asasdh

Reciclagem de equipes: saiba como e quando fazer

A reciclagem de equipes é necessária para atualizar os funcionários sobre as mudanças do segmento no qual trabalham e, por vezes, para motivá-los. As empresas que possuem práticas que visam ao desenvolvimento humano por meio de treinamento conquistam aumento da motivação dos trabalhadores e, consequentemente, melhores resultados.

Os treinamentos de reciclagem podem ser feitos em qualquer momento, mas em duas ocasiões especiais são mais usais: quando uma nova metodologia de trabalho é implantada na empresa ou quando a equipe está muito desmotivada.

Separamos 6 dicas de como fazer a reciclagem de equipes. Confira:

1. Promova eventos de educação continuada

Incentive a troca de conhecimento entre os colaboradores e clientes. Isso mesmo, com os clientes! Em vez de ter workshops fechados de aprimoramento apenas para os colaboradores, abra também para seus clientes e outros públicos de relacionamento. Com certeza isso irá transmitir que a sua empresa se preocupa com o aprendizado não apenas da sua equipe, mas com o desenvolvimento do segmento de atuação do seu negócio, gerando valor para o mercado e para a sua marca.

2. Crie metas atreladas à capacitação

Promova treinamentos com base em um plano de carreiras e nas metas estipuladas pela empresa para promoção. 

3. Incentive o conhecimento compartilhado

Quando um funcionário ler um livro, for a uma palestra ou outro tipo de evento, incentive-o a compartilhar suas experiências. Não precisa ser algo demorado ou sofisticado. Um espaço de 20 minutos no começo ou final do dia são suficientes para que a equipe passe a compartilhar novas ideias e se atualizar. Com isso, além de contribuir para a melhoria do desempenho do colaborador que compartilha o conhecimento, toda a equipe cresce e se atualiza.

4. Faça do aprendizado parte da cultura da empresa

Criar um ambiente em que o aprendizado é valorizado tem muito mais efeito dentro de uma empresa do que simplesmente pagar cursos ou incentivar custeando faculdades. Quando uma equipe começa a sentir os efeitos positivos da reciclagem dentro de uma empresa, as pessoas começam a buscar mais e mais conhecimento.

5. Crie um espaço para os estudos

Com um local adequado para as pessoas se concentrarem e buscarem o conhecimento, tudo flui melhor e mais rápido na busca pelo conhecimento. Experimente fazer uma biblioteca. Não é necessário grande quantidade de livros, mas é importante que o material seja atual e que a bibliografia acrescente conhecimento para a equipe.

6. Invista em treinamentos online

Muitas empresas e profissionais culpam a falta de tempo pelo fato de não se atualizarem. Os treinamentos online podem ser uma ferramenta importante para quem precisa e realmente tem interesse em se qualificar, pois dão a possibilidade do próprio aluno fazer seus horários.

Por fim, se mesmo com estas dicas, você ainda tiver dificuldade de implementar programas de reciclagem e aprendizagem na empresa, contrate uma consultoria especializada para auxiliá-lo. Existem profissionais especializados em criar metodologias focadas na necessidade de cada cliente. Por meio de uma análise inicial são identificados os pontos mais críticos de uma organização e é traçado o plano de treinamento e reciclagem a fim de suprir as necessidades dos funcionários e, consequentemente, da empresa.

Gostou as nossas dicas sobre reciclagem de equipes?  Deixe seu comentário!

Sem comentários
Postar um comentário