asasdh

7 passos para ter sucesso no trabalho e na vida

“A verdade é que equilíbrio é uma bobagem. É um sonho inalcançável… A busca pelo equilíbrio entre trabalho e vida, como viemos a concebê-lo, não é apenas uma proposta prejudicial; é também dolorosa e destrutiva”.

Keith H. Hammonds

Nada alcança equilíbrio absoluto. Nada!

Uma vida equilibrada é uma mentira.

A ideia de equilíbrio é nada mais do que isto, uma ideia. Na filosofia “o meio termo” é o centro moderado entre polos extremos, conceito usado para descrever um lugar intermediário entre duas posições, mais desejável do que um estado ou outro. É uma boa ideia, mas não muito prática. Idealista, mas não realista. O equilíbrio não existe.

Ouvimos tanto falar no equilíbrio que automaticamente acreditamos ser ele exatamente o que deveríamos procurar. Mas não é. 

Propósito, sentido, significado: é isso que constrói uma vida de sucesso. Busque-os e você, com muita certeza, viverá uma vida desiquilibrada, cruzando repetidamente uma linha divisória invisível conforme persegue suas prioridades. 

Substitua a palavra “equilibrado” por “balanceado”, e tudo fará mais sentido. As coisas que acreditamos terem equilíbrio estão, na verdade, balanceadas. A bailarina é um exemplo clássico. Quando ela se apruma en pointe, pode parecer leve feito pluma, flutuando no ar, o verdadeiro conceito de equilíbrio e graça. Um olhar mais próximo revelaria os pés dela vibrando rapidamente. Fazendo ajustes mínimos para se equilibrar. O contrapeso, aplicado corretamente, dá ilusão de equilíbrio.

Na vida pessoal, estar consciente de suas ações é o ingrediente essencial. Estar ciente de seu espírito e de seu corpo, ciente de sua família e de seus amigos, ciente de suas necessidades pessoais; nada disso pode ser sacrificado se você pretende “ter uma vida”. 

Dessa forma, você não pode jamais esquecer sua vida pessoal por causa do trabalho, nem trocar um por outro. É possível alternar rapidamente entre ambos, e até combinar atividades em torno deles, mas não se pode jamais negligenciar nenhum dos dois por muito tempo. Sua vida pessoal, requer rígido balanço.

Na vida pessoal, nada pode ser deixado para trás. No trabalho, isso é necessário.

Quando você muda a palavra de balanço para prioridade, enxerga suas escolhas com mais clareza e abre o caminho para mudar seu destino. Resultados extraordinários exige que você estabeleça prioridades e atue de acordo com elas. Quando você age segundo sua prioridade, fica automaticamente fora de equilíbrio, dando mais tempo para uma coisa em detrimento de outra.

O desafio, portanto, não se trata de sair ou não da zona de equilíbrio, o que é necessário. O desafio, refere-se a quanto tempo focar cada uma das prioridades, sendo capaz de estabelecer sua prioridades fora do trabalho e tendo clareza quanto ao que é prioritário profissionalmente. Evolve voltar para casa conhecendo suas prioridades por lá, para que você possa, depois, voltar ao trabalho.

Quando tiver que trabalhar, trabalhe, e quando tiver que se divertir, divirta-se. Caminhamos, assim, por uma corda bamba esquisita, mas as coisas não estão em seus devidos lugares quando você começa a confundir suas prioridades.

Trecho extraído do livro “A única coisa” de Gary Keller e Jay Papasan

7 passos para ter sucesso no trabalho e na vida

1- Tenha um “oque” para o mundo

O que você quer para mundo?

Dia desses estava conversando com uma cliente e ela estava com algumas inquietações do que estava acontecendo a sua volta; pessoas que não respeitam suas ideias, equipes que não colaboram, líder que não a entendia, muitos afazeres e nenhuma ajuda; ela estava se revoltando com todos e com o mundo. 

Eu perguntei a ela o que ela queria para o mundo, ela me respondeu: Paz! Eu perguntei novamente: suas atitudes a respeito dos acontecimentos que você está tendo vai trazer paz ao mundo?

Responda para você mesmo: O que você quer para o mundo? E observe se cada atitude do seu dia a dia está congruente e a caminho do mundo que você quer ter.

2 – Tenha auto estima

Auto estima é individual e isolada, ninguém trará autoestima a você sem ser você mesmo. Autoestima está ligada aos seus comportamentos, a sua tranquilidade, a acreditar que você veio ao mundo para fazer melhor.

Cuide de seu corpo, da sua mente. Faça exercícios, medite, ouça músicas que goste, leia livros interessantes, converse com pessoas agradáveis, faça o que gosta, dedique no mínimo 15 minutos ao dia somente a você.

Se você tem autoestima, você contamina o mundo a sua volta e dá exemplos através de seus comportamentos. Ame-se em primeiro lugar e o amor virá até você.

3 – Seja íntegro

Ser integro, não quer dizer ser perfeito. Ser integro é se comprometer e cumprir, é não deixar as pessoas ficar esperando, não falar o que não acredita e muito menos o que não faz. 

Viver de acordo com o que valoriza. Fazer o possível para ajudar educar crianças e respeitar os idosos. Respeitar a ecologia e as condições mínimas da sociedade.

4 – Seja você mesmo

Às vezes buscamos por coisas que não estão no nosso controle, tentando ser o que não somos. Seja você mesmo administrando apenas o que você tem controle, não se aventure em ser quem não é, no que não controla.

Se você consegue controlar, seja autêntico, dê feedbacks honestos, fale o que está sentindo. Não adianta fingir, um dia a máscara cai.

Timothy Gallwey, o pai do coaching, me perguntou em dos treinamentos que fazia com ele, qual era a máscara que eu usava, eu respondi que usava a minha própria máscara, e que não tentava controlar nada, que não estivesse sob meu controle. 

Ele continuou fazendo várias outras perguntas, mais profundas, sobre o significado das coisas que eu fazia, cheguei a dura conclusão que eu não era eu mesma e sim, colocava a máscara de “salvadora do mundo”. Eu tentava controlar todos e tudo, sendo que eu não tinha controle nem de 1% do que eu estava tentando controlar sem ser eu mesma, gastando minha energia em coisas que não controlava. 

Quando eu tive esta consciência, eu me esforço a cada dia para usar a minha máscara natural e ser quem realmente eu quero ser.

Pense se você não está usando alguma máscara que não seja sua e querendo controlar o que você não controla, tenha consciência disso e seja você mesmo.

5 – Tenha coragem

Às Vezes deixamos de fazer algo, falar algo, ter algumas atitudes e perdemos oportunidades que nunca mais voltam.

Existe uma frase de um autor desconhecido que gosto muito “se der medo vai com medo mesmo”

Existem algumas pessoas que admiro muito por sua coragem. Para quem já leu o livro de “Oprah – Uma biografia” descobre que ela conseguiu a maioria das coisas desenvolvendo uma coragem que não tinha; o livro de Stephen R. Covey “O poder da Confiança” prova cientificamente, como ter coragem nos levam inclusive a simplificar tudo.

Temos que ter coragem, inclusive, para ser simples e para conquistar nosso espaço com esta simplicidade.

A coragem não está ligada a poder e sim a ser autêntico e descomplicar o que a vida deixou tão complicada para nós.

6 – Não julgue

As pessoas são criadas em famílias, cidades, países e culturas diferentes. Cada uma tem seu mapa, seu território, seus valores e suas crenças.

Extraia da melhor maneira, o melhor dos outros, sem julgar, sem rotular. Converse com as pessoas para saber o que elas pensam, antes de julgar o que elas estão pensando.

Aparência, também é um grande vilão do julgamento. Certo dia, uma grande executiva, me disse que as pessoas a julgavam por sua expressão facial, ela tinha uma expressão de “brava” mas na realidade, era um doce de Mulher. Como ela sabia que não mudava ninguém, passou a se esforçar para ter uma expressão facial mais suave, incluindo um leve sorriso no rosto, assim as pessoas se aproximavam mais dela e consequentemente confiavam mais.

Temos que acabar com julgamentos por “aparência” e “achismo”, aceitar as pessoas do jeito que são. Assim seremos mais claros e diretos no nosso objetivo, sem dar meia voltas, gastando energia mental e bloqueios com julgamentos.

7 – Seja intenso

Não faça nada mais ou menos, faça intensamente.

Algumas pessoas, principalmente as mulheres, tem o dom natural da intensidade, mas às vezes, se deixa levar por interferências externas que tiram seu vigor e sua força.

Não deixe as interferências externas levar sua intensidade, seja intenso 24 horas por dia.

Desejo que tenha muito sucesso! Grande abraço 

Cristina Gomes 

Visite nosso Instagram para conteúdos como este @asas_dh