asasdh

Para grandes resultados, tempo livre é preciso

Você muito provavelmente deve pensar: “quantas horas preciso ficar a mais dentro do escritório, ou qual a quantidade de trabalho que posso levar para casa, para alcançar aquele tão esperado resultado?”

E não se culpe por isso, pois esse é o pensamento da maioria das pessoas. Infelizmente, acreditamos que para produzir mais, precisamos fazer mais aceleradamente e sem descanso. Parar? Nunca.

Mas, a verdade é que se nós nos permitíssemos a desacelerar e a descansar, seríamos capazes de produzir mais e em menos tempo.

Uma mente exausta começa a ficar confusa. Os pensamentos e respostas são processados lentamente, e algo que seria concluído em cinco minutos, é concluído em horas. Isso pode ser mesmo chamado de produtividade?

Nosso nível produtivo interfere em nossa performance diária que está diretamente ligada a capacidade de alcançar ou não os grandes resultados.

Então, se você deseja ser um profissional de excelência, acredite: inclua na agenda um tempo livre.

 

Fracione o seu tempo livre

Durante os finais de semana e as férias, por exemplo, temos um período mais longo para descansar, mas é importante tentar incluir curtos períodos de descanso na rotina semanal.

Não adianta passar cinco dias frenéticos com poucas horas de sono e momentos relaxantes, e querer recuperar tudo no final de semana, pois isso também não é saudável.

O ideal é conseguir incluir minutinhos livres ao longo do dia. Com esforço e organização isso é possível!

Se você já é o tipo de pessoa que organiza suas tarefas diárias na agenda, basta incluir um momento relaxante – seja acordando mais cedo para meditar, usando dez minutinhos do horário do almoço para ler um livro ou os dias específicos da semana em que conseguirá assistir um seriado quando chegar em casa.

E se você não é o tipo de pessoa que costuma se organizar e ainda não tem uma agenda, então é hora de começar a fazer isso. Coloque suas tarefas por ordem de prioridade e lembre-se também de dar prioridade ao seu tempo livre.

 

Quando sair do trabalho, saia do trabalho

Evite levar trabalho e problemas relacionados ao trabalho para casa. Não fique pensando na quantidade de coisas que deram errado e nem naquele projeto que precisa finalizar, alimentar esses pensamentos não resolverá nada.

Ao sair do escritório, saia de verdade. No dia seguinte quando voltar, de cabeça fresca e descansada, com certeza você conseguirá resolver com muito mais excelência as questões que ficaram pendentes.

Uma forma de conseguir colocar a mente em stand by diante dessas situações é evitando ficar no grupo de whatsapp da equipe ou alimentado esses assuntos com um colega. É preciso dar uma pausa. Respirar fundo.

 

Programe o seu final de semana e as suas férias

Organize o seu tempo livre para aproveitá-lo da melhor forma possível, não deixe para última hora, pois você acabará correndo o risco de arrumar uma outra atividade ou obrigação para fazer ao invés de simplesmente descansar.

Já comentamos aqui que é exatamente durante os finais de semana e as férias que temos um período mais longo para relaxar, portanto ele deve ser muito bem usado.

Programa suas grandes viagens e seus pequenos passeios – como idas ao parque ou a um restaurante com os amigos. Permita-se aproveitar o seu tempo livre da melhor forma que puder, da forma que mais te fizer feliz.

 

As referências vêm de lugares que você nem imagina

Um ponto interessante do seu tempo livre é que ele pode te ajudar com valiosos insights.

Às vezes ficamos quebrando a cabeça sobre determinada situação e não conseguimos enxergar uma solução para ela. Nesses momentos, precisamos parar e fazer outra coisa.

Pode ser que durante um bate-papo informal com um colega de trabalho enquanto tomam um café, surja à resposta que você tanto esperava. Ou quem sabe ainda, ela esteja naquele filme que você decidiu assistir no final de semana.

Tudo aquilo que fazemos torna-se de alguma forma uma referência. Brincar com os filhos, apreciar uma paisagem, qualquer coisa que você faça durante o seu tempo livre e que te deixe mais satisfeito, pode te ajudar a ter ideias, a enxergar situações por outro ponto de vista.

 

Silencie e se possível desligue o celular

O celular ligado que toca ou vibra o tempo inteiro com milhares de notificações, de alertas e mensagens causa pouco a pouco um sentimento ruim: ansiedade, que não demora a se transformar em outro pior ainda: estresse.

Manter o celular no silencioso é uma excelente alternativa para ficar mais tranquilo. Não é necessário se apavorar. Olhe ele de tempos e tempos, que ninguém ficará sem resposta e todos os assuntos serão devidamente resolvidos.

É claro que em alguns momentos é preciso estar alerta. O erro está em fazer isso sempre.

Se possível, desligue o celular. Principalmente nos momentos de tempo livre. Desconectar é necessário para renovar as energias.

 

Tenha um tempo só para você

Para não fazer nada, para fazer tudo. Fique sozinho sempre que conseguir e decida o que fará com o seu tempo livre.

Estamos a todo momento conversando com tantas pessoas, ouvindo tantas coisas, que esses instantes sozinhos nos ajudam a respirar com mais calma, com mais profundidade e são verdadeiramente revigorantes.

Às vezes tudo o que precisamos é de um tempo com nós mesmos para encontrar respostas, para ficar muito mais satisfeito.

Lembre-se que você é sua eterna companhia, então procure ficar sempre bem. Procure usar o seu tempo consigo mesmo da maneira mais realizadora possível. Aproveite!

Sem comentários
Postar um comentário