asasdh

Procrastinação: por que deixamos tudo para depois?

Procrastinacao 7

Fim de ano é aquele momento em que muitas pessoas reveem aquelas famosas listas de “metas”. Aqueles desejos clássicos, colocados no papel com o objetivo de reforçar a vontade de realizá-los. Contudo, meses depois, percebemos que não fomos tão fiéis aos nossos planos. Entrar para um curso de idiomas; aprender uma modalidade de dança; voltar a estudar; investir em alguma nova carreira; rever prioridades de tempo e tantos outros itens que não saíram do plano das aspirações.

A Internet, com seu bom humor incontestável, apresenta uma série de “memes” sobre a arte de deixar tudo para depois. Certa vez vimos em uma Rede Social uma frase que nos chamou a atenção; “Planos para 2015 – cumprir as metas de 2008”. Daí, nos perguntamos: por que as pessoas adiam decisões importantes? A procrastinação desponta como um dos principais agravantes neste processo: um quadro vicioso que, se não identificado e combatido, pode gerar um atraso significativo em bons resultados pessoais e profissionais.

Afinal, o que é procrastinação?

Deixar para amanhã o que pode ser feito agora. Essa é a premissa básica do ato de procrastinar. Acumular tarefas, negligenciar ações importantes, prorrogar prazos sem o menor critério. O procrastinador vive criando “pseudo desculpas” para justificar este comportamento. Ou não está pronto o bastante, ou não é capaz de solucionar aquilo. Desta forma, enganamos o nosso cérebro, que é induzido a acreditar nessas “impossibilidades”.

O que existe por trás de um quadro de procrastinação?

– Medo do desconhecido ou frustração

É muito comum adiar decisões que nos levam a um novo cenário; uma nova realidade. A famosa “zona de conforto”, recheada de situações previsíveis, desafios superados e problemas crônicos parece mais atrativa. Encarar o desconhecido apavora e faz com que a pessoa recue e procrastine.

– Supervalorização de um problema

É comum atribuirmos o status de “problema sem solução”, sem ao menos encarar a situação com uma visão panorâmica e estratégica. Agregar dificuldades a uma problemática é o primeiro passo para afastar ou adiar a resolução da mesma, o que gera a procrastinação.

– Distrações do mundo moderno e tecnológico

Inúmeras Redes Sociais, várias plataformas para estar conectados com o mundo inteiro. Horas e horas em aplicativos e games. Esse ambiente “high tech” parece muito mais atrativo do que realizar aquela tarefa pendente ou iniciar aquele projeto antigo, o que aumenta a margem para procrastinar.

– Preguiça gera procrastinação

Alguns estudos indicam que o ser humano está mais preguiçoso. A lei do menor esforço impera na maioria do tempo. Logo, reestruturar a nossa própria vida soa como uma tarefa cansativa demais, ou seja, pode ficar para depois. Por que não procrastinar, não é mesmo?

Descubra se você é um procrastinador:

*Você vive negociando prazos, renegociando metas e entregas; angustiado com a sensação de que deixou tudo para a última hora?

*Você inicia uma tarefa e, minutos depois, perde a concentração por conta de uma mensagem no celular. Você abandona a atividade inicial e, tempos depois, começa uma nova tarefa, sem concluir a anterior.

*Você faz planos revolucionários, listas de ações que vão dar um novo sentido para a sua vida. A sua felicidade está em roteirizar mudanças que nunca serão colocadas em prática.

*O sentimento de culpa é seu companheiro diário. Você acredita que está trabalhando mais do que deveria e sendo menos feliz do que gostaria.

*Você vive preocupado com o futuro, com o desenrolar da sua vida. A ansiedade de projetar o amanhã se torna um complicador na hora de organizar as urgências do hoje.

*Você não consegue ter momentos de descanso ou relaxamento. A sensação de perda de tempo fala mais alto. Contudo, você nem descansa, nem resolve os motivos que o deixam inquieto.

5 Dicas para não Procrastinar

– Analise metas antigas e escolha uma tarefa para colocar em prática. A satisfação de ter dado o primeiro passo será o reforço positivo necessário para que outras ações se materializem.

– Estabeleça metas possíveis e evite frustrações: Valorize os pequenos progressos, as pequenas ações. Não faça apostas muito altas. Tenha bom senso ao interpretar se realmente terá condições de realizá-la no tempo estipulado. Essa honestidade com as próprias limitações e fraquezas evitam frustrações que só aumentam a vontade de procrastinar.

– Busque uma válvula de escape: muitas vezes procrastinamos por falta de um sentido a mais em nossas vidas. Busque uma paixão, um hobby, algo que o faça feliz. Faça algo empolgante o bastante para ser uma “reserva de felicidade”, para todos aqueles momentos em que as burocracias da vida forem necessárias.

– Equilíbrio é o caminho: organize o seu tempo e estabeleça a hora das tarefas importantes e sérias, também chamadas de obrigações e a hora para o ócio, o lazer, o descanso merecido e a despreocupação. O descanso pode ser o seu prêmio por ter conseguido superar a procrastinação.

– Procure ajuda especializada: O mercado conta com uma série de profissionais preparados para orientá-lo quanto a Gestão de Tempo, Organização de Tarefas e Reestruturação de Posturas. Saber a hora certa de pedir ajuda é um ótimo exercício de maturidade.

 

Equipe Asas DH

Sem comentários
Postar um comentário