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Dicas para organizar melhor o seu tempo

Com a quantidade de informações que recebemos diariamente e tarefas que precisamos realizar, temos a impressão de que o tempo está passando cada vez mais rápido.

Essa sensação muitas vezes nos provoca sentimentos como a ansiedade. Ficamos tão acelerados e ofegantes que parece que patinamos em um mesmo ponto e não conseguimos concluir tudo aquilo que de fato deveríamos.

Temos nos frustrado porque não achamos nosso dia produtivo ou satisfatório. E isso acontece por um motivo: má gestão do tempo.

Direcionamos horas preciosas desse dia que poderia ser repleto de realizações para coisas dispensáveis ou simplesmente nos sobrecarregamos com inúmeras atividades não planejadas.

Para mudar esse cenário é preciso organizar melhor o tempo. Pensar sobre a rotina. E então, pouco a pouco, o que merece foco ganha a atenção que deveria ter e o dispensável é deixado finalmente de lado.

Como você usa o seu tempo?

Antes de começar a organizar o tempo, é importante refletir sobre como ele está sendo usado.

Essa reflexão trará respostas para que a rotina seja mais facilmente controlada e torna possível a classificação das atividades em:

  • Urgentes
  • Importantes
  • Pouco relevantes

E aqui é importante pensar sobre tudo mesmo. Até naqueles minutos em que a atenção é voltada para as redes sociais, porque a princípio eles parecem inofensivos, mas podem prejudicar muito mais do que parecem.

Perceba o que faz você perder o foco e que consequentemente te faz direcionar energias para os pontos errados, como as atividades pouco relevantes.

Questione-se: o quanto as suas 24 horas estão sendo produtivas?

Agora, planeje e organize

A semana, se possível o mês e sempre o dia.

Coloque todas as suas tarefas por ordem de prioridade e as realize de acordo com essa classificação.

Limite um tempo para cada uma dessas tarefas. Coloque metas (reais) de tempo para si mesmo, isso o ajudará a se organizar ainda melhor.

Tenha sempre o seu planejamento em vista para não se perder, caso contrário, você corre o risco de dar atenção novamente para aquilo que é pouco relevante e mais uma vez perder a noção do seu tempo.

Esse planejamento e organização te ajudam inclusive no momento em que surgirem as urgências, porque sim, é impossível viver longe delas.

Quando você tem tudo devidamente organizado e isso quer dizer, que cumpre os prazos consigo mesmo, fica mais tranquilo para resolver as urgências, pois consegue tempo para dedicar-se a elas.

Lembre-se: bem-estar é tudo

É muito importante desenvolver uma rotina saudável para que você seja capaz de aproveitar o seu tempo da forma mais produtiva e eficiente possível.

Ter um planejamento e saber que precisa conclui-lo diariamente não significa acordar às 6h da manhã e já começar a responder aos e-mails. Uma rotina assim pode te desgastar rapidamente.

Acordar cedo, tomar um café da manhã saudável e se possível realizar atividades físicas nesse primeiro horário do dia, como uma simples caminhada, ajudam a melhorar a sua performance.

Inclua no seu planejamento: tenha todas as manhãs (ou na maioria delas) um tempo para si mesmo. Um período de bem-estar, de cuidado, pois, isso te dará forças e energia para concluir com excelência todo o resto.

Conheça seus limites e aprenda a dizer não

Não faça uma lista enorme de tarefas, seja o mais realista possível, pois não adianta adicionar milhares de itens e não conseguir cumpri-los em razão do tempo que você tem disponível para eles.

Outro ponto muito importante é aprender a dizer não, por mais difícil que seja. Não abrace o mundo, conheça seus limites, até onde você consegue ir? Respeite isso.

Com essa consciência será mais fácil organizar o seu tempo de forma satisfatória para você mesmo. Não se sobrecarregue.

Conclua suas tarefas

Sabe aquele famoso e persistente pensamento de: amanhã eu faço? Abandone-o, pois é ele que faz com que você crie um acúmulo de pequenas coisas prejudicando o seu planejamento e organização.

Pequenas coisas acumuladas tornam-se grandes obstáculos na hora de organizar o seu tempo.

Busque fazer um check list de suas atividades, isso te trará mais estímulo para seguir em frente e te mostra um plano geral do que já foi feito e do que ainda precisa ser realizado.

Mantenha seu escritório organizado

Ter tudo aquilo que você mais precisa sempre em vista e de fácil acesso faz com que você não perca tempo procurando coisas.

Deixe tudo sempre o mais organizado possível – pastas de documentos etiquetadas, gavetas específicas para cada item. Facilite o desenvolvimento de suas atividades.

Faça intervalos entre uma tarefa e outra

Todas as vezes que conseguir, faça intervalos de 10 minutos a cada 2 horas para respirar fundo ou tomar um chá (apesar de o café ser a bebida preferida da maioria das pessoas, quando é consumido em altas quantidades mantém o corpo muito acelerado, e isso pode causar sensações de ansiedade).

Pode parecer pouco, mas esses minutinhos te ajudam a distrair. A dar uma pausa na mente, a recuperar o fôlego para seguir com as outras tarefas. Mente cansada é pouco produtiva.

Tenha um tempo específico para fazer o que você gosta depois do expediente

Procure por um hobby, marque de jantar com os amigos, ou simplesmente não faça nada. Não preencha seu dia apenas com obrigações, porque possivelmente você se desgastará muito mais rápido.

Fazer aquilo que você gosta te ajudará a recarregar as energias para começar o dia seguinte a todo o vapor.

Aproveite também os finais de semana. Nesses períodos tente se desconectar o máximo possível de pensamentos relacionados ao trabalho. Procure fazer o que te deixa feliz!

Entenda que o seu tempo é valioso

Quando você entender verdadeiramente o quanto o seu tempo é valioso, não o desperdiçará com aquilo que é desnecessário.

Não adianta brigar com as horas, é preciso saber usá-las ao seu favor e se dedicar ao que é realmente importante e relevante.

Por isso, tenha foco. Quando estiver fazendo algo, esteja presente naquele momento e não dando aquelas olhadinhas nas redes sociais.

Você precisa mesmo estar o tempo inteiro desbloqueando o celular para ver se chegou uma nova mensagem? Determine um tempo para isso também.

Aproveite as suas 24 horas da melhor forma que puder. Organize o seu tempo!

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