asasdh

Resolução de Problemas com a LEGO® SERIOUS PLAY®

É quase impossível pensar em uma profissão que não tenha ao menos um problema para resolver. Sejam os pequenos problemas que surgem ao longo do dia, ou os grandes desafios que nos cercam no trabalho, nós colocamos uma grande carga de dedicação para resolver tudo isso e muitas vezes nos sentimos esgotados por não conseguir tal feito.

Isso porque a pressão da resolução do problema é maior do que o tempo que temos para refletir sobre ele, e encontrar de fato uma opção assertiva para erradicá-lo. Ou ainda, pode ser que tenhamos um tempo razoável para essa reflexão, mas esse tempo não é utilizado apenas para isso. Também o preenchemos com ligações, e-mails, e diversas outras urgências.

Se você se identifica com situações assim, saiba que não está sozinho. Com certeza, muitos outros profissionais têm o mesmo sentimento que você. Mas, também é importante que você saiba que algumas empresas estão dando um passo à frente neste assunto, e implantando importantes ferramentas que facilitam a gestão de seus negócios e a resolução de seus problemas: e uma das mais importantes ferramentas é a LEGO® SERIOUS PLAY®.

Descobrindo a origem do problema com a LEGO® SERIOUS PLAY®

É muito comum associarmos um problema à etapa final de um processo que não deu certo. E então, focamos em encontrar a solução para essa etapa final. O risco de fazermos isso é gastarmos energias no ponto que possivelmente não era o causador do problema.

Quando focamos na etapa errada, ou apenas no processo como um todo, nos esquecemos de que cada problema tem uma origem específica e é essa origem que precisa ser analisada.

E sabe por que cometemos esse erro? Porque refletimos sozinhos ou porque estamos tão presos aquela ideia que bloqueamos a nossa criatividade. Já falamos sobre o quanto a criatividade é importante para resolução de problemas. Para desbloqueá-la é essencial termos contato com outros pontos de vista, e é exatamente isso que a LEGO® SERIOUS PLAY® nos proporciona.

Veja só: a partir do momento em que abrimos a discussão de um problema para várias pessoas, como a LEGO® SERIOUS PLAY® propõe, temos acesso a diferentes pontos de vista e isso nos ajuda a enxergar aquilo que não conseguíamos. Consequentemente, mergulhamos mais a fundo no problema e temos a possibilidade de chegar a sua origem. Outro ponto importante é que ouvir outras pessoas nos ajuda a expandir o nosso pensamento e pouco a pouco desbloqueamos a nossa criatividade. Desse modo, as possibilidades de resolução aumentam.

Trabalhar na origem do problema é fundamental para conseguirmos erradicá-lo. Assim, não caímos na armadilha de propor “remendas” que serão úteis até determinado período e depois não mais. Fazendo o problema vir à tona mais uma vez.

Com a LEGO® SERIOUS PLAY® é possível manter o foco no problema

A grande vantagem de utilizar a LEGO® SERIOUS PLAY® como uma ferramenta para gestão do negócio é que a empresa tem um importante recurso para permitir que seus colaboradores foquem exatamente no problema em questão. E só nele. Isso porque a principal proposta da LEGO® SERIOUS PLAY® é que um grupo de pessoas se reúna para discutir e pensar em resoluções para aquela determinada situação.

Você se lembra que comentamos que muitas vezes não temos tempo para refletir sobre o problema ou quando temos ocupamos esse tempo com outras urgências cotidianas? Com a utilização da metodologia LEGO® SERIOUS PLAY® é possível ter um momento para focar 100% no problema e consequentemente encontrar soluções mais efetivas para ele.

O foco no problema mobiliza a equipe para a sua resolução

A LEGO® SERIOUS PLAY® foi estruturada e pensada de modo a auxiliar na resolução de um problema de forma completa. Por isso, uma etapa leva a outra.Quando temos um grupo focado na resolução de um problema durante um determinado período, estamos mobilizando essas pessoas ao mesmo tempo para que uma solução seja encontrada, algo que não acontece no dia a dia.

Um único problema pode envolver áreas diferentes de uma mesma empresa, e é muito difícil esperar que no cotidiano tão acelerado essas áreas parem e se dediquem igualmente para a resolução desse problema. E mesmo que o problema contemple uma única área, cada um é engajado de uma forma diferente para resolvê-lo. É difícil manter a equipe em uma mesma sintonia, mas existem formas para isso.

A partir do momento em que um grupo de pessoas está em um mesmo ambiente para discussão do problema, e 100% focado nisso, estas pessoas conseguem se ouvir, se entender, discutir e refletir sobre pontos importantes. Quando todos se sentem ouvidos, há um aumento no engajamento dessas pessoas e todos são mobilizados em um mesmo momento para resolver o problema.

Assim, um problema que talvez não era visto como algo que não merecia tanta atenção para um, passa a ser visto como algo muito importante para todos, mobilizando o time.

Materialize o cenário estratégico da resolução de seus problemas com a LEGO® SERIOUS PLAY®

Um dos pontos mais interessantes e que mostra toda a eficiência da LEGO® SERIOUS PLAY® é a possibilidade da materialização – tanto da resolução do problema, quanto do seu cenário estratégico.

Como os participantes criam protótipos com os blocos de montar, a questão se torna palpável e consequentemente mais fácil de ser compreendida. Com a LEGO® SERIOUS PLAY® as ideias saem do plano abstrato e vem para o plano real. Dessa forma, as análises são muito mais profundas e o mapeamento de processos pode ser então definido.

Olha só a diferença:

Situação 1: quando estamos em uma reunião e discutimos um problema com um grupo de pessoas:

1° apenas parte dessas pessoas se manifestam;

2º essas pessoas se manifestam através da fala; e

3° isso faz com que todos os pensamentos continuem no plano abstrato, visto que a fala nos servirá apenas como reflexão.

Situação 2: quando estamos em uma reunião e discutimos um problema com um grupo de pessoas utilizando a ferramenta LEGO® SERIOUS PLAY®:

1° todas as pessoas se manifestam;

2° a manifestação de todas as pessoas vem através da fala e da criação de um protótipo; onde

3° a fala nos leva a reflexão e o protótipo nos permite observar a resolução do problema de forma concreta.

Você consegue perceber o quanto essa ferramenta é consistente?

Na resolução de problemas, a LEGO® SERIOUS PLAY® permite que o cenário estratégico de seu problema seja materializado para que você e o seu time definam uma mesma direção, onde todos possam caminhar juntos.

Viu só o quanto a LEGO® SERIOUS PLAY® é completa e incrível?

 

*Cristina Gomes da ASAS DH é facilitadora da LEGO® SERIOUS PLAY®no Brasil. Entre em contato conosco e saiba mais sobre essa importante ferramenta!

Sem comentários
Postar um comentário