asasdh

Você sabe o que é desenvolvimento profissional e pessoal?

voce-sabe-o-que-e-desenvolvimento-profissional-e-pessoal29800

Todos nós já ouvimos falar de planos de desenvolvimento pessoal e planos de desenvolvimento profissional, mas como exatamente diferenciar os dois? Melhor ainda. Como saber em qual deles focar suas energias? Apesar de ser fácil se confundir, existe uma diferença entre o desenvolvimento profissional e pessoal que se não conhecer ficará em dúvida na hora promover suas habilidades. Para eliminar essa dúvida, explicaremos detalhadamente a diferença e a importância de cada um. Confira!

Desenvolvimento profissional

O desenvolvimento profissional envolve a capacidade de compreender inteiramente o trabalho que executa e como pode melhorá-lo. Trata-se de desenvolver as competências necessárias para assumir um cargo — carreira — da forma mais eficaz possível garantindo uma evolução continuada. Com tantas mudanças acontecendo todos os dias, seja na economia, seja na legislação ou mesmo com os avanços da tecnologia, é importante desenvolver um conjunto de habilidades para manter a excelência na carreira mesmo diante de cenários incertos.

Um desenvolvimento profissional eficaz consiste em assegurar o total conhecimento e compreensão da área de especialização para uma carreira com o mais alto nível. Representa a aquisição de habilidades e conhecimentos necessários para executar a profissão da melhor forma e crescer. Entretanto, podemos incluir um elemento de desenvolvimento pessoal, já que a realização profissional pode ser um sonho da vida pessoal e as habilidades aprendidas podem ser utilizadas também para melhorar a sua vida particular.

Em termos gerais, podemos dizer que o desenvolvimento profissional pode ser adquirido através de cursos superiores — universidade — ou por meio de cursos profissionalizantes onde o foco é mais específico na área de interesse. Ele também pode incluir o treinamento teórico e prático com acompanhamento da evolução e ser aplicado tanto nas instituições de ensino como no local de trabalho, a fim de desenvolver e melhorar as habilidades.

Veja alguns exemplos de desenvolvimento profissional:

  • Treinamento em TI — Tecnologia da Informação —;
  • Saúde e segurança do Trabalho;
  • Contabilidade e Finanças;
  • Conhecimentos jurídicos.

Essas especializações poderiam ser entregues utilizando diversos métodos, tais como a aprendizagem em sala de aula com base eLearning, coaching, consultoria, orientação e outros.

Desenvolvimento pessoal

Quando você pensa em desenvolvimento pessoal, considera quais as competências que precisa desenvolver para alcançar os objetivos, tanto na carreira quanto na vida pessoal. Trata-se de desenvolver os potenciais talentos para serem úteis tanto no trabalho quanto na vida particular. Considere o seguinte exemplo:

Imagine que há duas pessoas em sua equipe de trabalho ou no escritório. Ambos são profissionais respeitados na área de gestão financeira. São precisos, detalhistas e entregam os resultados necessários. No entanto, um deles possui habilidades interpessoais e de comunicações fantásticas.  Como resultado, não encontra nenhum problema em obter as informações que precisa com os colegas de qualquer departamento da empresa.

O outro profissional não possui essas habilidades e, muitas vezes, enfrenta conflitos de colegas de trabalho, dificultando seus resultados.

Qual dessas pessoas você acha que precisa de treinamento de desenvolvimento pessoal?

Como você pode ver no exemplo, ambos podem fazer o seu trabalho com excelência, pois possuem as habilidades necessárias em um alto nível profissional para entregar os resultados. No entanto, com o benefício adicional de excelentes habilidades de construção de relacionamentos, o primeiro profissional estará sempre um passo à frente.

Veja alguns exemplos de desenvolvimento pessoal:

Muita gente possui essas habilidades naturalmente e, até certo tempo atrás, acreditava-se que era uma característica toda especial e particular. Porém, hoje sabemos que essas habilidades podem ser aprendidas e desenvolvidas com um programa de práticas que levam ao hábito.

Para determinar um plano de desenvolvimento profissional e pessoal mais eficiente, antes será necessário identificar as habilidades que precisa aprender e, isso, é possível através de uma reflexão profunda, autoanálise e observância diária. Essa ação será crucial para acelerar o alcance dos seus objetivos de vida e também profissionais, que podem estar relacionados de alguma forma.

E você, quais habilidades precisa desenvolver? Deixe um comentário!

Comentários: 3
Postar um comentário