asasdh

10 dicas para desenvolvimento de profissionais de RH e trainers

Quem deseja ter boas conquistas ao longo de sua carreira precisa saber que estar em constante desenvolvimento é imprescindível. Estudar e se atualizar são pilares fundamentais.

Profissionais de RH e trainers são responsáveis pelo desenvolvimento de diversas pessoas, mas, muitas vezes, se esquecem que para desenvolver o outro precisam se desenvolver também.

Dedique-se a você! Confira agora 10 dicas para desenvolvimento de profissionais de RH e trainers.

1) Planeje sua carreira

Planejar é o primeiro passo, mas, se você por acaso começou sua carreira sem muito planejamento, saiba que sempre há tempo.

O importante é que você entenda:

  • Onde está;
  • Aonde quer chegar;
  • E qual o caminho terá que percorrer para sair de um ponto e chegar ao outro.

Se você tiver dificuldade de fazer isso sozinho, ou simplesmente não sabe como começar, ter o apoio de um coach pode ajudá-lo.

Trace seus objetivos e estipule prazos para concluir suas metas. Seja o mais real possível e coloque tudo em um papel para ser fiel ao seu plano.

2) Capacite-se

Seja um especialista naquilo que faz, esse é um ponto chave para oferecer serviços de excelência.

Apesar de cursos de longa e média duração como graduação, pós-graduação, MBA serem importantes para sua capacitação profissional, você também pode procurar por certificações e workshops que podem agregar na sua carreira.

Muito do que aprendemos nesses cursos mais longos se transforma ao longo dos anos, e as certificações e workshops trazem esse conteúdo de forma mais atualizada. Por isso, são excelentes alternativas para você investir.

Tão necessário quanto estudar e se especializar é se manter atualizado. Estamos vivendo em uma época onde tudo muda muito rápido e quem deseja ter uma carreira de sucesso precisa acompanhar essa evolução.

3) Organize seu tempo

Fazer uma gestão do tempo de qualidade é essencial para planejar e realizar a carreira, para se capacitar, desenvolver novos projetos, alcançar bons resultados.

A concretização dos objetivos profissionais vem do foco e só é possível manter o foco entendendo que há tempo para tudo.

Entenda quais são suas demandas, o que você precisa fazer, enumere-as por ordem de prioridade e foque em uma de cada vez.

Assim, você consegue garantir mais eficiência e excelência na finalização de tudo o que precisa ser feito.

Lembre-se também que saber gerir o tempo significa inserir em seu cronograma um período para descansar. A mente precisa de descanso para que você desenvolva a criatividade e seja cada vez mais ágil e eficiente na resolução de suas demandas.

4) Seja um bom operacional e um excelente estratégico

O mercado precisa cada vez mais de profissionais que exerçam com qualidade suas funções (operacionais) e que tragam soluções efetivas tanto para os pequenos desafios do dia a dia quanto para as grandes dificuldades pontuais (estratégicos).

Nesse contexto, se sobressai aquele que busca desenvolver os dois. É sempre importante que haja a compreensão do que precisa ser feito (operacional), mas, muitas vezes, determinar o como é feito (estratégico) é o que garante o sucesso de uma atividade.

As empresas têm exigido a alta performance de seus colaboradores e parceiros. Ser um bom operacional e ao mesmo tempo um excelente estratégico é uma condição importante para desenvolvê-la e alcançá-la.

5) Crie sua rede de relacionamentos

Para quem trabalha com pessoas é essencial ter uma rede de relacionamentos. Essa rede pode ajudá-lo a encontrar algo que precisava ou quem sabe dar um passo à frente na sua carreira.

Isso quer dizer que, assim como você pode receber indicações de especialistas, algo muito interessante para profissionais de RH que estão a todo momento realizando processos de recrutamento e seleção.

Você pode também ser indicado para realizar um novo projeto, o que vale para profissionais de RH e é muito importante para os trainers que muitas vezes chegam às pessoas por meio de recomendações.

Uma rede de relacionamentos serve de apoio e em um mercado cada vez mais acelerado e competitivo todo bom apoio deve ser bem-vindo.

6) Desenvolva sua inteligência emocional

Ao longo de sua carreira surgirão alguns obstáculos e para superá-los é preciso ter inteligência emocional.

Isso significa que não é preciso se preocupar com as pequenas coisas, lembre-se que você está no controle e por isso pode reverter muitas situações negativas. Mas, se por acaso, existirem situações que você não consiga reverter, então, aja com calma, respire fundo e observe.

Entenda o porquê essas situações aconteceram e o que você deve evitar ou fazer de diferente em uma próxima vez para que elas não se repitam.

Ter inteligência emocional é saber administrar conflitos, tanto os internos que muitas vezes surgem a partir das pressões diárias, quanto os externos influenciados por outras pessoas e contratempos.

Para profissionais de RH e trainers que estão a todo momento em contato com diversas pessoas de comportamentos e perfis diferentes, saber lidar com as adversidades é mais do que necessário, e a inteligência emocional tem muito a colaborar com isso.

Nem todos conseguem gerenciar as próprias emoções e essa habilidade pode ser um diferencial em sua carreira.

Além disso, gerenciar as próprias emoções é essencial para ajudar outras pessoas a gerenciarem ou pelo menos manterem-se atentas as suas. Algo muito comum na rotina de profissionais de RH e trainers.

7) Entenda a era digital

Não adianta mais fugir, a internet veio para mudar diferentes áreas e é preciso lidar com isso. Se você ainda não entendeu de que forma a era digital pode impactar a sua carreira, então, é hora de se atualizar.

A internet tem muito a colaborar com os profissionais de RH e trainers. Agora, diversas atividades que envolvem suas rotinas diárias podem ser realizadas online e por meio de plataformas inteligentes:

  • O processo de recrutamento e seleção por exemplo, pode acontecer online. O que faz com que os profissionais de RH ganhem agilidade nas entrevistas;
  • Já os trainers podem reunir pessoas de diferentes lugares ao mesmo tempo para realização de treinamentos ou simplesmente conseguir contatar facilmente alguém que mora a quilômetros de distância.

É preciso usar a internet ao seu favor. Não a veja como uma inimiga, aprenda a usar seus diferentes meios e a aceite como uma excelente facilitadora.

8) Inove

Observe o que o mercado está proporcionando de mais atual para que você leve a empresa em que trabalha ou aos seus clientes.

Profissionais que levam inovação estão um passo à frente, se destacam e são sempre lembrados positivamente.

Para quem trabalha com o desenvolvimento de pessoas, levar ferramentas e alternativas inovadoras, significa potencializar as novas ideias e quebrar paradigmas, algo muito importante e até mesmo exigido nos dias de hoje.

9) Ouça feedbacks

E questione-os também. Os feedbacks podem nos ajudar a enxergar pontos de melhorias, mas não deixe com que eles sejam vazios.

Quando alguém lhe der um feedback questione, faça o máximo de perguntas que puder para entender exatamente o que a pessoa quer dizer e por fim ter a compreensão do que pode melhorar.

Esses feedbacks podem vir da sua rede de relacionamento, de seus líderes (no caso de profissionais de RH que atuam em empresas) ou de seus clientes (neste caso, para os profissionais trainers).

Quando alguém faz uma observação importante sobre o que você pode melhorar ou sobre o que você está fazendo de satisfatório, você é capaz de criar os seus próprios diferenciais para se destacar profissionalmente.

10) Faça do seu autodesenvolvimento um hábito

Você já parou para pensar no importante papel que exerce na vida de tantos outros profissionais? Que é responsável por desenvolvê-los? Que os ajuda em suas carreiras dando alternativas? Traçando rotas? Sendo o responsável por recrutá-los? Treiná-los?

Para que você como RH ou trainer continue fazendo isso com excelência, é importante que se dedique ao seu autodesenvolvimento também, portanto, faça dele um hábito.

Atualize-se através de cursos, tenha boas fontes de informação, observe o que está mudando e esteja sempre alinhado e envolvido com essas mudanças.

Tudo isso o ajudará ter cada vez mais conhecimento e repertório para que se destaque em sua área de atuação, seja você RH, seja você trainer.

Boa sorte!

Sem comentários
Postar um comentário