asasdh

Desperte o líder em você

De fato, quando falamos em liderança precisamos despertar essa característica dentro de nós. Alguns nascem líderes natos, desde crianças traços de liderança podem ser identificados em sua personalidade. Já outros podem demorar um pouco mais, mas é através de algumas ações e muito autoconhecimento que somos capazes de despertar o líder em nós.

Observe-se

Dedique um tempo para olhar a si mesmo. Observe quais são suas características mais fortes e quais ainda precisa trabalhar para despertar o líder em você. Com certeza, o trabalho em equipe lhe trará muitas respostas, pois a forma como nos portamos diante dos outros no dia a dia, diz muito sobre nós mesmos.

Por exemplo, você costuma ser colaborativo com seus colegas de trabalho? Compartilha ideias, informações, os ajuda a fazer o melhor em nome da equipe? Se a resposta for sim, com certeza você começou a dar os primeiros passos para despertar o líder em você. Mas, se a resposta for não, você pode começar a praticar isso diariamente. Despertar o líder em nós é um exercício diário, seja de observação, ou ação.

Para despertar o líder em você é preciso compreender que ser chefe é diferente de ser líder

Praticar a liderança é um exercício diário, que se traduz em bons resultados após muito treinamento e aprendizado. O primeiro passo para despertar o líder em você é compreender que ser chefe é diferente de ser líder. 

Sempre foi muito comum nas grandes corporações a figura de chefes rígidos que não delegavam tarefas e sim, mandavam seus funcionários realizar tarefas. Essa forma rígida de agir e vista como opressora por alguns colaboradores, era capaz de impor medo. E era aí que o medo se confundia com respeito.

A questão é que se em algum momento da sua carreira você se deparou com um chefe com essas características, você pode não ter nenhuma referência do que é ser um líder, e pode fazer essa confusão dentro de si.

A verdade é que o líder não ganha respeito através do medo, e sim, através da sua característica de delegar corretamente as atividades e a partir disso, inspirar seus colaboradores. Liderar significa ser capaz delegar os trabalhos certos para as pessoas certas, e quanto mais isso acontece, mais essas pessoas ficam motivadas e inspiradas, já que conseguem realizar com segurança tais atividades.

Aprenda a orientar pessoas para o bom desempenho da equipe

Você pode aprender a orientar pessoas mesmo sem ter um cargo de liderança no momento. Sabe quando aquele colega quer tirar uma dúvida e muitas vezes você continua com o fone de ouvido no último volume, pois acredita que aquilo não tem nada a ver com você? Bom, é hora de diminuir o volume do fone e começar a dar atenção a essas situações.

A partir do momento em que você tira a dúvida de um colega, está colaborando para o bom desempenho da equipe que pertence. Aquela dúvida pode não estar diretamente ligada à sua área de atuação, mas saná-la pode colaborar para o bom desempenho da sua equipe. E é assim que um líder age.

Na verdade, dando importância a uma situação como essa, você não estará apenas sanando uma dúvida, mas sim, orientando aquela pessoa. E mais uma vez, é assim que um líder age.

Queira ser a referência

Muitas vezes, não é fácil ser a referência, afinal de contas, não é apenas de bons momentos que se vive no dia a dia. Entretanto, o líder é sempre a referência de sua equipe, e você pode começar a praticar isso agora.

Para ser a referência em liderança é preciso dedicar-se a alguns pontos, como:

  • Dividir informações e conhecimento;
  • Pensar e colaborar com o todo ;
  • Aprender a lidar com os momentos difíceis, como por exemplo, assumir erros.

É preciso um pouco de maturidade para isso. Não confunda “assumir erros” com “assumir todos os erros da equipe”! Começar pelos seus já é o suficiente.

Não tenha medo de dizer que errou, e tente ao máximo demonstrar o quanto aprendeu com aquele erro. Desta forma, você também estará colaborando com o todo, pois evitará que outros venham a fazer o mesmo, prejudicando a equipe. E a última coisa que um líder deve fazer é prejudicar a sua equipe.

Finalmente, não se assuste. Vá sempre com calma, foco e vontade. E assim, será capaz de começar a despertar o líder em você! 

 

Sem comentários
Postar um comentário