5 mulheres que comandam grandes empresas
O número de novos negócios comandados por mulheres no Brasil foi de 49% em 2015, segundo uma pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor. Esses dados mostram como a mulher está buscando mais independência, liberdade e aprendizado contínuo. Gerenciar um novo negócio nunca é uma tarefa fácil, principalmente quando ainda se luta contra as distinções encontradas na sociedade.
Existem diversas mulheres que representam a importância do empoderamento feminino. Elas lutam diariamente pela igualdade de direitos entre os gêneros. Essas pessoas venceram barreiras – invisíveis ou não – para incentivar e mostrar a todos que a mulher pode chegar aonde quiser e, o mais importante, ser quem quiser.
Fizemos uma lista inspiradora de mulheres que comandam grandes empresas e que são grandes líderes em diversos setores. Confira!
Luiza Helena Trajano
A empreendedora à frente da rede Magazine Luíza é a responsável pelo crescimento exponencial da marca nos últimos 20 anos. A empresa saiu do interior de São Paulo para conquistar o Brasil, operando hoje em 16 estados. Luiza é uma forte defensora do empoderamento e empreendedorismo para mulheres. Ela acredita que as empresas devem aderir cotas para mulheres, a fim de diminuir a desigualdade no mercado de trabalho.
Chieko Aoki
Fundadora da rede hoteleira Blue Tree e eleita a empresária mais poderosa do Brasil, a nipo-brasileira trouxe novos conceitos de qualidade e serviço para o mercado nacional. A rede de 16 anos de existência está presente em 18 cidades brasileiras, operando 23 hotéis. Chieko incentiva que as mulheres empreendam, primeiramente desenvolvendo sua autoestima e não impondo limites a si próprias.
Viviane Senna
A irmã do piloto brasileiro Ayrton Senna, um dos maiores ídolos nacionais do automobilismo, é também a fundadora do instituto que carrega o nome do irmão. A psicóloga e empreendedora coordena a iniciativa, que tem como objetivo oferecer oportunidades de educação a crianças e jovens. Em 18 anos, a organização já beneficiou mais de 15 mil crianças e formou 695 mil educadores. Viviane também preside o movimento Todos pela Educação, fórum brasileiro que visa debater melhorias e mais qualidade na área.
Angela Merkel
É a chefe de governo da Alemanha desde 2005 e também uma cientista, formada em física. Segundo a revista Forbes, em 2013, Angela foi considerada a segunda pessoa mais poderosa do mundo (a posição mais alta já obtida por uma mulher). Ela se destaca por ser a líder mais influente da Europa e, recentemente, por abrir as portas da Alemanha a milhares de refugiados da guerra na Síria.
Safra Catz
A CEO da Oracle, multinacional de informática e tecnologia, é considerada a responsável por liderar a empresa na aquisição de softwares da sua maior rival, em 2005. Safra é também a diretora financeira da Oracle desde 2011 e está sempre na lista de mulheres mais influentes e mais bem pagas do mundo.
O caminho para o sucesso tem seus obstáculos, mas é mais do que importante que as mulheres continuem buscando se destacar como líderes e empreendedoras. O empoderamento feminino, além de aumentar a autoconfiança e a autoestima das mulheres, contribui para uma sociedade mais desenvolvida.
Gostou de saber quais são as mulheres que comandam grandes empresas? Quer receber conteúdos inspiradores e ficar sempre ligada em assuntos relacionados ao empreendedorismo feminino? Assine a nossa newsletter!