6 erros na gestão de pessoas que você não deveria cometer nunca
Quando os resultados da equipe não são os esperados e os funcionários estão desmotivados, a razão pode estar em uma gestão de pessoas mal aplicada. Estamos em um momento de mercado no qual a valorização do capital humano é vital para o sucesso e a continuidade dos negócios, podendo se tornar um verdadeiro diferencial competitivo.
Afinal, quando o colaborador se sente valorizado ele veste a camisa da empresa e pode ter seu potencial melhor explorado. Quando isso acontece aumenta a produtividade e metas são mais facilmente alcançadas.
Segundo especialistas, a cada dia mais empresas estão descobrindo que o seu maior patrimônio são os colaboradores internos e reconhecendo a gestão de pessoas como um investimento e não um custo. Nesse contexto, até mesmo pequenos descuidos podem ter reflexos muito negativos para o grupo, o líder e a organização. Para evitar esse tipo de problema, conheça os 6 erros mais comuns no mundo corporativo e saiba como evitá-los.
Ter pouco foco nas pessoas
Alguns gestores acham que basta ser muito “técnico” para liderar uma equipe e se esquecem de que investir em pessoas é fundamental. Não basta focar em resultados, pois para alcançá-los com excelência é preciso que os colaboradores queiram dar o seu melhor. A solução é simples (embora muitas vezes ignorada): ouça o que sua equipe tem para dizer, tratando todos com educação e respeito.
Negligenciar a qualidade de vida
Um dos fundamentos básicos da gestão de pessoas é pensar em clima organizacional e qualidade de vida. Ainda assim, há líderes que subestimam a importância do bem-estar dos funcionários para osresultados do negócio. Outros ainda ignoram que a pessoa tem uma vida (e problemas a resolver) fora do trabalho.
Com gestores desse tipo, é normal que haja grande rotatividade em uma empresa. É preciso compreender que ser líder é também ser meio psicólogo para entender quando a performance do profissional está sendo afetada por questões pessoais e ajudá-lo nesse processo.
Não reconhecer méritos
Nada mais desestimulante do que dar o seu melhor e não ser reconhecido. Boa parte das vezes isso acontece não por vontade, mas por esquecimento ou desatenção. Esse tipo de atitude acaba com o engajamento e afasta o gestor de seus subordinados. Busque descobrir como recompensar de maneira justa quem tem bom desempenho.
Não dar feedback
Um feedback mal realizado, ou a ausência dele, é uma das causas da queda do desempenho nas equipes. Quando um gestor não se comunica com os colaboradores, não está capacitado a dar um retorno efetivo sobre as suas habilidades, competências e possibilidades.
Dessa forma, é comum que o profissional se sinta perdido ou desvalorizado. Para dar um bom feedback é preciso encontrar pontos fortes que possam ser desenvolvidos em cada um de seus funcionários. Durante a conversa, mostre que está acompanhando sua evolução e alinhe objetivos. Para reter talentos é preciso cuidar deles.
Exigir tarefas impossíveis
“O cliente tem sempre razão”. A máxima é muito repetida, mas nem sempre viável. Obviamente, todos querem entregar o melhor serviço ou produto, muitas vezes indo além do que era esperado. Mas, às vezes, isso simplesmente não é possível!
Por isso, não prometa prazos impraticáveis ou tarefas que vão além da expertise da equipe. Esse tipo de atitude vai contra os princípios da gestão de pessoas, pois estressa e desestimula os colaboradores, podendo ainda causar danos à imagem da empresa.
Sobrecarregar membros da equipe
Delegar tarefas é parte importante da gestão de pessoas, já que pode valorizar talentos e motivar os colaboradores. Mas esteja atento para não sobrecarregar os que considera mais talentosos. Caso contrário, pode exauri-los ou mesmo perdê-los.
Um estudo da Universidade de Stanford apontou que a redução na jornada de trabalho pode ser positiva para a produtividade. Assim, uma boa maneira de aumentar as responsabilidades ou o fluxo de trabalho de um profissional é promovê-lo.
Comprometendo-se em não repetir esses erros corriqueiros você está no caminho para se tornar um líder focado em gestão de pessoas. A tarefa é simples, mas requer atenção constante e um trabalho muito próximo de seus colaboradores.
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