dar feedbacks;

  • Desenvolvimento de futuros líderes;

  • Autoconfiança;

  • Transformação pessoal;

  • Aprimoramento da postura profissional;

  • Melhoria contínua.

O coaching empresarial fornece aos clientes a capacidade de se renovarem tanto na vida pessoal quanto na vida profissional, ao torná-los capazes de analisar com precisão todos os detalhes ligados aos dois âmbitos. Os líderes da companhia elevam seu nível de produtividade, ao mesmo tempo que se sentem mais valorizados, confiantes e satisfeitos com o próprio trabalho.

Gestão estratégica

As corporações que utilizam com frequência os serviços de coaching empresarial tornam-se mais bem preparadas para gerir questões de suma importância relativas à sua gestão, tais como:

  • Capacidade de planejamento;

  • Visão sistêmica;

  • Habilidade comportamental;

  • Liderança;

  • Gestão de mudanças.

O processo de treinamento funciona como uma poderosa ferramenta no que diz respeito ao desenvolvimento e identificação de novos líderes em potencial, muito utilizada em momentos de transição nas instituições. Diversos departamentos do setor operacional da companhia, desde a contabilidade até o departamento de marketing, são beneficiados pela técnica de orientação.

O coaching empresarial é capaz de promover o desenvolvimento de gestores com grandes habilidades interpessoais, eficientes na tomada de decisões e com maior capacidade de planejamento devido à ampla capacidade de visão e análise de riscos.

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