asasdh

Crie uma rotina produtiva para 2021 com 6 disciplinas simples

Em um cenário tão competitivo como no mercado de trabalho, a produtividade é, sem dúvida, um dos principais fatores para a sobrevivência de qualquer profissional. Porém, muitas vezes nos deparamos com pouco tempo para executar todas as atividades que precisamos e a sensação de improdutividade é quase inevitável. Então a dúvida que surge quase sempre é sobre como criar uma rotina produtiva para 2021.

Se você também se faz esse questionamento, saiba que mesmo diante de uma rotina atarefada e com muitas responsabilidades para cumprir, é possível sim manter sua produtividade em alta. Mas, para isso, você deve aplicar algumas disciplinas. E a primeira delas é:

1. Planeje seu tempo com antecedência 

Uma gestão de tempo ineficiente representa um dos principais vilões da produtividade. Por isso, é importante que você planeje sua rotina de trabalho com antecedência, seja considerando o que precisa fazer no dia ou durante a semana.

Defina a quantidade de horas que irá dedicar em cada tarefa, assim como estabelecer metas diárias. E o mais importante, não deixe de cumpri-las. Do contrário, além da falta de produtividade, você só estará criando mais um problema para sua vida, a procrastinação.

2. Mantenha o seu ambiente de trabalho organizado e aprenda como criar uma rotina produtiva

Ser produtivo é algo que também está associado a organização do nosso ambiente de trabalho. Ao manter o espaço em ordem, você evita desperdiçar tempo, buscando documentos, pastas, relatórios, dados ou qualquer outro elemento que viabilize a sua rotina de trabalho.

Sendo assim, se você quer otimizar tempo e tornar sua rotina mais produtiva, sempre ao final de cada expediente, procure deixar seu local de trabalho organizado. 

Separe as tarefas mais urgentes e demais itens que irá precisar no dia seguinte em um espaço a parte. Assim, no dia seguinte, você já pode iniciar suas atividades priorizando o que é mais importante. E não correrá o risco de deixar alguma pendência.

3. Gerencie as suas pausas

Como ninguém é de ferro, uma pausa no trabalho é sempre necessária, além de ser uma prática produtiva e saudável. Porém, o problema é quando essa pausa se estende por um longo período e as obrigações acabam sendo deixadas de lado.

Então, a terceira dica sobre como criar uma rotina produtiva para 2021 é gerenciar a sua pausa. Ou seja, você precisa definir um tempo de descanso. Assim você pode levantar, relaxar e dar uma conferida nas redes sociais sem peso na consciência.

4. Evite ser multitarefa 

Segundo a pesquisa da American Psychological Association, ficar alternando entre as tarefas ao invés de focar em uma de cada vez, gera um gasto de tempo 40% maior na rotina de trabalho. E embora a sensação seja de dar conta de tudo, na verdade você acaba fazendo as tarefas sem o foco necessário e muitas vezes sem a qualidade que precisa.

Para não cair nesta armadilha, você deve determinar as suas prioridades. E separar um tempo suficiente para concluir cada tarefa, sem alterna-las.  

5. Faça primeiro as tarefas chatas

As vezes precisamos lidar com tarefas não tão agradáveis, porém necessárias. A saída para muitos é ficar adiando e adiando, o que acaba criando espaços para a procrastinação, um hábito que além de ser desestimulante, é totalmenteimprodutivo. E não é isso que você deseja, certo?!

Para que isso não ocorra com você, a dica é que você dê prioridade as tarefas chatas e depois trabalhe nas demais. Ou seja, torne as tarefas chatas a primeira função do seu dia de trabalho.

6. Anote as suas ideias

Sabe aquele momento em que você está trabalhando e do nada surge uma grande ideia na sua cabeça? A tentação é parar tudo que você está fazendo e correr para desenvolve-la certo?

Anotar os rompantes criativos é necessário, mas também pode ser algo improdutivo. Por isso, a dica é que você anote as ideias, mas não pare com as atividades que estavam em andamento. Dessa forma, você pode concluir as suas obrigações no tempo estabelecido e desenvolver suas ideias mais tarde e com mais calma.

Adotando as disciplinas acima certamente você terá condições de melhorar sua produtividade, tanto na vida pessoal, quanto na rotina de trabalho!

Gostou? Deixe seu like ou comentário aqui no blog ou compartilhe outra disciplina que funciona para você.