Seus funcionários sabem como impactam no resultado final da empresa?

Fazer com que os funcionários tomem responsabilidade pelas tarefas que executam e entendam o papel que possuem no resultado final da empresa é uma das maiores dificuldades da área de Recursos Humanos.

Para ajudar você a lidar com esse desafio, desenvolvemos este artigo com dicas essenciais de motivação e engajamento que vão transformar a maneira como os seus funcionários percebem os objetivos da companhia.

Confira!

Conhecimento que faz a diferença

Responda rápido: seus funcionários conhecem a missão e a visão da empresa? Eles estão a par dos posicionamentos estratégicos adotados para o mercado? Eles sabem quais são os indicadores que medem os sucessos das equipes?

Para que se sintam parte fundamental do resultado final da empresa, os funcionários precisam entender onde a organização se encontra hoje e saber aonde ela quer chegar. Por isso, é importante compartilhar os planejamentos e planos de ação que impactam no dia a dia das equipes.

Benefícios da sensação de pertencimento

Quando o funcionário conhece bem a empresa e entende as metas, é inevitável que ele se sinta parte da organização e passe a executar as suas demandas com mais responsabilidade e cuidado e com foco maior nos resultados positivos.

Colaboradores comprometidos com o resultado final da empresa são mais felizes, porque sabem que estão contribuindo para algo muito maior, são mais engajados, por se sentirem conectados com a empresa, e são mais motivados, já que possuem uma meta para conquistar.

Além disso, funcionários felizes trabalham mais e melhor, aumentando a produtividade e contribuindo para a melhora do clima interno.

Incentivo para a participação no resultado final da empresa

A área de Recursos Humanos, responsável pelo desenvolvimento das equipes, é fundamental para colocar em prática ações que incentivem os funcionários a entender como eles impactam no resultado final da empresa.

A seguir, confira algumas boas atitudes para motivar o desenvolvimento humano e profissional dos colaboradores:

Use a comunicação corporativa

Os canais de comunicação internos são essenciais na hora de fortalecer os laços efetivos do funcionário com a empresa. É por meio da comunicação corporativa que os colaboradores conhecerão os objetivos e as metas da companhia e se sentirão parte dela.

Saiba como resolver conflitos

Toda empresa possui conflitos, e isso, na medida certa, é bom para fortalecer a diversidade de ideais e opiniões. Contudo, é preciso cuidado na hora de resolver problemas entre colaboradores para que os conflitos não se tornem algo ainda maior e distanciem as pessoas da empresa.

Aprimore os processos internos

Pouco adianta o colaborador saber aonde a empresa deseja chegar e entender que é peça-chave para que ela alcance os resultados se o caminho não estiver bem definido. Organizar os processos internos aumenta a eficiência dos times e faz com que as pessoas se sintam mais satisfeitas com o trabalho que executam.

Invista em ambientes de convivência

Espaços de convivência, como cozinhas e salas de descanso, são uma demonstração de preocupação com o bem-estar do colaborador. Elas também representam os ganhos que os funcionários podem alcançar quando contribuem ativamente para os resultados da empresa.

Neste artigo, você entendeu por que os funcionários devem saber como impactam no resultado final da empresa e conheceu algumas dicas para aumentar a sensação de pertencimento das equipes.

Agora, que tal assinar a nossa newsletter para receber sempre as nossas atualizações diretamente em seu e-mail?

Sem comentários
Postar um comentário