asasdh

Aprenda como o método LEGO® SERIOUS PLAY® pode desenvolver pessoas de maneira eficiente

Se você é um empreendedor, líder ou profissional de recursos humanos, o convidamos para uma importante reflexão: atualmente, qual é o maior desafio ou obstáculo que te atrapalham para que você seja capaz de desenvolver pessoas de maneira eficiente?

Agora, imagina se existisse uma solução para tudo isso?

Pois, saiba que existe! Essa solução é o método LEGO® SERIOUS PLAY® e você terá a oportunidade de entender como pode aplicá-lo em sua realidade. Vamos lá?

Resumidamente, a LEGO® SERIOUS PLAY® é uma metodologia que tem muito a contribuir para o desenvolvimento humano e estratégico das organizações, uma ferramenta verdadeiramente facilitadora para quem cuida de pessoas.

Nada melhor do que a prática e a experimentação para desenvolver pessoas

A LEGO® SERIOUS PLAY® traz a prática e a experimentação como método de aprendizagem. Além disso, o fato de as pessoas estarem mais relaxadas quando brincam com suas ideias utilizando as peças da LEGO®, colabora ainda mais com esse processo de desenvolvimento.

Usar ferramentas externas como metáforas para testar o conhecimento dentro de uma nova estrutura, cria novos modelos mentais de uma forma mais rápida e com mais confiança.

Isso quer dizer que a partir do momento em que as pessoas criam soluções utilizando os blocos de montar da LEGO®, elas também estão criando novos modelos mentais e quebrando paradigmas dentro de si mesmas.

É muito mais efetivo para o desenvolvimento de pessoas procurar por experimentações onde o conhecimento do mundo real pode ser aplicado/utilizado (como a LEGO® SERIOUS PLAY® permite), ao invés de manter os padrões tradicionais onde essas pessoas são aprendizes passivos que só recebem informações.

Colocando o conhecimento em prática, o entendimento por parte dessas pessoas é melhor. E consequentemente, o desenvolvimento também.

O papel da equipe no desenvolvimento individual

Uma equipe mal relacionada prejudica o desenvolvimento individual das pessoas que fazem parte dela. Afinal, trabalhamos o tempo inteiro em grupo.

Instabilidades, discussões e até mesmo pequenos atritos quando repetidos com certa frequência, desestimulam o colaborador, que passa a absorver todas essas problematizações e “congela” em seu desenvolvimento, alimentando dentro de si apenas comportamentos ruins.

Como equipes são formadas por pessoas e todas as pessoas são diferentes umas das outras, o que deve ser feito é procurar formas de aproximar as diferenças, e uma alternativa é através do estímulo da compreensão.

É comum que em uma equipe um não concorde com o outro, mas, é preciso que ao menos, todos se compreendam. Se escutem. Percebam o que há de positivo em suas individualidades.

Para fazer isso, uma estratégia a ser adotada é utilizar jogos, brincadeiras e dramatizações – as tão conhecidas dinâmicas. Todas essas atividades quando desenvolvidas em um ambiente descontraído permitem que grupos discutam temas polêmicos. E adivinhe? É possível realizar todas elas com o apoio da LEGO® SERIOUS PLAY®.

Com as dinâmicas, por exemplo, os conflitos podem ser externalizados (sejam eles os individuais ou os que pertencem ao grupo) para que os participantes melhorem a percepção de si mesmos e consequentemente do todo, diminuindo as divergências, melhorando as relações estabelecidas e criando vínculos.

Uma pessoa satisfeita dentro da equipe a qual pertence, é uma pessoa estimulada a se desenvolver muito mais para somar a esse time. Quando o indivíduo percebe que é valorizado por suas singularidades e visualiza a importância daquilo que faz, abraça oportunidades e se sente mais entusiasmado.

Com LEGO® SERIOUS PLAY® isso é completamente possível.

A comunicação é a base para o desenvolvimento eficiente

Com a utilização da LEGO® SERIOUS PLAY® durante reuniões por exemplo, as pessoas se sentem mais à vontade para falar. As peças de montar são quase um retorno à infância, onde tudo fica mais leve. Mais fácil de ser dito.

Assim, todas as ideias são compartilhadas.  O medo da crítica desaparece pouco a pouco, e todos têm abertura e se sentem confiantes para falar aquilo que acreditam. A partir daí surgem os grandes insights.

No instante em que um indivíduo compartilha o seu pensamento com o grupo, através da utilização de LEGO® SERIOUS PLAY® todos discutem sobre ele e a ideia se transforma em uma solução ainda mais completa.

E quando um adulto percebe que sua ideia está sendo ouvida e reconhecida pelos seus colegas ele tende a criar mais modelos com LEGO® SERIOUS PLAY® para expor.

Isso porque, o medo de ser julgado ou rejeitado pelo o que disse é perdido e ele se sente mais aberto a falar, deixando de limitar a sua imaginação.

Ouvir experiências e pontos de vistas através do LEGO® SERIOUS PLAY® de outras pessoas traz referências para as criações individuais. Aumentando e desenvolvendo assim cada um em sua valiosa particularidade.

Entendeu porque com LEGO® SERIOUS PLAY® tudo torna-se mais leve e fácil? ninguém fica de fora e todos, literalmente, participam coma a mão na massa.

Facilitadora Cristina Gomes

Capacitada para diagnosticar os mais diversos problemas e questões organizacionais e para ajudar empresas e pessoas a desenvolverem novos modelos de negócios, Cristina Gomes é mentora de liderança e desenvolvimento de equipes, líderes, empreendedores e coaches.

Cristina Gomes trabalho com a LEGO® desde 2010 e é facilitadora da LEGO® SERIOUS PLAY® desde 2018 no Brasil.

Sem comentários
Postar um comentário