asasdh

Foco = Coaching

William James, um dos fundadores da psicologia moderna, definiu a atenção (foco) como “a repentina tomada de posse pela mente”.

Pensando nisso, na área educacional e também no mundo corporativo, a competência comportamental mais importante e necessária para concluir um projeto, um relatório ou um trabalho de conclusão de curso é sem dúvida o FOCO.

De acordo com pesquisa realizada pela Robert Half com 2.100 CFOs dos Estados Unidos. Mais de 30% dos entrevistados afirmaram que o principal motivo para a distração de seus colaboradores é a utilização da internet para fins pessoais, incluindo redes sociais, e 27% responderam ser as famosas conversas de corredor.

Ainda de acordo com a pesquisa, ligações telefônicas ou e-mails pessoais, reuniões e e-mails corporativos também foram apontados pelos entrevistados como motivos para o desperdício de tempo de seus funcionários, e apareceram no ranking com 20%, 11% e 7% respectivamente.

Por esse motivo, procuramos explicar e tentar ajudá-lo a ter foco em suas atividades. O primeiro ponto que precisamos definir são as principais distrações que podem existir:

• Distração sensorial: são estímulos que seu cérebro elimina do contínuo fluxo dos sons, formas e cores de fundo, sabores, cheiros, sensações e assim por diante.

• Distração emocional: são sinais carregados emocionalmente. Um exemplo fácil para este exemplo é quando você está tentando se concentrar para responder um e-mail em meio ao zum-zum-zum e ouve alguém dizendo seu nome. É praticamente impossível ignorar a voz que o pronunciou – a sua atração alerta automaticamente para escutar o que está sendo dito a seu respeito.

Como o foco exige que abstraiamos as distrações emocionais, nossa estrutura neural para a atenção seletiva inclui inibir a emoção. Isso significa que quem tem melhor foco é relativamente imune a turbulências emocionais, tem mais capacidade de se manter calmo durante crises e de se manter no prumo, apesar das agitações emocionais da vida.

De acordo com Richard Davidson, neurocientista na Universidade de Wisconsin, o circuito principal do córtex pré-frontal fica sincronizado com o objeto daquele feixe de consciência que ele chama de bloqueio de fase. Se as pessoas estão focadas em apertar um botão quando ouvem um determinado tom, os sinais elétricos de sua área pré-frontal disparam em sincronia precisa com o som em questão.

Quanto melhor for o seu foco, mais forte é o seu bloqueio neural.

Com tantas distrações nos dias atuais (p. ex., redes sociais, internet, mensagens online, bombardeio de textos, vídeos, imagens e demais atividades que nos tiram a concentração), como conseguir esse tipo de qualidade de foco descrito anteriormente?

Como o Coaching poderia nos ajudar a ter mais foco?

Para quem não conhece, o Coaching leva à tomada de consciência, potencializa escolhas e provoca mudanças. Ele libera o potencial da pessoa para maximizar o desempenho; mais que ensinar, o Coaching ajuda a aprender.

Qualquer mudança em nossa vida se inicia com uma pequena ação. Usamos nossa imaginação para realizarmos nossas próprias projeções na direção de nosso melhor futuro.

Coaching significa mudança… como efetuar mudanças. E o que nós queremos? Foco? Então a resposta é sim! O Coaching pode nos ajudar a ter mais foco, concentração para nossas atividades diárias ou em algum projeto maior.

E como podemos fazer isso?

Por meio de perguntas, um Coach qualificado dá suporte à realização de resultados extraordinários, com base nas metas estabelecidas dos Coachees.

De acordo com o que abordamos neste artigo, já sabemos tudo sobre o foco para termos sucesso em determinada atividade e também já temos a definição de Coaching e como ele pode nos ajudar. Dessa maneira, qual será nosso primeiro passo para melhorar nosso foco?

Segue uma dica muito valiosa que vou oferecer para vocês:

Sugiro que façam um autocoaching com as seguintes perguntas:

• O que causa a perda do seu foco? Entender o ponto principal é o primeiro passo para resolver a questão.

• Qual é o planejamento diário que você faz antes de iniciar suas atividades, no trabalho ou na faculdade? O estabelecimento de metas, com as tarefas anotadas, pode manter o foco.

• Como é sua alimentação? Você faz a principal refeição do dia? O café da manhã? Estudos comprovam que se alimentar bem na primeira refeição do dia melhora a atenção e a concentração.

• Você faz algum tipo de meditação ou alguma atividade física? Cientistas descobriram que meditação melhora as funções do cérebro ligadas à atenção.

• Em tarefas que não envolvam a internet, você deixa o celular offline ou em modo silencioso? Um levantamento comprova que 60% das interrupções no trabalho vêm de e-mail, redes sociais e celulares.

Outra sugestão é a leitura do livro: FOCO – Daniel Goleman.

Para finalizar…uma frase que gostamos muito aqui na Asas:

“Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes.” Albert Einstein.

Boa leitura

 

Michele Guerra
Sócia e Gerente de Marketing da ASAS Desenvolvimento Humano. Graduada em Administração de Empresas com ênfase em Marketing pela ESAMC: Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação.
Especialidade em Recursos Humanos com ênfase em Departamento Pessoal pela: Cenofisco .
Experiência Internacional na área de Recursos Humanos na Empresa: Ronnete Riley Architect – New York City – USA
Possui Curso de Certificação internacional em Coaching pela Lambent & International Coaching Community (ICC); Certificação Internacional em Teoria Comportamental DISC, pela Thomas Internacional.
Site: www.asasdh.com.br
E-mail: michele@asasdh.com.br

Sem comentários
Postar um comentário