asasdh

Saiba como melhorar o clima organizacional e otimizar sua equipe

O clima organizacional influencia no desempenho e na motivação dos colaboradores. É ele o responsável por ter ou não uma equipe coesa, produtiva e engajada. Mas melhorar clima organizacional não é uma tarefa simples: o líder precisa tomar as rédeas de sua equipe e favorecer um ambiente saudável, promovendo o crescimento da organização e de seus liderados.

Quer entender um pouco mais sobre o assunto? Então, continue a leitura!

Afinal de contas, o que é o clima organizacional?

O clima organizacional é o nome dado para o conjunto das percepções que os colaboradores têm sobre a cultura organizacional. Isso envolve as políticas de RH, o processo de comunicação, o modelo de gestão, a forma como é feita a valorização profissional, a identificação com a empresa e a relação interpessoal com os membros da equipe e líderes.

Isso significa que um bom clima organizacional é aquele no qual as percepções dos colaboradores são positivas quanto as questões organizacionais. Isso também significa que o clima seleciona quem deve ou não trabalhar na companhia, visto que toda ação e construção organizacional tende a agradar uns e a desagradar outros.

Como o líder pode melhorar o clima organizacional?

Como o clima organizacional se trata da percepção dos colaboradores, o líder tem um papel fundamental para melhorá-lo. Estando em contato frequente com a sua equipe, o líder pode usar de algumas ações para influenciar a forma como os seus liderados percebem a companhia. Veja algumas delas que separamos para você:

Faça a pesquisa de clima organizacional

Não adianta apenas confiar no instinto ou na percepção quando o assunto é clima organizacional. Em vez disso, montar um questionário estruturado e pedir para que os colaboradores respondam é muito mais eficiente. No questionário o líder pode abordar vários aspectos do clima organizacional e ver se a sua equipe está em sincronia.

Promova o desenvolvimento profissional

Outro ponto fundamental para favorecer a melhoria do clima organizacional é a promoção do desenvolvimento profissional. Quando o líder investe nos colaboradores e mostra que tem interesse no crescimento deles dentro da empresa, ele está estimulando uma cultura de aprimoramento constante.

Acompanhe de perto qualquer mudança

Qualquer mudança, por menor que seja, pode mudar drasticamente o clima organizacional. Por isso, o líder deve acompanhar os seus liderados em todas as situações, assegurando, assim, que as novas políticas de RH ou uma mudança nos planos de incentivo não se tornem gatilhos para a desmotivação generalizada.

Use o endomarketing a seu favor

O clima organizacional é muito influenciado pela relação que os colaboradores têm com a instituição de trabalho. Ao usar o marketing interno para promover ações, a companhia pode mostrar de maneira mais clara a sua missão, os seus valores e a sua cultura. Essa ação pode ser o suficiente para fazer muita gente vestir a camisa da empresa.

Como podemos ver, o clima organizacional bem preservado estimula os colaboradores. Ele serve de contexto para que as equipes se engajem com a instituição e promove o desenvolvimento profissional e pessoal dos colaboradores. Melhorar clima organizacional não é fácil e o líder tem um papel fundamental, mas investir nisso traz uma série de benefícios para toda a companhia.

Agora que você, líder, já sabe tudo sobre como melhorar clima organizacional, que tal contar pra gente o que a sua empresa tem feito? Escreva um comentário e vamos falar sobre o assunto!

 
Sem comentários
Postar um comentário