asasdh

Treinamento corporativo: qual a sua importância para as empresas

Há algum tempo, os treinamentos corporativos tornaram-se fundamentais para as empresas. Desde a época da informatização, ocorrida a partir dos anos 1980, o treinamento corporativo passou a ser essencial para a modernização das corporações.

O avanço tecnológico, as modernas práticas de gestão, o surgimento de novos mercados e novas necessidades impulsionam os departamentos de recursos humanos das empresas a, cada vez mais, buscarem treinamentos voltados ao aperfeiçoamento técnico e humano de seus colaboradores.

Nesse contexto, é importante entender a fundo as vantagens do treinamento corporativo para que sua necessidade seja devidamente explicada à diretoria. Por isso, no post de hoje, explicamos tudo o que você deve saber sobre o assunto. Continue a leitura!

Os objetivos do treinamento corporativo

O treinamento corporativo tem como objetivo melhorar as habilidades dos colaboradores para o seu trabalho individual, mas, principalmente, para o trabalho em equipe.

Dessa maneira, seus objetivos incluem aprimorar competências como relacionamento interpessoal, delegação de tarefas, gerenciamento de equipes, condução de reuniões, técnicas de apresentação, fornecimento de feedback e administração do tempo.

Afinal, todos esses elementos são fundamentais para que a empresa possa perceber uma melhoria contínua em seus funcionários e resultados. Consequentemente, a importância do treinamento corporativo fica mais clara para os principais gestores.

Os benefícios do treinamento corporativo

É importante que os gestores de recursos humanos consigam mostrar para os altos dirigentes das empresas que esses treinamentos são um investimento, e não uma despesa.

O ganho na produtividade vem a reboque, assim como uma motivação e um engajamento maior por parte dos colaboradores. A seguir, conheça melhor dois dos principais benefícios da estratégia:

Motivação

Os funcionários envolvidos nesses cursos percebem que as empresas estão oferecendo uma evolução ao seu perfil, gerando um diferencial que pode ser útil em qualquer companhia. Isso possibilita uma injeção de ânimo nas pessoas, melhorando e transformando o ambiente empresarial. O clima organizacional é beneficiado e, dessa maneira, os reflexos positivos no dia a dia são percebidos rapidamente.

Harmonia

Outro benefício importante é o nivelamento de todos os envolvidos com a cultura, a missão, a visão e os valores da organização. É um excelente momento para que haja uma uniformização dos conceitos que norteiam a empresa. Isso facilita o comprometimento e aumenta o empenho de todos para a busca das metas definidas.

Como realizar os treinamentos corporativos

No mercado, existem algumas empresas especializadas em treinamento corporativo. Eles podem ser realizados de maneira exclusiva ou com participantes de funcionários de várias instituições.

São cursos já estruturados, montados a partir das melhores técnicas de aprendizado e com partes teóricas, práticas e de aplicação vivencial. Eles contam com vídeos, discussões em grupo, apresentação de trabalhos, simulações de conflitos, enfim, várias situações e cenários que ocorrem em organizações de qualquer porte.

Os cursos exclusivos, focados e customizados para o perfil de negócio específico do contratante, são imprescindíveis para que todos possam conhecer um pouco mais da empresa em que estão trabalhando.

Porém, os “cursos abertos”, ou seja, os cursos com alunos de várias companhias, possuem uma característica muito interessante, que é a troca de experiência entre os participantes. Isso é muito bom para oxigenar a equipe e melhorar o networking.

Sendo assim, cabe aos departamentos de recursos humanos definir qual modelo é o mais interessante para a sua empresa em um determinado momento.

Algumas empresas possuem uma cultura bem fundamentada em realizar treinamentos corporativos regulares. São empresas focadas na melhoria contínua de seus processos internos e que, dessa maneira, conseguem atravessar turbulências e enfrentar a crescente concorrência no mercado. Vai ficar de fora dessa?

Gostou de entender melhor o que é e por que investir no treinamento corporativo? Então, para mais dicas de gestão e sucesso, acompanhe a gente no Facebook, no Twitter, no LinkedIn, no Instagram e no YouTube e fique por dentro de todas as nossas novidades!

Sem comentários
Postar um comentário