asasdh

Coaching: 5 motivos para investir em você

Muitas pessoas acreditam que investir em coaching significa oportunizar apenas o crescimento e desenvolvimento profissional, mas a verdade é que somos um só, e quando investimos em coaching estamos investindo em nós mesmos como um todo.

Afinal, é impossível impulsionar um bom profissional se não impulsionamos um bom pessoal, e é por isso que o coaching trata-se de uma ferramenta de desenvolvimento humano.Sendo assim, investir em coaching significa investir em você.

1) Autoconhecimento

O coaching é uma importante ferramenta para o autoconhecimento.

Ao longo de nossas vidas, temos a oportunidade de conhecer muitas coisas: lugares, pessoas, situações, isso porque tudo isso é externo a nós, e consequentemente vem com certa facilidade.

Muitas vezes, é fácil falar sobre as pessoas que você conhece, quais são suas características, defeitos, qualidades. O mesmo acontece sobre lugares, você tranquilamente consegue os descrever, assim como situações.

Mas, você já se deparou com a dificuldade de falar sobre si mesmo? Se sim, isso pode ser um sinal de que falta autoconhecimento.

Como já dissemos, tudo aquilo que é externo a nós vem com certa facilidade, mas aquilo que está em nosso interior só é possível de ser compreendido quando estamos realmente determinados a isso.

O processo de coaching provoca muitos questionamentos, e é exatamente através destes questionamentos que você é capaz de se conhecer.

Saber falar e reconhecer suas características, defeitos e qualidades é ainda mais importante do que saber reconhecer isso no outro.

O autoconhecimento através do coaching faz com que você valorize seus pontos fortes, aprenda a lidar com os fracos, se encoraje para erradicar ou impulsionar outras características, e assim se torne a mais importante ferramenta de sua própria vida.

2)Você entende o que é autorresponsabilidade

Quando você se conhece o suficiente para entender que você mesmo é a mais importante ferramenta de sua vida, você consequentemente entende o que é autorresponsabilidade, e que é o único responsável por fazer as coisas se concretizarem.

É claro, em algumas situações os fatores externos podem impactar os resultados, mas somos nós que damos o impulso inicial e que podemos ter força para reverter essas situações ao nosso favor, e é o autoconhecimento que nos auxilia nisso.

Você pode fazer as coisas acontecerem concentrando a sua energia e dando o seu melhor, ou simplesmente não, desistindo delas.

No âmbito profissional, por exemplo, temos o costume de culpar o chefe ou um colega de trabalho dizendo que eles nos atrapalham e impedem o nosso crescimento. De fato, essas pessoas podem sim te atrapalhar ou querer te prejudicar, mas é importante que você entenda qual é o seu papel na situação e o que você pode fazer para melhorá-la.

Às vezes, melhorar a situação significa mudar de emprego, pois aquilo o afeta muito, e mudando de emprego talvez você descubra que gosta de fazer outras coisas e se desenvolva ainda mais.

Às vezes, uma conversa com seu chefe ou colega pode esclarecer pontos que você não era capaz de enxergar e amenize a situação. Mas, entenda que você é o único responsável por isso. É você que tem que fazer. Você é o responsável pelo primeiro passo. 

3) Aprende a ter foco

Você pode desejar várias coisas, ter milhares de objetivos, centenas de ideias interessantes, mas sem foco não é capaz de concluir nada.

O coaching o ajuda a desenvolver o foco, faz com que você aprenda como deve concentrar a sua energia naquilo que deseja realizar.

Ter o controle de suas emoções é um importante passo para ter foco, pois muitas vezes são as emoções que atrapalham o desempenho do que queremos conquistar.

A raiva e até mesmo o excesso de entusiasmo pode nos desconcentrar e fazer com que não saibamos para onde ir e por onde devemos começar a agir.

É importante usarmos nossas emoções a favor daquilo que desejamos. Ter foco é estar em equilíbrio e ser seletivo.

Ter foco significa estar consciente sobre qual é o primeiro passo que deve ser dado e concentrar toda a sua determinação nas etapas que envolvem o alcance de suas metas.

4) Faz de suas características uma estratégia

O conhecimento despertado sobre si mesmo o ensina a ser estratégico.

No processo de coaching você aprende a ser um bom organizador e direcionador de diversos fatores, inclusive de suas características, como forças, fraquezas e mais uma vez, emoções.

Tudo o que possuímos internamente pode ser aproveitado quando utilizado de forma estratégica, o que precisamos apenas é aprender a lidar com nós mesmos.

Ser estratégico significa encontrar formas de aperfeiçoar aquele seu ponto fraco tão importante para alcançar o objetivo que deseja. E é também descobrir que talvez não seja preciso focar nisso, e deixar de lado, concentrando-se apenas em seus pontos fortes.

A partir do momento em que você cria o hábito de aprender a lidar consigo mesmo, você é capaz de direcionar o que tem de melhor para o que é realmente necessário.

5) Você se desenvolve independentemente da situação

Você entende que é capaz de se desenvolver independentemente se uma situação for boa ou ruim.

Temos a crença de que são apenas as situações boas que nos impulsionam e não enxergamos que as situações ruins também proporcionam grandes e importantes aprendizados.

Com o coaching você perceberá que ambas as situações são necessárias para o seu desenvolvimento humano.

Muitas vezes nos concentramos tanto em nos vitimizar diante de uma situação ruim que não somos capazes de perceber o que poderíamos tirar de proveito dela. E quando a situação se repete não temos conhecimento para revertê-la.

É preciso compreender que as situações negativas são uma importante forma de nos questionarmos e consequentemente nos desenvolvermos ainda mais, seja em nossa forma de pensar ou agir.

Essas situações viram referências e fortalecem o nosso interior humano. Quando nos desenvolvemos independentemente da situação adquirimos cada vez mais conhecimento baseado em nossas experiências.

Quem se desenvolve dessa forma é capaz de sair à frente daqueles que enxergam apenas os pontos negativos de uma situação difícil, fato extremamente importante para superar momentos de crise, por exemplo.

Sem comentários
Postar um comentário