Lidera Geral

Afinal, como aumentar a produtividade? Confira 4 dicas

Como você já deve saber (e muito bem!), seja em casa ou na empresa, cada dia de trabalho é diferente dos anteriores. Em alguns, sua equipe tem um rendimento acima da média. Em outros, abaixo do esperado. O problema surge, porém, quando o índice de produtividade é muito inconstante ou quando a média de determinado período é muito baixa, pois acaba afetando negativamente os resultados da produção.

Por isso, é importante descobrir formas de aumentar a produtividade do seu time e, consequentemente, da empresa, de forma a manter o índice necessário para se manter competitivo no mercado.

Pode parecer uma tarefa difícil, mas acredite: boa parte do seu desempenho é resultado de pequenas e simples atitudes. Se você souber como aplicar sua energia e recursos corretamente, pode elevar bastante a produtividade da equipe sem ter que despender investimentos além dos que foram planejados.

Para ajudá-lo a cumprir essa tarefa, apresentamos aqui 4 orientações sobre como aumentar a produtividade do seu time. Boa leitura.

1.Liste suas prioridades

Se você já trabalhou em algum projeto mais complexo, sabe que é bem difícil cumprir tudo o que consta no planejamento e cronograma. No dia a dia, pode ser que algum imprevisto impeça a equipe de cumprir o esquema planejado. Consequência: para solucionar o problema, é necessário priorizar as tarefas visto que algumas delas terão que ser postergadas.

Escolher quais delas são mais relevantes e urgentes nesse momento pode demandar algum tempo, é verdade. E diante de um imprevisto, tempo é algo que, ao menos aparentemente, você não tem.

Mas pense bem: se você gastar um período listando e priorizando atividades, o processo se torna mais claro e lógico e o tempo “perdido” será certamente recuperado à medida que a equipe for cumprindo as tarefas mais urgentes, solucionando o problema e cumprindo (mesmo que parcialmente) as metas de produção.

2. Organize-se para otimizar o tempo

Mas não é só quando aparece um imprevisto que você precisa se organizar. No dia a dia isso é imprescindível.

E tenha sempre em mente que aumentar a produtividade não diz respeito somente à melhoria da capacidade profissional da sua equipe. É preciso organizar as rotinas técnicas, administrativas e de produção na empresa de forma a minimizar os intervalos ociosos e, assim, garantir que os resultados sejam entregues mais rapidamente e com mais efetividade.

Isso vale para você, gestor, e para cada profissional que integra a equipe. Por isso, vale a pena se dedicar a aprender um pouco mais sobre gestão de tarefas e sobre quais ferramentas podem te ajudar a otimizar o processo.

3. Declare guerra à desmotivação da equipe

Seres humanos funcionam de forma bem diferente das máquinas. Mesmo os mais capacitados estão sujeitos à exaustão, à frustração e ao tédio, o que prejudica consideravelmente o seu desempenho.

Estar atento aos sinais de que sua equipe está desmotivada e tomar atitudes para lidar com a situação é vital para o desempenho de qualquer negócio. Por isso, é essencial que você se mantenha atualizado sobre atitudes que podem desmotivar seus funcionários. Conversas individuais, eventos de integração de equipe e alguns incentivos e premiações (não precisa ser em dinheiro) podem fazer a diferença nesses momentos.

4. Invista em coaching de equipes

Se você não tem certeza sobre como pode aumentar a produtividade dentro do seu negócio, é mais prudente e estratégico buscar alguém capacitado para avaliar seu time e encontrar os pontos de falha e as oportunidades de melhoria. E esse é um trabalho para o coach de equipes.

De forma geral, esse profissional tem a missão de auxiliar o processo de qualificação e desenvolvimento profissional de uma pessoa ou grupo dentro de uma carreira ou negócio, oferecendo observações externas e contribuindo com seu conhecimento sobre organização e motivação.

Com a ajuda desse profissional, a empresa conseguirá ampliar bastante a capacidade dos seus profissionais e ainda otimizar recursos e custos, sobretudo aqueles relacionados aos treinamentos e capacitações.

Agora que você já sabe como aumentar a produtividade da sua equipe, que tal se aprofundar um pouco mais? Então, veja nosso artigo sobre como combater o retrabalho dentro do seu negócio.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *