asasdh

Entenda o que é Empreendedorismo e qual a sua importância para o mercado nos dias atuais

Nunca se ouviu falar tanto sobre empreendedorismo quanto nos dias atuais.

A crise econômica, a alta taxa de desemprego e até mesmo as necessidades da geração, fizeram com que as empresas e os empregadores se adaptassem à nova realidade, tirando ideias do papel a favor de novos negócios lucrativos e inovadores.

Embora o termo “empreendedorismo” esteja em alta nos últimos anos, ele não é exatamente novo. A ideia de empreender surgiu em 1945 pelo economista Joseph Schumpeter.

Afinal, o que é empreender?

Segundo Schumpeter, o termo “empreendedor” é designado às pessoas versáteis, com habilidades técnicas para produzir e organizar recursos financeiros e operações internas, além de lidar muito bem com vendas e negociações.

Empreender, portanto, diz respeito àquele que sabe identificar oportunidades e transformá-las em negócios rentáveis, como a criação de novas empresas ou produtos.

Empreendedorismo na atualidade

Muitas pessoas acreditam que o empreendedorismo diz respeito somente à criação de novas empresas. Mas, ele não se limita somente aos empresários.

O empreendedorismo está presente na sociedade em diversos âmbitos, até mesmo dentro das empresas.

Nos dias atuais é muito interessante para as empresas terem em seu quadro de funcionários pessoas com características empreendedoras, que possam auxiliá-los com um olhar inovador, tanto para o desenvolvimento de novos produtos, quanto para o aperfeiçoamento dos processos. A presença de empreendedores em uma empresa potencializa significativamente o crescimento da mesma e seus lucros.

Engana-se também quem imagina que o espírito empreendedor seja apenas para aqueles que nasceram com este “dom”. Atualmente é possível encontrar cursos de nível superior com ênfase em empreendedorismo, que focam em formar profissionais capacitados a inovar e modificar as organizações. Então, sim! é possível criar essas habilidades.

Mas, afinal, quais são as características essenciais na carreira do empreendedor?

Algumas características são essenciais para quem quer empreender, afinal, é necessário ser muito versátil e possuir conhecimento amplo para: criar, manter e fazer acontecer.

Alguns fatores essenciais na carreira do empreendedor de sucesso são:

Buscar oportunidades: o empreendedor não se limita, ele sempre quer ir muito além do que os olhos veem. Desta forma, está sempre estudando e procurando formas de inovar, buscando oportunidades de mercado, além de propor soluções para desafios.

Persistência: ele não desiste no primeiro obstáculo. O empreendedor enxerga o obstáculo como uma forma de chegar no destino almejado e não como forma de desistência. Por isso, despende de um esforço extraordinário para completar o que lhe foi proposto.

Qualidade: o empreendedor está sempre atento às melhores formas de fazer as coisas acontecerem, oferecendo um serviço ágil, e com todos os padrões de qualidade previamente combinado. Afinal, para qualquer negócio de sucesso a qualidade é muito mais importante do que somente quantidade.

Metas: o empreendedor sempre tem metas em vista. Tudo o que é feito é pensado a fim de chegar ao objetivo inicial, com uma visão específica e clara.

Apto a correr riscos: ou seja, ele está sempre calculando riscos e tentando diminuir as probabilidades destes erros, preparando-se para qualquer situação que ofereça desafios.

Além das características exigidas, é necessário entender: o empreendedor está sempre estudando o mercado, sabendo aonde quer chegar e tirando as ideias do papel.

Embora as características acima sejam essenciais para criar um negócio de sucesso ou inovar a forma como a sua atual empresa trabalha, é sim possível desenvolver as habilidades de um empreendedor e chegar ao destino almejado. Isto é possível através de cursos, autoconhecimento e até mesmo coaching. Portanto, não desista.

Se você tem interesse de aprender mais sobre Empreendedorismo e/ou desenvolver estas habilidades, entre em contato conosco.