asasdh

Team building com a LEGO® SERIOUS PLAY®

Você tem acompanhado uma série de conteúdos exclusivos da Asas DH sobre uma das mais importantes e inovadoras ferramentas de gestão de negócios da atualidade, a LEGO® SERIOUS PLAY®.

Até aqui, deve ter ficado claro para você o quanto o LEGO® SERIOUS PLAY® pode ser aplicado a uma série de questões do seu dia a dia empresarial. E, hoje, teremos conhecimento de mais uma delas. Veremos o quanto o LEGO® SERIOUS PLAY® também é um agente facilitador para as ações de team building.

Vamos lá?

Antes de começar, você sabe o que é team building?

Team building é um termo em inglês e em tradução livre seu significado é “construção de equipes”, que tem tudo a ver com a sua verdadeira proposta.

Empresas que utilizam como recurso o team building estão em busca de desenvolver o espírito de equipe entre seus colaboradores de modo a melhorar o desempenho do time e consequentemente a produtividade.

O team building pode ser aplicado ao treinamento de qualquer equipe e vai muito além do fornecimento de ferramentas corporativas para treinar cada funcionário ou time em suas tarefas.

Essa importante atividade fornece técnicas de desenvolvimento emocional e comportamental, cada vez mais procuradas e necessárias no dia a dia das empresas, pois são essenciais para garantir o envolvimento e participação entre os membros de uma equipe.

Atualmente, ficou muito claro que investir apenas em treinamentos específicos a qualificações muito técnicas de um profissional não são mais o suficiente para garantir que ele se sinta engajado e empenhado a realizar suas tarefas. É preciso ir além.

Porque, tão importante quanto ter um time formado por pessoas qualificadas tecnicamente é ter um time envolvido, ter um time que se escuta, ter pessoas caminhando em uma mesma direção. Em uma equipe, nada se faz ou se concretiza sozinho.

Por isso, o que se pretende com o team building é criar laços de relacionamentos interpessoais. Com a criação de vínculos entre os colaboradores fica mais fácil conduzir os processos dentro de uma organização.

O team building faz com que todos os colaboradores caminhem em uma mesma direção, que todos saibam como ir e o que fazer para chegarem juntos a um mesmo objetivo final.

Quando os membros de uma equipe sabem aonde querem chegar juntos, eles são capazes de tomar decisões estratégicas para fazer melhorias, sejam elas independentes ou em grupo.

Imagino que agora você deve estar se perguntando… mas, como o team building é capaz de fazer tudo isso? Através de atividades descontraídas, lúdicas e desafiadoras?

Geralmente, essas atividades são propostas em um lugar diferente, como por exemplo, ao ar livre. E o objetivo sempre é o mesmo: desenvolver o espírito de equipe.

Com o team building é possível trabalhar questões como: comprometimento, união, sintonia, liderança, superação de desafios e cumplicidade.

E qual a relação entre team building e a LEGO® SERIOUS PLAY®?

Simplesmente, toda.

Um dos preceitos da LEGO® SERIOUS PLAY® é exatamente o trabalho em equipe. E se o team building busca melhorar o trabalho em equipe através de atividades lúdicas, como vimos há pouco, então a LEGO® SERIOUS PLAY® é o recurso ideal para potencializar ainda mais essa atividade.

Com a LEGO® SERIOUS PLAY® é possível realizar diversas dinâmicas onde todo o grupo, apesar de criar ideias individualmente, tenha um momento para compartilhar essas ideias com os outros membros do time, fazendo assim, com que um valorize e reconheça aquilo o que o outro pensa.

Vamos voltar um pouco. Você se lembra que o maior objetivo proposto pelas atividades com a LEGO® SERIOUS PLAY® é a resolução de problemas? Pois bem…

A partir do momento em que o grupo está em torno dessa atividade com o propósito comum de resolver um problema, podemos dizer que todos estão alinhados ao mesmo objetivo. E é exatamente isso que o team building busca proporcionar e a LEGO® SERIOUS PLAY® facilita isto.

Se um time está alinhado a um mesmo objetivo, essas pessoas se tornam muito mais unidas e passam a pensar estrategicamente em prol do todo. E é neste momento em que os laços interpessoais são criados.

Utilizando a LEGO® SERIOUS PLAY® nas atividades de team building fica mais fácil de demonstrar a um grupo que apesar de algumas ideias serem criadas individualmente, elas ganham muito mais valor e força quando são compartilhadas com a equipe.

Isso porque, é a equipe que potencializa essas ideias. Quando ideias individuais são compartilhadas com o time, outras pessoas se manifestam e elas são lapidadas. Assim, um pensamento inicial e individual tem a possibilidade de se tornar uma solução ainda mais efetiva.

Nesse instante com LEGO® SERIOUS PLAY® em que o time aprende a se escutar e a criar junto, ele entende na prática a importância e a relevância que cada pessoa tem para que todos possam alcançar juntos resultados muito melhores.

O que se percebe hoje em dia em muitas equipes é que, ou elas não sabem aonde precisam chegar (não têm um objetivo estabelecido) ou simplesmente não se reconhecem como um time e cada um anda para uma direção diferente.

Ambas situações implicam em sérios problemas de performance e o resultado só pode ser de pessoas cada vez mais desmotivadas.

Criando treinamentos, cursos e atividades de team building com a LEGO® SERIOUS PLAY® é possível sanar tudo isso. Quer saber mais e como? Entre em contato conosco!

*Cristina Gomes da ASAS DH é facilitadora da LEGO® SERIOUS PLAY® no Brasil e ajuda empresas com soluções customizadas utilizando essa importante ferramenta.